terça-feira, 26 de agosto de 2008

Missão possível: APRENDER


por Milton Lucas

O tema discipulado é recorrente em filmes e programas de TV. Alguns exemplos? Kung Fu (1972/1975), Karate Kid (1984) e Kung Fu Panda (2008) falam de artes marciais, mas também de um mestre mudando a vida de seuu discípulo através da convivência. A influência de um grande mestre e o interesse de alguns em serem seus discípulos também é o tema de seriados famosos como O Aprendiz (Brasil 2004) e do seu original americano The Apprentice (USA 2004).

Todos precisamos de mestres e ao longo da vida tivemos diversos. Alguns que conscientemente escollhemos outros que inconscientemente tornaram-se nossos mentores e modelos.

Como se aprende? Segundo os estudiosos da seguinte formaL 10% do que vê; 30% do que ouve
; 50% do que ouve e vê
; 70% do que ouve, vê e repete
; e 90% do que vê, ouve, repete e faz. Ou seja aprendizado envolve mais do que sala de aula, como normalmente pensamos que seja.

No relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, foram apontados quatro pilares da Educação: aprender a conhecer, aprender a fazer , aprender a viver com os outros e aprender a ser. Isso fala de mudança de valores que envolve toda a vida.

Nossa vida é um constante aprendizado. Como nas palavras de Gonzaguinha temos que ‘Viver, e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e cantar e cantar. A beleza de ser um eterno aprendiz’. Somos todos aprendize, ou seja, principiantes, novatos, inexperientes.

Este é o significado da palavra discípulo: aquele que recebe ensino de alguém, aluno, aquele que aprende; aprendiz, o que segue as ideias ou doutrinas de outrem.

Um discípulo é alguém que crê em tudo o que Cristo disse, e faz tudo o que Cristo manda.

No que temos quer se igual a Jesus? Ser manso e humilde como Jesus (Mt 11.29). Ser santos como Jesus (1 Pe 1.15). Servir como Jesus (Jo 13.14). Pregar ao mundo como Jesus (Jo 17.18). Perdoar como Jesus (Cl 3.13). Amar como Jesus (Jo 13.34). Orar como Jesus (Hb 5.7-8). Esta é nossa missão na vida e também nossa identidade: somos aprendizes, discípulos de Jesus. O discípulo segue, aprende, obedece, imita e é disciplinado.

As palavras "discípulo" e “disciplina’ têm origem num termo latino que significa instruir, educar, treinar, dando idéia de modelagem total de caráter. O discípulo é um ser em disciplina. Sem disciplina, não tem discípulo e não tem discipulado!

As disciplinas básicas que nos fazem aprender o Caminho de Jesus e nos tornarmos semelhentes a ele são basicamente as seguintes: conhecer a Bíblia, ter a oração como prioridade, viver uma vida de obediência, dar generosamente para Deus, viver em comunidade e servir outros. Este é o nosso estilo de vida. A importância de fazer isso tudo no contexto de uma comunidade é muito importante. É andando com outros discípulos que conhecemos o Mestre e ajudamos uns aos outros na jornada.

Foi o que Jesus fez com seus discípulos nos três anos que caminhou com eles. Foi para isso que ele os chamou. Tudo começou com um encontro em Mateus 4.18-20 e o resto deste e dos outros evangelhos, bem como o livro de Atos contam como aquele encontro transformou a vida daqueles homens e através deles a vida de muitos, inclusive a nossa.

Nós também somos chamados para sermos como Jesus! Somos discípulos, aprendizes, novatos, alunos em formação, sempre. Nossa missão na vida é aprender!

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Política, futebol e religião


Por Milton Lucas

Todos conhecemos o ditado ‘política, futebol e religião não se discute’. Espere um pouco, sobre o que vamos falar então?

Estamos às vésperas de mais uma eleição, candidatos batendo à nossa porta, panfletos por todo lado. Como deixar de lado o assunto do momento? Também é impossível ficar calado sobre futebol! Além dos campeonatos nacionais, temos as seleções brasileiras masculina e feminina disputando medalhas olímpicas em Pequim. E sobre religião então, como deixar Deus de fora da nossa conversa? Pelo amor de Deus!

Na verdade estes são os assuntos que mais falamos no dia a dia. Por que a maioria de nós tem opiniões muito fortes a respeito de cada um destes assuntos, evitá-los é uma tentativa de evitar polêmicas e discussões sem fim.

O problema é que falar de política pra nós é falar do meu candidato e do partido da minha preferência. Falar de futebol é falar do time do meu coração. Falar de religião é defender a minha igreja, em detrimento da do outro. É sempre assim: eles contra nós. Seja na política, no futebol ou na religião.

