terça-feira, 30 de dezembro de 2008

DEIXA A LUZ BRILHAR | Vocês são a luz do mundo

por Milton Lucas

Nas últimas semanas nosso tema foi a Luz que veio ao mundo, Jesus. Baseados em João 8.12 falamos sobre o mundo (cosmos) afastado de Deus e da luz da vida (zoe) que veio através de Jesus.

Em Mateus 5.14-16 a afirmação de Jesus é um pouco diferente: “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”

É importante lembrar o contexto deste ensino. O Sermão do Monte – que para alguns comentaristas é uma coletânea de ensinos e não um discurso continuo – é um confronto com a religiosidade dos fariseus, um alerta à religião morta e um desafio a uma espiritualidade viva e relevante.

NÓS SOMOS A LUZ DO MUNDO. Jesus agora noz diz que nós somos luz do mundo! Lembre-se que o mundo é o cosmos, a Humanidade afastade de Deus. Somos então filhos da luz, portadores da vida (zoe) de Deus e agimos agora em parceria com Deus para levar esta mesma luz a outros. Somos necessários? Sim, esta foi a escolha de Deus. Fazer através de nós.

NÓS BRILHAMOS DIANTE DOS HOMENS. A luz que temos não pode (deve) ser escondida. Por um lado por que ela tem que ser mostrada. Por outro, porque é impossível escondê-la. Devemos estas no lugar apropriado, para que todos a vejam. Nosso lugar não é escondidos dentro do prédio da igrejas, mas no meio das trevas onde a luz possa realmente fazer diferença.

Brilhar aqui é individual, mas também coletivo. Brilhamos quando nos oferecemos como representantes de Deus (palavras e obras). Brilhamos quando mostramos a realidade das trevas ao nosso redor. Brilhamos quando fazemos as trevas ir embora! Mas brilhamos, especialmente, quando oferecemos caminho e uma esperança.

N.T. Wright, teólogo anglicano fala de quarto áreas onde temos que nos manifestar: relacionamentos, beleza, justiça e espiritualidade. Mahatma Gandhi, um admirados dos cristãos, diz o seguinte: “Você deve ser a mudança que você quer ver no mundo”. O princípio do sacerdócio cristão é que todos são ministros, mas também de que tudo que fazemos é ministério.

A Bíblia está replete de exemplos de pessoas que brilharam, como Moises, Davi, Paulo, Pedro, João e tantos outros. Mas, na história da Humanidade e da Igreja, vemos muitas pessoas que através da sua influência trouxeram a luz para as trevas em que vivemos. Alguns exemplos:
Ativistas: Willian Wilberforce, Martin Luther King, Martinho Lutero, Willian e Catharine Booth
Pensadores: C. S. Lewis
Pregadores: Billy Graham
Artistas: Rembrandt, Sebastian Bach e Handel
Médicos: Dr Everett Koop (USA) e Dr Paul Brand (India)
Cientistas: Dr Francis Collins (Projeto Genoma)
Atletas: Kaká
Peão de rodeio: Adriano Moraes (Rodeio com Cristo)
Músicos: Jonas Brothers, Mile Cyrus e Bono Vox
Políticos: Magnus Malta, pedofilia

Talvez o fato de serem “celebridades” possa nos dar a falsa idéia de que nós não possamos ser relevantes no nosso contexto. Mas a verdade é que nós, pessoas comuns, levamos a luz de Jesus como …

Namorados que casam puros
Maridos e esposas que permanecem casados
Homens que priorizam sua esposa e seus filhos
Pais que dizem não ao seus filhos – quando esta for a resposta adequada
Pais que amam e dizem isso aos seus filhos por gestos e palavras
Filhos que honram seus pais
Patrões que tratam seus empregados com respeito e justiça
Empregados que não enganam nem fraudam seus patrões
Aqueles que encaram sua profissão como um sacerdócio
Aqueles que cumprem a sua palavra
Aqueles que honram seus compromissos financeiros
Aqueles que chegam no horário
Aqueles que devolvem o que pegam emprestado
Aqueles que dizem a verdade
Aqueles que não falam mal da vida dos outros
Aqueles que têm um vocabulário sadio
Aqueles que não dão ouvidos ou olhos aquilo que é mal
Aqueles que são generosos com seus recursos financeiros
Aqueles que cuidam do meio ambiente
Aqueles que não jogam lixo no chão
Aqueles que ainda acreditam nas pessoas
Aqueles que vão além do que é comum em sua bondade
Aqueles que são educados e cordiais
Aqueles que carregam suas bíblias
Aqueles que oram em público
Aqueles que não se envergonham do evangelho
Aqueles que têm coragem de ser diferentes
Aqueles jovens que dizem não as drogas e à impureza

