quinta-feira, 29 de maio de 2008

InterVinha no Xingu



Nos dias 21 a 24 de maio aconteceu em Altamira, PA o InterVinha 2008, nosso Encontro Nacional de Pastores e Líderes.

O tema do nosso encontro foi 'Conhecendo nosso valores' e os preletores foram:

Clenildon (Altamira, PA)
Celso Tavares (Belo Horizonte, MG)
Danny Meyer (Columbus, OH)
Milton Lucas (Piratininga, SP)
Roger Williams (Atascadero, CA)
Rick Bergen (Altamira, PA)
Elba Dollan (Altamira, PA)

Além de adoração e ensino, tivemos momentos inesquecíveis de comunhão ao redor da mesa, nadando, pescando, jogando futebol e volei, enfim, simplesmente curtindo a oportunidade de reunir a família.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Maria: aprendendo com a mãe de Jesus


Magnificat (também conhecida como a Música de Maria) é um cântico entoado por Maria, Mãe de Jesus, ao visitar Isabel, Mãe de João Batista, enquanto ambas estavam com seus filhos ainda no ventre. O registro está em Lucas 1.46,49 e um trecho dele é assim:

‘Minha alma engrandece ao Senhor, pois o Poderoso fez grandes coisas em meu favor; Santo é o seu nome’

Ao celebrarmos o Dia das Mães, porque não refletirmos um pouco sobre aquela que foi escolhida por Deus, para ser a mãe do Messias, do Salvador do mundo.

Enquanto católicos atribuem à Maria o papel de co-rendentora e intercessora diante de Deus, protestantes reagem afirmando que só existe um Mediador entre Deus e os homens: Jesus. O propósito desta conversa aqui não é resolver o conflito.

Maria era muito jovem quando recebeu a visita de um anjo, e através dele o chamado para dar a luz ao Filho de Deus, que seria concebido através do Espírito Santo. Ela estava noiva de José, que Segundo os historiadores teria mais de sessenta anos e outros vários filhos do primeiro casamento. Tudo isso acontecia num vilarejo de pouco mais de dez mil habitantes, com uma forte religiosidade judaica.

A mãe de Jesus não se intimidou diante de todos as circunstâncias que envolviam o cumprimento do seu chamado. Lucas 1.38 registra sua reação: ‘Sou serva do Senhor, que aconteça comigo conforme a tua palavra’.

Baseadas neste resposta, abaixo algumas características importantes da vida de Maria com as quais podemos aprender e crescer:

1. Submissão à vontade de Deus.
2. Identidade de servo
3. Ouvidos para a Palavra do Senhor
4. Fé para crer num milagre

Estas também deveriam ser as características de todos nós que nos identicamos como cristãos e discípulos de Jesus.

O mundo afastado de Deus e caótico que vivemos necessita de mães, pais e famílias que sejam assim.

Senhor, dá-nos um coração como o de Maria!

quinta-feira, 8 de maio de 2008

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Proclamando e demonstrando o Reino


No último domingo ouvimos Bebeto Araújo, pastor da Vineyard em Itaperuçu (PR), ensinando e compartilhando as iniciativas de desenvolvimento comunitário em sua cidade.

Abaixo sugestões de perguntas para discussão do ensino do último domingo. O esboço do ensino está no verso.

1) Em Mateus 4.23-24 vemos Jesus proclamando e demonstrando o Reino de Deus. Quais são as demonstrações mais visíveis de que o Reino de Deus chegou na vida de alguém? E na vida de uma comunidade (cidade)?

2) Em Lucas 4:18 Jesus diz que ´O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres´. A palavra ´pobres´ no original grego é ´ptokos´ quer dizer ´mendigo que não tem segurança e é dependente dos outros´. Levando em conta o ensino de Tiago 2.14-17 qual deve ser a nossa postura diante das necessidades materiais dos pobres?

3) Em Marcos 10.51 Jesus pergunta ao cego ´O quer você quer que eu lhe faça?´ antes de curá-lo. Quais seriam os ´gritos´ (necessidades) que estamos ouvindo à nossa volta e que precisam de uma resposta do Reino? Como podemos responder?