Neste momento de eleições, ainda que tenhamos uma importante decisão a tomar sobre quais serão nossos representantes no Poder Executivo e Legislativo, que tal se nosso foco mudasse um pouco? E se nossa conversa fosse sobre propostas, planos e sobre as reais necessidades da nossa cidade? Se conversássemos mais sobre integridade, honestidade, experiência, princípios e valores, temas tão importantes no currículo de um politico? Que tal se ao invés de decidirmos baseados no partido ou na popularidade, debatessemos mais sobre a real capacidade daqueles que nos cercam com sua propaganda?

Acho que é pedir de mais, mas que tal, deixarmos um pouquinho de lado a paixão pelo nosso time para desfrutarmos mais da beleza e da arte de uma boa partida de futebol? Que tal lembrar que a maioria dos jogadores que beijam a camisa do seu time hoje vão beijar o brasão do adversário no próximo campeonato, porque lá vão receber um salário maior? Que tal se brigássemos menos pelo nosso time? Vamos falar mais sobre bons jogos, jogadores habilidosos e gols bonitos, sejam de que forem. Que tal fazer do futebol um começo de conversa para depois falarmos sobre os importantes assuntos do coração?

Por último, mas não menos importante, que tal deixarmos de discutir religião e falamos mais sobre Deus. Vamos deixar de lado nossas tradições, crendices e carolices para falarmos mais sobre verdade, amor, perdão, esperança, vida e alegria. Que tal se ao invés de promovermos nossa igreja, promovêssemos o nome do Senhor da Igreja: Jesus Cristo? Que tal se em nossas conversas deixássemos de tentar convencer aqueles que frequentam outros templos a frequentar o nosso? Ao invés disso, que tal conversarmos sobre como alcançar aqueles que não tem igreja nenhuma?

É possível agir assim sem deixar de ter opiniões muito claras à respeito de cada um destes assuntos. Eu por exemplo tenho um time de coração, sou convicto à respeito da minha fé e já sei exatamente que tipo de candidatos vão receber meu voto nas eleições.

Se não pudéssemos falar sobre política, futebol e religião iríamos falar sobre o que?

Está escrito em Tiago 3:14-16 “Mas, se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração … não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica … aí há confusão e toda obra má.” e em Provérbios 18,20 “É do fruto de sua boca que um homem se nutre; com o produto de seus lábios ele se farta”.

Milton Lucas Junior é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga. Esta e outras reflexões estão publicadas no blog vineyardpira.blogspot.com

Exemplo de vida

Missão possível: AJUDAR


Por Milton Lucas

Um dos últimos filmes que assisti com minha família foi 10.000 AC, a história de D’Leh, um guerreiro pré-histórico que com sua bravura salva sua amada Evolet, sua tribo e também outras tribos. Seu mentor, lhe explica que existem pessoas que desenham um círculo ao redor de si mesmo e de suas famílias e isso é tudo que eles defendem. Outros foram chamados para desenhar um círculo maior e assim lutar para defender muitos outros. D’Leh era um desses.

Como cristãos somos chamados a desenhar círculos maiores do que a nossa própria vida e a vida de nossa família. Somos chamados a ajudar e servir nossa geração. Mesmo vivendo numa sociedade individualista como a nossa. A comunidade cristã é uma nova classe criada por Deus. É um organismo onde todos somos membros que nos ajudamos e servimos uns aos outros.

Este chamado para servir começa no Antigo Testamento quando Deus ao criar Adão e Eva os comissiona para crescer, multiplicar, tendo filhos que encheriam a terra e alem disso para cultivar e guardar o jardim. Mas talvez seja muito mais claro quando ao chamar Abraão, em Gênesis 12.2, Deus diz que o abençoaria fazendo dele uma grande nação, para que através deles todas todos os povos da terra fossem abençoados.

Em João 13 vemos Jesus lavando os pés dos seus discípulos e ensinando-os a servir. O ato humilde de Jesus define qual é o coração do líder-servo.

Paulo em Gálatas 5.13-14 nos ensina que somos chamados a servir uns aos outros mediante o amor e que t toda a Lei se resume num só mandamento: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. É ele também que escreve em Efésios 2.10 que fomos criados para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes da fundação do mundo.

Tiago 2.14-17 nos exorta a ter uma vida de fé e obras. Diz que a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.

O Novo Testamento tem 38 verbos associados à expressão uns aos outros, evidenciado a característica fundamental da vida cristã que é amar e servir aos que nos rodeiam.

Rick Warren, autor do best-seller “Uma Vida Com Propósito” é enfático ao dizer: “Você foi colocado na terra para fazer uma contribuição. Você não foi criado apenas para consumir recursos ... Deus designou você para fazer diferença com sua vida. Muitos livros campeões de vendas ensinam como tirar o máximo da vida, mas não foi por esta razão que Deus fez você. Você foi criado para adicionar vida na terra e não apenas para tirar isso dela. Deus quer que você dê algo de volta”.