NÓS TRAZEMOS GLÓRIA AO PAI. Deus é invisível, mas nós somos visíveis. Nossa vida traz visibilidade à luz de Deus na face da terra. Jesus veio mostrar quem é o Pai e este também é o nosso papel aqui. Uma das formas dos rabinos ensinarem sobre Shekinah, a glória manifesta de Deus, é compará-la a lampejos de glória que se manifestam sobre a terra cada vez que alguém – crente ou não – realiza algo que esteja em sintonia com a natureza de Deus. Que nossa vida seja cheia de lampejos de glória de Deus e que o mundo veja isso e glorifique o nome do Pai.

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Feliz ano novo, adeus ano velho!

por Milton Lucas

A celebração do Ano Novo teve origem em 46 a.C. quando o governador romano Julio Cesar fixou o 1o. de janeiro como feriado oficial. Os romanos dedicavam este dia à Jano, deus dos portões. O mês de Janeiro, vem do nome de Jano, que tinha duas faces – uma voltada para frente e outra para trás.

Ao terminarmos um ano devemos sim olhar para trás e avaliar. É hora de pensarmos sobre o que fizemos, porque fizemos e quais os frutos que temos colhido das nossas decisões. Errar é humano, como dizem, mas persistir no erro é burrice. Ao olhar para trás, no entanto, não fique preso nem aos sucessos e nem aos fracassos. Resista à tentação de viver do passado.

Também é hora de olharmos para frente. Quais são os nossos sonhos, nossas expectativas. Para onde estamos indo? Quais são os alvos e objetivos pelos quais pretendemos lutar e batalhar. Ao olhar para frente, não fique apenas sonhando acordado, adiando para o futuro aquilo que você tem que começar a realizar hoje.

Como cristãos, temos um alvo comum: queremos ser parecidos com Jesus. Ele é o nosso exemplo, nosso modelo. Ele é a razão da nosso fé, nosso sustento, nossa esperança e também o poder que habita em nós. Ele é a nossa paz, a nossa alegria e a nossa vida. É ele quem cura o nosso passado, nos fortalece no presente e também quem nos dirige para o futuro!

Feliz ano novo! Adeus ano velho!

“Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus en Cristo Jesus” Filipenses 3.14

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

DEIXA A LUZ BRILHAR | Luz da vida

por Milton Lucas

O Evangelho de João não narra o nascimento de Jesus. No capítulo 1 João fala da vinda de Jesus ao mundo numa outra linguagem: antes que mundo existisse, Deus já existia e Ele fez todas as coisas. A vida vem dele é luz para todas pessoas e a escuridão não conseguiu apagá-la. A verdadeira luz veio ao mundo e ela ilumina todos os homens. Alguns homens não a receberam, mas aqueles que o receberem voltaram à ser filhos da luz.

Luz e vida são praticamente sinônimos em João. São as palavras mais características e duas que mais aparecem neste Evangelho. Sempre aparecem em contraste com trevas e morte e no contexto de vida com Deus e vida sem Deus

Em João 8.12 Jesus disse “‘Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida’”.

A palavra vida no original em grego é zoe, que quer dizer vida, alma vivente, plenitude de vida, vida real e genuína; vida ativa e vigorosa, devotada a Deus e abençoada.

Zoe é aquilo que mais buscamos! Ninguém quer morrer e todos queremos viver intensamente.
Existe dentro de nós um sede e uma busca pelo que nos trás vida, alegria, satisfação e plenitude. Buscamos por zoe! Na falta de zoe buscamos pessoas, coisas e experiências que possam preencher este grande vazio que existe dentro de nós. Alguns buscam zoe na religião
Onde você tem buscado?

A fonte da zoe é Deus! O Salmo 36.9 diz “Pois em ti está a fonte da vida; graças à tua luz, vemos a luz” Salmos 36.9. Vida vem de Deus. É ele quem nos mostra o que é vida de verdade e nele temos vida eternal.