E como podemos fazer isso? O que temos para oferecer? Tudo aquilo que nos foi dado deve ser colocado à disposição de Deus e assim à disposição daqueles que estão ao nosso redor: talentos e habilidades naturais, dons espirituais, conhecimento, formação e experiência, tempo, bens materiais e recursos financeiros, os próprios embros do nosso corpo (olhos, mãos, ouvidos, braços, pés), nossa alegria, nossa fé, tudo, tudo, tudo.

Fomos criados para servir a Deus. Esta é nossa missão.

Por onde começar? Não precisamos começar salvando o mundo, mas sim com pequenas coisas. ‘Pequenas coisas, feitas com grande amor podem mudar o mundo’ é o que diz Steve Sjogren. Olhe ao seu redor, veja as necessidades, aproveite as oportunidades.

"Faça todo o bem que você puder, com todos os recursos que você puder, por todos os meios que você puder, em todos os lugares que você puder, em todos os tempos que você puder, para todas as pessoas que você puder, sempre e quando você puder." segundo John Wesley.

Mãos à obra!

domingo, 10 de agosto de 2008

O coração paterno de Deus


por John Dawson

Alguma vez você já imaginou o que Deus pensa a seu respeito? É difícil para você acreditar que Ele te ama tanto quanto a Bíblia diz que Ele te ama? Deus é muito grande e ás vezes parece estar tão distante. Mas como Ele realmente é? Você realmente o conhece? Tem dado ouvidos às instruções D’ele? Você conhece alguma coisa sobre as emoções D’ele ou o Seu caráter?
Uma das mais maravilhosas revelações da Bíblia é que Deus é nosso Pai. O que você pensa quando você escuta a palavra “Pai”? Você automaticamente pensa em proteção, provisão, calor e carinho? Ou a palavra “pai” soa de forma diferente pra você? Deus se revela na Bíblia como um pai carinhoso e perdoador, intimamente ligado a cada detalhe de sua vida. Isto não é apenas um lindo quadro, mas a verdade. Contudo cada pessoa parece ter uma idéia diferente de como Deus é, porque inconscientemente tendem a atribuir os sentimentos e impressões que eles têm de seus pais terrestres para o Pai celeste. Cada pessoa possui experiências com autoridades humanas e isto muitas vezes se transfere para como eles se relacionam com Deus. Boas experiências nos levam perto de conhecer e entender Deus, assim como más experiências criam um quadro distorcido do amor de nosso Pai por nós.

O que Deus tinha em mente quando criou a família? A Bíblia diz, “Deus dá um lar aos solitários” (Salmos 68:6 NVI) A família envolve um círculo de amizade incluindo adultos, homem e mulher, no qual filhos nascem e crescem. Por que nós somos introduzidos no mundo de forma tão indefesa e dependente, e então devagar crescemos física, mental e emocionalmente e nos tornamos adultos auto-suficientes? Alguma vez você imaginou por que Deus nunca apareceu com um sistema mais rápido de reprodução, que produziria uma pessoa fisicamente completa assim como Sua criação original de Adão e Eva?

Eu acredito que Deus nos queria colocar neste mundo, totalmente dependentes e indefesos, porque Ele colocou a família unida para ser um lugar onde seu amor é mostrado para pais e filhos. Como pais nós começamos a realmente entender o coração de Deus nos envolvendo como seus filhos. E como filhos, é da vontade de Deus para nós vermos o amor D’ele revelado através do carinho dos pais, graça e disciplina.

Mas, e quando o ideal não acontece? E se você tem falhado de alguma forma em relação a autoridade paterna? Muitos têm sofrido feridas e rejeição de suas famílias e é difícil para eles verem Deus como ele realmente é.

Eu quero falar sobre seis diferentes áreas de idéias equivocadas a respeito de Deus e Seu amor para nós. Para facilitar a comunicação eu irei falar quase exclusivamente sobre as qualidades paternas de Deus. Contudo uma completa revelação do amor paternal de Deus é incompleta sem a presença dos atributos dos amores paternos e maternos. “Criou Deus o homem à sua imagem, homem e mulher os criou”.(Gênesis 1:27 NVI) Eu gostaria que você olhasse para o seu passado e visse se seu relacionamento com Deus tem sido barrado de alguma forma por causa de uma falha ou ausência de carinho e amor de parte de um dos pais.

Autoridade Paternal

Alguma vez você já passou pela entrada de uma casa e foi cumprimentado pelo cachorro da família? O cãozinho (filhotinho) bobo ou se encolhe fugindo e tremendo de medo ou pula em você com uma indesejada demonstração de afeição, demonstrando com língua, rabo e patas sujas. O medroso cãozinho que não pode confiar em você, obviamente tem sido maltratado. O alegre bichinho tentando banhar você com a língua, obviamente, vem de uma casa amorosa.
É assim quando Deus se aproxima dos homens. Nossas experiências passadas ditam nossa resposta quando Deus nos alcança. Um profeta chorão chamado Oséias ouviu a voz de Deus dizendo, “quando Israel era menino eu o amei, e do Egito chamei o meu filho. Mas, quanto mais eu os chamava, mais eles se afastavam de mim. Eles ofereceram sacrifícios aos baalins e queimaram incenso para os ídolos esculpidos. Mas fui eu quem ensinou Efraim a andar, tomando-o nos braços, mas eles não perceberam que fui eu quem os curou. Eu os conduzi com laços de bondade humana e de amor, tirei do seu pescoço o jugo e me inclinei para alimentá-los”(Oséias 11:1 á 4). A autoridade de Deus não é dura ou vingativa, mas pelo contrário, Ele é indescritivelmente gentil e longânimo.

No outro dia eu estava meio apressado indo ao meu escritório e precisando urgentemente de algumas informações de meus arquivos. Enquanto eu classificava freneticamente meus papéis, meu filho de cinco anos ficou soprando um apito. Eu disse a ele para parar. Ouve um período de silêncio seguido por um ensurdecedor barulho na minha orelha direita, incluindo um jato de saliva. Eu o empurrei com as costas da minha mão e gritei com ele cheio de raiva. Imediatamente, eu senti que o Espírto de Deus havia se entristecido dentri de mim. Eu me lembrei da Palavra que diz que Deus é tardio em irar-se e se deleita em ser misericordioso.Eu peguei o meu filho e pedi a ele que me perdoasse. Estava certo que deveria corrigir a desobediência dele, mas nossas crianças têm sempre que saber que nós os disciplinamos porque nós os amamos, e não porque estamos exalando nossa frustração momentânea.

Nosso Pai Celeste está neste momento sendo difamado e deturpado por todo o mundo, por homens cruéis e egoístas. Não apenas nos lares, mas também em todas as formas de governos humanos. Suas leis de amor têm sido ignoradas e nossos corações destroçados continuam carregando injustiça para todos os pequeninos e mais fracos que nós.

Que tipo de horrores Deus tem visto estes dias? A porta de um quarto escancaradamente aberta. Um pequeno menino está acordado e sendo espancado por um bêbado nervoso no meio da noite “você esqueceu a torneira aberta, eu vou te ensinar”. A criança morrendo de medo é espancada por um vulto de um homem que ele chama de pai.

Uma prostituta de quinze anos com olhos opacos, vazios, faz a sua performance em meio a noite de degradação na Hollywood Boulevard. Ela não se importa com o que acontece a ela. Ela não se sente limpa desde o dia que foi molestada pelo seu próprio pai.

Uma geração ferida tropeça em seus anos de juventude, apenas para cometerem os mesmos erros com suas próprias crianças. Isto acontece geração após geração. Não existe ninguém para nos confortar? Quem será o pai destas crianças? Quem tem os braços grandes o suficiente para todas as solitárias crianças do mundo? Quem vai chorar por nossos problemas? Quem nos confortará em nossa solidão? Apenas Deus, um pai de coração quebrantado que já foi rejeitado pelos pequenos que ele anseia curar. Nosso problema é que nós, assim como o cachorrinho, nos afastamos da Pessoa que nós supomos ser como as outras autoridades em nossas vidas. Mas ele não é assim, Ele é o amor perfeito. Foi Deus quem deu este mandamento para os pais em Efésios 6:4: “ Pais, não irritem seus filhos, antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor”

Fidelidade Paternal

Cada promessa de Deus se cumprirá. Ele tem um amor consistente. Seu coração único se mantém o mesmo em meio ao tempo e eternidade. Ele nunca muda. Deseja somente mostrar amor e perdão.

Você desconfia de Deus? Nossa desconfiança o fere profundamente. O que aconteceria se eu chegasse em casa depois de uma longa jornada de trabalho e minha esposa e filhos corressem de mim quando eu abrisse a porta e chamasse seus nomes? Eu ficaria terrivelmente machucado.


Você é um filho de Deus e mesmo agora Ele está chamando o seu nome, mas talvez no fundo do seu coração você dúvida da fidelidade dele. Como criança você pode ter experimentado a completa falta de um pai, por causa da morte ou de um divórcio. Talvez você seja órfão por carência de cuidados paternos. Ou é apenas a lembrança de sua juventude de promessas que foram quebradas ou negligências que assombram você. Alguns de vocês gritaram por horas quando bebês, mas ninguém veio para aliviá-los de seus desconfortos e fome. Alguns de vocês choramingaram atrás de portas fechadas, quando criança, esquecida e sozinhas.

Você tem alguma inabilidade para detectar a presença D’ele com você? O seu coração está aberto para Deus ou está fechado, cheio de cinismo e desconfiança? Olhe para cima nos olhos D’ele e veja o amor D’ele por você. “ Nunca o abandonarei, nunca o deixarei... estarei sempre com vocês até o fim dos tempos” (Hebreus 13:5 Mateus 28:20).