Para receber a zoe, temos que seguir a Jesus. É o que ele diz em João 8.12 “… quem me segue terá a luz da vida”. Seguir a Jesus é aceitá-lo sim, mas vai mais longe. É escolhê-lo, aceitá-lo, acolhê-lo no coração, alinhar a vida com ele, andar com ele e desfrutar de sua presença e poder.

Que Neste Natal ao pensarmos na vida da luz ao mundo, possamos mais uma vez receber dele a zoe que só ele pode nos dar.

Milton Lucas é pastor da Vineyard Piratininga

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Natal: quanto mais luz melhor

por Milton Lucas

Ainda era novembro quando começamos a nos deparar com a decoração natalina em supermercados e lojas e agora, às vésperas do Natal, estamos todos envolvidos por luzes por todos os lados. É difícil imaginar o Natal sem luz. Existe até uma certa competitividade neste época. Qual é a casa mais iluminada? Qual é a maior árvore de Natal do Brasil? Onde será maior queima de fogos?

A árvore iluminada de Natal nasceu em 1530, na Alemanha. Martinho Lutero, o pai do Protestantismo, caminhava uma noite pela floresta e ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve e das estrelas do céu, ao fundo. Chegando em casa, enfeitou um galho de pinheiro com papéis coloridos, algodão e velas acesas. Seu objetivo era mostrar às crianças como imaginava o céu na noite do nascimento de Jesus.

A palavra Natal vem do latim 'natális' e significa nascer, ser posto no mundo. Natal é a comemoração do nascimento de Jesus, o Filho de Deus, que veio ao mundo trazer salvação, perdão e reconciliação do homem com Deus. É verdade que durante a festa fala-se muito pouco à respeito disso. Aparentemente o personagem principal tornou-se o Papai Noel - referência a Nicolau Taumaturgo, o bispo que no século IV ajudava anonimamente os necessitados – e o foco voltou-se para presentes, comida e bebida.

Muitas vezes a festança torna-se, na verdade, uma forma de nos esquecermos ou nos abstrairmos dos nossos problemas e dificuldades. É fato que as festividades de final de ano têm um gostinho amargo para muitas pessoas que estão sozinhas ou longe casa. Outros ainda se deparam nesta época com as imperfeições e crises das suas famílias. Alguns inclusive esperam que as festas acabem logo e o ritmo normal das coisas retornem por conta disso.

A boa notícia do Natal é que “a luz veio ao mundo”. Ela veio justamente por que precisamos dela. Precisamos de uma alegria verdadeira, que vai além de eventos festivos. Precisamos de esperança para as tristezas que abatem a nossa alma. Precisamos de verdade, no meio de tanta confusão e mentira. Precisamos de paz, amor, precisamos de vida.

Esta é uma boa razão pra enfeitarmos mesmo nossas casas e nossa cidade. Natal é momento de celebrar a luz. A luz de Jesus! É hora de nos lembrarmos que Deus nos ama, que ele cuida de nós e que mandou seu Filho aqui para nos reconciliar com ele e nos mostrar o caminho de volta pra casa.

Está escrito em João 8.12 “Jesus disse: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”

Que a verdadeira luz ilumine o nosso Natal e todos os dias no Ano Novo.

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga.

DEIXA A LUZ BRILHAR | Andando na luz

por Milton Lucas

Durante este mês de dezembro temos focalizado na luz que veio ao mundo, Jesus. Sob a bandeira de “Deixa a luz brilhar” temos realizado serviço comunitário, doação de leite para instituições, doações financeiras para as vítimas da inundação em Santa Catarina, eventos musicais, mas também refletido seriamente à respeito do significa ser um filho da luz.

Em João 8.12 “Jesus disse: ‘Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida’”. A humanidade afastada de Deus, recebeu a vida, a verdade, o amor e a liberdade. A luz é uma pessoa, é Jesus! João também nos diz que a luz veio, mas os homens amaram mais as trevas. No entanto, Jesus diz que quem o segue, nunca andará em trevas.

SEGUIR A JESUS. A palavra seguir, no grego original é akoloutheo, e seu sentido é de juntar-se, tornar-se um discípulo. Ser discípulo de Jesus é discernir entre a luz e as trevas e escolher a luz. O andar deste versículo é peripateo, no grego, é quer dizer viver, conduzir sua vida, fazer o seu próprio caminho. Por tudo isso seguir a Jesus é redirecionar sua vida para o modelo de Jesus.