Então você pode me perguntar, “Mas se Ele tem me amado tanto assim, por que eu não o sinto e não o vejo?” Não é Deus que tem falhado com você, meu amigo, mas eu e os outros que conhecem o seu amor pessoalmente. Por muito tempo, nós temos falhado em nos tornarmos a voz e as mãos D’ele para quem não o conhece. Distantes demais, não damos a permissão para ser guiados pelo coração quebrantado de Jesus aos cantos escuros deste mundo onde o pobre e o necessitado esperam Jesus. Jesus não era atraído a lugares agradáveis, mas sim a corações feridos. Ele nos persegue com o Seu amor desde o nosso primeiro respirar até o dia da nossa morte.

O seu pai celeste estava lá quando você dava os seus primeiros passos quando criança. Ele estava lá em meio a feridas e decepções. Ele está presente agora neste exato momento. Vocês foram emprestados momentaneamente aos pais humanos que, por poucos anos, deveriam ter regado vocês com o amor igual ao amor D’ele. Mas você é e sempre será um filho de Deus, feito à Sua imagem. O seu amável Pai te espere agora com braços escancarados.
O que poderia tirá-lo de Deus?

Poucas pessoas conhecem a Deus e todo o seu amor enquanto vivem esta breve vida. Muitos de nós somos como o ladrão que morreu do lado de Jesus na cruz. Externamente ele viu um homem sangrando, com o corpo desfigurado, mas rápido ele começou a perceber a verdadeira natureza de Jesus, e no último minuto, foi inscrito pela fé na família de Deus. Nós também devemos ver através da religião, e através das “mutações comerciais” de Jesus, e nos agarrarmos ao aomor de Deus, que está de braços abertos nos esperando e dizendo, “O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir: eu vim para que tenham vida e tenham permanente.” (João 10:10 NVI)

“Se somos infiéis, ele permanece fiel pois não pode negar-se a si mesmo.” (II Tim 2: 13)

Generosidade Paternal

Há poucos anos eu estive em uma cidade no Pacifico Sul, observando as crianças brincarem. Acorreu-me que muito raramente estas crianças ouviram as palavras, “Não toque nisto! Deixe isto ai! Seja cuidadoso!” Os lares deles eram simples, feitos de chão de terra, telhados de sapé, e esteiras que desenrolavam para baixo para servir como paredes na noite.
Em contraste, nossos modernos lares estão cheios de caros e frágeis móveis e dispositivos que representam um campo minado de rejeição que repreendem o potencial criativo de nossas crianças. Quantas mães explodiram de raiva com uma criança que danificou um objeto de muito o valor sentimental. As crianças são constantemente lembradas da importância das coisas materiais, o valor delas e como cuidar delas. Muito raramente eles escutam simples palavras como estas, “ Eu te amo”.

Um repetitivo e destrutivo cântico vem trabalhando no subconsciente de nossas crianças. “Coisas são mais importantes que EU. Coisas são mais importantes que EU”. O que vamos fazer? Abandonar nossas casas modernas? Obviamente não. Mas nós temos que perceber que nossos conceitos da generosidade de Deus podem estar ligados às nossas experiências infantis.

A verdade é que Deus é generoso. A criação mostra uma infinidade de cores, a complexidade que vai além do simples valor. Neste momento, no alto dos Alpes Italianos, uma flor branca minúscula brilha na luz solar. Isto nunca foi visto por olhos humanos em todas estas estações dessa flor. Não é essencial na cadeia alimentar. Foi criada por Deus na esperança que um dia um filho de Adão ou uma filha de Eva pudessem olhar de relance para ela e ser abençoado por sua beleza.
A grande demonstração do coração paterno de Deus vem com a Sua preocupação com os detalhes de nossa vida. Ele nos surpreende com estas coisas a mais, estes pequenos agrados e tesouros que somente nosso pai saberia que nós buscamos. Deus não é possessivo ou materialista. Nós usamos pessoas para conseguirmos coisas, Ele usa coisas para abençoar pessoas.

Minha família e eu temos trabalhado como missionários desde 1972, confiando em Deus em todas as nossas necessidades diárias. Nosso testemunho é que providenciando para nós, Deus vai alem de nossas necessidades de comida, roupas e proteção. Nós servimos o verdadeiro Deus generoso. O Salmista diz, ”Confie no Senhor e faça o bem, assim você habitará na terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor confie nele, e ele agirá, ele deixará claro como a alvorada que você é justo e como o sol do meio dia que você é inocente.” (Salmo 37: 3 á 5 NVI)

Afeição Paternal

Você tem alguma idéia do quanto você é atrativo para Deus? Um das coisas que mais atrapalham nosso relacionamento com Ele, é que nossa carne é repulsiva para Deus por causa dos nossos pecados. Quando meu filho pequeno está coberto com lama do jardim dos fundos, eu o pego e o limpo com a mangueira do jardim. Eu odeio lama, não o meu filho. Sim você tem pecado. Sim você tem quebrado o coração de Deus. Mais você ainda é o centro do carinho Divino, a “menina” dos olhos dele. É ele quem nos persegue com um coração cheio de perdão. Nós dizemos, “Eu encontrei o Senhor” mas a verdade é que, Ele nos encontrou.