ANDAR NAS TREVAS. Trevas - no grego, skotia – é uma metáfora para ignorância das coisas divinas, associação com o que é mau ou ruim. Andar nas trevas é andar longe da luz (Jesus), da verdade, do amor e da liberdade. Andar nas trevas é andar afastado de Deus e de Sua vontade.

ANDAR NA LUZ. Em 1 João 1.7 o mesmo João diz que “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”. Assim ele fala de duas caracterísiticas daqueles que andam na luz:

Quem anda na luz está constantemente abandonando as trevas. Em Efésios 5. 8-14 é Paulo que diz que agora somos filhos da luz e não devemos mais participar daquilo que se faz nas trevas. Ele diz que a luz torna tudo visível e que a luz de Jesus veio para nos iluminar. Nos versos anteriores ele diz que porque estamos na luz abandonamos a mentira, não furtamos, temos um linguajar diferente, nossa atitude e nossos relacionamentos são transformados. Em Romanos 13.12-14, Paulo diz que nos revestimos da armadura da luz, que nos revestimos do próprio Senhor Jesus.

Quem anda na luz está em comunhão com aqueles que também estão na luz. Comunhão no grego é koinonia, que quer dizer ter em comum, associar-se. Isso por um lado quer dizer que existe um amor que nos une aos outros filhos da luz e isso é um sinal (1 João 2.9-10). Por outro lado significa que não nos associamos mais com aqueles que praticam a maldade e a injustiça (1 Coríntios 6.14).

Quem anda na luz leva e reflete esta luz para outros. Este é o assunto de nossa reflexão na próxima semana.

TREVAS OU LUZ: POR ONDE ANDO? Que tipo de vida você está vivendo? Quem são as pessoas que estão ao seu redor? Que influência sou na vida dos que estão ao meu redor?

“Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção a saber, o perdão dos pecados” Colossenses 1.13

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

DEIXA A LUZ BRILHAR | Luz do mundo

por Milton Lucas

Enquanto enfeitamos nossas casas e prédios para o Natal, queremos meditar sobre a luz que veio ao mundo: Jesus. Este é o tema da nossa nova série “Deixa a luz brilhar”. Dentro desta temática além dos enfeites e da reflexão bíblica, estamos também realizando diversas atividades com o objetivo de brilhar a luz de Jesus lá fora das quatro paredes do nosso prédio: oferecendo leite para as instituições da cidade que trabalham com crianças, levando a igreja toda para um dia de serviço num dos bairros da cidade, visitando lares com as serenatas do nosso coral, etc

O texto que focalizaremos nestas três semanas será João 8.12: “Jesus disse: ‘Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida’”. Hoje especificamente queremos dedicar nosso tempo às expressões: Eu sou a luz do mundo.

EU SOU. No Evangelho de João existem outras seis autodesignações de Jesus que começam com essas palavras ‘Eu sou’. Todas elas são ecos de Êxodo 3.14 quando Deus se apresenta para Moisés como o ‘Eu Sou o que Sou’. Interessante notar que Jesus diz ser a luz do mundo durante a Festa dos Tabernáculos, enquanto a presença do candelabro lembrava a promessa da vinda do Messias. Muitas vezes, estamos ansiando pela luz, ela luz está diante de nós e não a vemos!

MUNDO. Antes de falar sobre a luz em sí, faz muito sentido pensarmos sobre que mundo é este que precisa de luz. A palavra usada no grego é kosmos, que pode signicar o universo criado, a humanidade em sí, mas também a humanidade rebelde à Deus e hostil à Cristo. É neste ultimo sentido que ela é empregada aqui. Segundo o Evangelho de João, o homem afastado de Deus é escravo de poderes malignos. O pecado é mais do que um erro aqui e outro alí e sim um princípio ativo dentro de nós que nos leva a servir aos poderes malignos. A morte é a característica deste mundo. Este é o sentido de 1 João 5.19 que diz ‘O mundo jaz no maligno’ e também de 1 João 2.15: “Não ame o mundo. Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele”. Isso tudo explica um pouco o mundo que vivemos e da necessidade da luz. Isso explica também nossa própria natureza e a nossa necessidade da luz.