Muitas crianças, particularmente meninos, não têm tido demonstrações físicas de afeto dos seus pais, ou demonstrações de compaixão quando se machucaram. Por causa dos nossos falsos conceitos de masculinidade, nos é dito, “Não chore filho, meninos não choram.” Jesus não é assim. Sua compaixão e compreensão são sem medida. Ele sente nossas feridas mais profundamente que nós mesmos, porque a Sua sensibilidade em relação ao sofrimento é muito maior.

Uma vez, eu tive que segurar meu filho de dois anos enquanto um doutor aplicava uma injeção em sua testa. Ele rapidamente se esqueceu de sua difícil experiência e começou a dormir nos meus braços. Mas eu fiquei atormentado pela experiência e sofrimento por horas. Você se esqueceu da maioria dos seus problemas, mas Deus não se esqueceu. Ele se lembra perfeitamente de cada momento de sua vida. Suas lágrimas estão misturadas às d´Ele neste exato momento.

Deus estava lá quando você passava por experiências cruéis no pátio da escola e você caminhava sozinho evitando os olhares dos outros. Quando você estava na aula de matemática confuso e desanimado, Ele estava com você. Aos quatro anos, quando você se perdeu na feira de exposições e vagava assustado em meio a multidão, foi Deus que voltou o coração daquela amável senhora a ajudar você a encontrar sua mãe.
“Eu os conduzi com laços de bondade humana e de amor, tirei do seu pescoço o jugo e me inclinei para alimentá-los.”

Às vezes nós não entendemos o quanto Deus é amor. Seus pais podem orgulhosamente mostrar suas fotos de bebê em um álbum ou troféus na parede, mas como isto se compara a infinita capacidade de Deus de estar alegre com o seu sucesso? Foi Deus que escutou você falar a sua primeira palavra. As horas que você gastou sozinho explorando novas texturas com suas mãozinhas de bebê eram uma alegria para o seu Pai Celeste. Alguns dos maiores tesouros dele são as memórias de seus sorrisos infantis. Nunca houve outra criança como você, e nunca haverá.

Uma vez Moises pediu uma benção para cada uma das doze tribos de Israel. Para uma tribo ele disse, “você deve habitar entre os ombros de Deus.” Que benção fantástica! Mas este é o lugar que você habita também. Qualquer coisa que você se torne aos olhos humanos, mesmo sendo uma pessoa de grande autoridade, fama ou títulos, você nunca vai deixar de ser mais ou menos um bebê nos braços de Deus.

Atenção Paterna

Tem um atributo de Deus que nem mesmo o melhor dos pais pode sonhar em imitar, que é a habilidade de Deus de estar com você todo o tempo. Como pais, nós não podemos dar atenção constante 24 horas por dia. Nós somos finitos, e só podemos focar nossa atenção em uma coisa de cada vez. Deus não apenas está com você 24 horas por dia, mas Ele dá toda a Sua atenção, “lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês.” (I Pedro 5: 7 NIV)

Deus tem um constante fluxo de pensamentos amorosos sobre você, como se ninguém mais existisse no mundo. Você diz, “Como Ele faz isto? Como Ele pode estar envolvido com bilhões de pessoas no mesmo tempo? Eu não sei, mas eu sei que isto não é problema para o Criador do mundo. Talvez a explicação seja a velocidade do pensamento d´Ele. Existem 5 bilhões de pessoas neste planeta. Deus criou coisas na natureza que pulsam numa velocidade inacreditável. Eu escutei que a estrutura molecular do cristal de quartzo vibra na velocidade de 9 milhões de movimentos por segundo. Se Deus pudesse pensar nesta velocidade, Ele poderia pensar um amável pensamento sobre você mais ou menos duas vezes por segundo sem alongar a habilidade D’ele de se relacionar com os seus outros filhos. Quem sabe como Ele faz isto? Apenas aprecie isto. Contanto que você entenda isto: é apenas você e Deus. Você não tem que conseguir a atenção Dele, Ele já esta escutando. Não se preocupe em conseguir tempo com Ele, este tempo já é seu.

Seus pais estavam sempre preocupados com as atividades deles, e algumas vezes não mostraram interesse pelos pequenos eventos de sua vida, mas Deus não é assim, Ele se preocupa. Ele é um Deus de detalhes. Por que a Bíblia diz que Deus sabe o número dos fios dos seus cabelos ? Não por que Deus se preocupa com matemática. Ele não está apenas querendo dados, Ele está tentando nos contar os detalhes que Ele conhece sobre nós e como cuida de nossas vidas.

Um pequeno garoto trabalhou toda a tarde colocando pregos em pedaços de madeira. Ele finalmente sai da garagem e mostra um navio de batalha de três níveis para a mamãe. Ele mal pode esperar que seu pai chegue em casa. Papai está atrasado. Às 6 e meia, um homem cansado finalmente chega em casa. Um jantar gelado o espera, e ainda tem os formulários do imposto de renda para preencher. Um excitado garoto orgulhosamente mostra seu trabalho manual para um pai que mal consegue olhar por cima da calculadora. Papai nunca olhou, nunca apreciou, mas Deus o fez. Deus nosso pai, sempre olhou, sempre se alegrou nos trabalhos de suas mãos. Ele é seu verdadeiro pai, e sempre será. Nunca fique ressentido com a falha de seus pais naturais. Eles são apenas crianças que cresceram e tem filhos. Apenas aproveite o maravilhoso amor do nosso Pai.

Aceitação Paternal

Nós vivemos em uma sociedade de atuação orientada. Aceitação é sempre condicional, se você faz parte do time de futebol, se você traz para casa um bom boletim, se você parece bonito, se você tem dinheiro, se você ganha. O reino deste mundo é um reino de rejeição. O reino de Deus é um reino de amor incondicional. Você não tem que esperar por experiência de amor Divino. Venha como você é. Apenas seja honesto com ele a respeito de seus pecados. Ele ama perdoar você. Mesmo na plenitude das suas rebeliões passadas, Ele ainda ama você. O julgamento de Deus é movido pelo amor de Deus.

Muitos de vocês não estão preparados para receber o amor e a aprovação de Deus. Você está preso como um escravo em sua relação com o deus de sua imaginação. Uma verdadeira relação de amor envolve dar e receber respostas de amor. Tem uma noite da minha vida que eu nunca me esquecerei, a noite que eu pedi minha esposa Julie em casamento, eu a beijei e perguntei para ela se ela queria se casar comigo. O que teria acontecido se ela respondesse desta forma, “eu lavarei as suas meias, eu vou limpar o seu carro e eu digitarei as suas cartas.” Eu não queria escutar isto. Eu queria uma resposta que combinasse com meus sentimentos de amor por ela. Eu queria saber se ela sentia os mesmos sentimentos por mim.

Qual é a sua resposta para Deus quanto Ele simplesmente diz que ama você? Você pode apenas “esperar e saber que Ele é Deus” sem sair correndo frenéticamente atrás de atividades para ganhar a aprovação dele? (Salmos 46:7 NIV) Uma das maiores figuras de paz e contentamento humano é a de um bebe dormindo nos braços de sua mãe depois de ter sido amamentado. A criança não se preocupa com exigências, mas descansa nos amáveis abraços de sua mãe. Um contentamento profundo jorra vindo do som de uma canção de ninar cantado por uma mãe num tempo como este. O profeta Sofonias descreve uma emoção parecida no coração de Deus. “O Senhor, o seu Deus, está em seu meio, poderoso para salvar. Ele se regozijará em você. Com o seu amor o renovará, ele se regozijará em você com brados de alegria.” ( Sofonias 3: 17)

Não seja tão inquieto na presença de Deus. Corrie ten Boom tem alguns conselhos simples para oferecer a esta geração. Ela que experimentou muito sofrimento nas mãos dos Nazistas, teve uma grande vitória espiritual, uma vez disse a um amigo e para mim, “ Não lute, descanse.” Que profunda e simples verdade.

Deus já ama você. Toda a sua vida você teve que atuar e competir. Mesmo quando ainda era um bebê, você era comparado a outros bebês. As pessoas disseram que você era “muito gordo”, “muito magro”, “as pernas dele” ou “o nariz dela” mas Deus tinha prazer em suas qualidades únicas e continua tendo. É quando você descansa em Deus que Ele “repousa em você o Seu amor e alegria com cânticos.”

Sim, existe muita coisa para ser feita em nossas vidas e por meio de nossas vidas. Haverá dias em que Deus trará grande convicção de pecados. Mostrando para você áreas de sua vida que precisam ser transformadas, comprometidas e submetidas a Ele. Mas Deus não está sempre ordenando mudanças. Ele conhece nossos limites e Ele nos dá a graça e o poder para fazer as coisas que ele nos pede. Ele é amável e compassivo. A maioria do tempo Ele apenas diz, “Eu amo você”, e suavemente diz o seu nome.

Conclusão

Se você percebe que você tem tido um obstáculo em seu relacionamento com Deus devido a algum tipo de falha no amor paternal, então entregue estas coisas para Deus. Você precisa encontrar perdão em seu coração em meio a todos os que o feriram. Se você não fizer isto, sua amargura o consumirá e você nunca encontrará paz com Deus. Entenda também que você não está sozinho. Eu ainda não encontrei uma pessoa perfeita, ou pais que nunca cometeram erros. Todos já sofreram algum tipo de ferida em suas vidas. Uma das chaves para libertação é encontrando perdão. O importante é que você siga em frente e consiga conhecer Deus pelo que Ele realmente é, não o que você pensa que Ele é. Ele é o Pai perfeito. Ele sempre educa com amor. Ele é fiel, generoso, amável, e justo, Ele ama você e não vê a hora de gastar tempo com você. Ele quer que você receba do amor D’ele e saiba que você é uma pessoa única e especial para Ele. Você receberá o amor de Deus e sua afeição? Você se abrirá e entrará em um relacionamento de intimidade com seu verdadeiro pai? Ele está esperando pacientemente para que você venha. É minha oração que você perceba o amor D’ele por você e que você responda ao coração paterno de Deus.

John Dawson é presidente internacional de JOCUM – Jovens Com Uma Missão

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Missão possível: AMAR


Por Milton Lucas

Gosto de filmes de ação. Personagens como Jack Bauer ou Jason Bourne, da série ’24 horas’ e da trilogia ‘Bourne’, me fascinam. Com certeza nem tanto pela violência envolvida nas tramas, mas pela agilidade, pelo desafio, pela inteligência e sobretudo pelo espírito aventureiro destes heróis. No final de cada episódio, no entanto, parece que nossa vida parece chata e sem aborrecida.
Esta semana estava lendo a Bíblia e me deparei com uma seqüência de ação e aventura que me deixou impressionado. A texto de 2 Coríntios 11:23 – 12:10 parece um roteiro de aventura e nele Paulo descreve um pouco o ritmo e o espírito desbravador por trás de sua caminhada. É inspirador! Que aventura! Que paixão! Que missão!
Nós fomos recrutados para a maior de todas as missões: o avanço do Reino de Deus na terra! Deus é um DEUS MISSIONÁRIO. Somos seus FILHOS MISSIONÁRIOS. Igreja é MISSÃO. A Igreja é a AGÊNCIA MISSIONÁRIA do Reino
A missão NÃO É UMA ATIVIDADE da igreja. A missão é o PULSO (coração) da igreja
Nas próximas semanas é sobre esta MISSÃO que vamos refletir. Para facilitar nosso trajeto, vamos fazer isso conversando sobre AMAR, AJUDAR, APRENDER e ALCANÇAR, que considero uma boa abordagem da nossa missão como Igreja do Senhor.

AMAR É POSSÍVEL

Num mundo onde prevalece a dúvida e a descrença nós acreditamos em Deus! Em uma sociedade individualista podemos sim mostrar que É POSSÍVEL AMAR!
João 13.34-35 diz “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”. Em Atos 2.44 lemos ‘Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum’.
O vida cristã não é um vôo solo, mas ela é vivida coletivamente. Esta comunidade de Cristo tem um papel fundamental de confrontar os valores e estilo de vida da nossa época. Esta vida cristã compartilhada é por si mesmo uma atividade missionária.
Os estatísticas mostram que a religião está em declínio, enquanto a busca pela espiritualidade cresce. É um paradoxo, mas quanto mais as pessoas buscam pelo espiritual, menos atraente a igreja lhes parece.
Nos últimos 30 anos o numero de pessoa sem religião no pais multiplicou-se sete vezes . O censo do IBGE mostra que temos cerca de 12,5 milhões de pessoas no Brasil sem nenhuma filiação religiosa e isso é 7,4% da população . 32% dos jovens brasileiros entre 17 e 25 anos de idade dizem valorizar a fé, mas não querem se envolver diretamente com uma igreja .
Nós temos uma missão:

1) Queremos ser uma comunidade que AMA, HONRA e EXALTA a Deus acima de tudo e de todos, inclusive especialmente mais do que si mesma.

2) Queremos ser uma comunidade que acredite e mostre ao mundo que DEUS É AMOR

3) Queremos ser uma comunidade NÃO-RELIGIOSA e NÃO LEGALISTA

4) Queremos ser uma comunidade ACOLHEDORA onde as pessoas possam VIR COMO ESTÃO e ser BEM-RECEBIDAS assim mesmo

5) Queremos ser uma comunidade que valorize as pessoas e as trate como INDIVÍDUOS com NOMES e não títulos eclesiásticos (irmão, pastor, diácono, presbítero, discípulo, discipulador...)

6) Queremos ser uma comunidade cheia de ALEGRIA, BOM HUMOR e CRIATIVIDADE

7) Queremos ser uma comunidade onde CRIANÇAS, ADOLESCENTES, JOVENS, ADULTOS e IDOSOS possam sentir-se em casa, conviver e complementar-se

8) Queremos ser uma comunidade de AMOR que combata e desafie o EGOISMO (ponto-chave)

9) Queremos ser uma comunidade de AMOR onde haja CURA, abrigo, aceitação, etc

10) Queremos ser uma comunidade que prove que AMAR É POSSÍVEL!