LUZ. Luz em Gênesis 1.3 é claridade, luminosidade. Na Bíblia ela em sentido figurado é sinônimo de Deus (Salmos 104.2; Tiago 1.17), da Palavra de Deus (Salmos 119.105) e no Evangelho de João, é o próprio Jesus (João 1.4-6). A realidade pintada por João em seu Evangelho difere um pouco da abordagem dos sinóticos e apresenta um dualismo: luz e trevas, vida e morte, Deus e o Diabo. A missão de Jesus, apresentada por João é de invadir as trevas com a luz e a vida e assim libertar os homens. “Para isto se manifestou o Filho de Deus, para destruir as obras do diabo" é o que ele diz em 1 João 3.8. No Evangelho de João a luz é vida (1.4), verdade (3.21), amor (2.10) e liberdade (1.5). A mensagem de João é que a luz é uma pessoa: Jesus (8.12).

Jesus é a luz do mundo. Salvação não é mudança de conduta, mas sim o recebimento desta luz. Isso é um desafio ao gnosticismo da época, que pregava a salvação através do conhecimento e da prática desta conhecimento. Salvação não ir embora deste mundo mau, como o dualismo grego sugere. Salvação é uma pessoa. Salvação é Jesus!

A boa notícia de João 3.19 é que a luz veio ao mundo (cosmos). A má notícia é que os homens amaram mais as trevas. Fomos criados para a luz, mas nos adaptamos à escuridão. Embora sejamos fascinados pela luz, fugimos dela. Ela nos expõe, mostra quem somos de verdade.

O primeiro passo para buscar a luz é reconhecer que estamos em trevas. Isso para alguns significa um primeiro passo em direção a Jesus. Para outros significa convidar Jesus para iluminar alguns cômodos fechados e escondidos do coração, expondo a sujeira e a confusão, mas também trazendo limpeza e ordem tão necessaries. Em ambos os casos é preciso coragem deixar esta luz brilhar! Por isso salvação implica em arrependimento, confissão. Por isso caminhar com jesus implica num coração quebrantado e humilde.

Não precisamos de religião, precisamos de luz! Precisamos de Jesus! A luz chegou! Ela é uma pessoa! É hora de sair das trevas!

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

DEIXA A LUZ BRILHAR | Gratidão

por Milton Lucas

Na última quinta-feira comemoramos o “O Dia Internacional de Ação de Graças”, uma tradição de origem Americana, mas uma oportunidade de focalizarmos gratidão. Agradecer é reconhecer e é parte importante da nossa adoração a Deus. Nos livro de Salmos temos uma categoria de cânticos e orações - 16 salmos – com enfoque na gratidão e são uma excelente forma de expressar graças a Deus. São assim utilizados individual e coletivamente pelo povo judeu e também o deveriam entre nós cristãos.

O Salmo 136, que é uma liturgia de louvor, onde provavelmente o povo recitava a parte final de cada verso, enquanto um dirigente recitava a primeira. Simplesmente lê-lo – recitá-lo ou cantá-lo – já seria apropriado, mas podemos nos atrever a retirar deles algumas conclusões à respeito da gratidão.

GRATIDÃO TRAZ LUZ SOBRE QUEM DEUS É. O Salmo 136 nos dá uma perspectiva sobre Deus: Deus é grande e bom (1-3). Deus é o Criador do mundo (5-9). Deus é o nosso Deus e o nosso Salvador (10-22). Deus é o nosso Redentor (23,24). Deus é grande Benfeitor de toda a criação (25,26).

GRATIDÃO TRAZ LUZ SOBRE QUEM NÓS SOMOS. O Salmo 136, por contraste, nos mostra quem é o homem. Somos maus. Somos meras criaturas. Somos perdidos. Somos impotentes e limitados.

GRATIDÃO TRAZ LUZ E ESPERANÇA PARA O NOSSO FUTURO. O Salmo 136 nos ajuda a saber que não estamos sozinhos. Somos amados, apesar da nossa maldade. Somos salvos, porque somos perdidos. Somos cuidados, porque somos impotentes e limitados. Somos co-criadores, apesar de criaturas.

Se você fosse escrever seu salmo de gratidão hoje, o que ele diria à respeito de Deus? O que ele diria à respeito de você mesmo? Qual é a esperança que ele comunicaria a você e a outros?

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga