segunda-feira, 20 de julho de 2009

Amizades virtuais

Por Milton Lucas

Hoje se comemora o Dia do Amigo. A data não é oficial no Brasil - talvez porque foi criada por um argentino. Ele inspirou-se na chegada do homem à lua, no dia 20 de julho de 1969, imaginando que seria uma oportunidade de fazermos amigos em outras partes do universo.

Isso me fez pensar quantos amigos eu tenho. No Orkut eu tenho 275, no Facebook são 280 e no Twitter, apenas 39. Amigos de verdade? Posso contar nos dedos da mão.
Isso comprova o que antropólogos e sociólogos afirmam. Uma pessoa normal consegue manter relações sociais, no máximo, com 150 pessoas. Mas só terá amizades verdadeiras e duradouras com cerca de cinco pessoas de cada vez. É o que chamam de “laços fortes” e “laços fracos”.
Mesmo aqueles que se vangloriam de ter centenas de amigos em seus sites de relacionamento - – a media é de 120 - no final das contas, se correspondem com frequência apenas com 7 a 10 delas.
A verdade é que nossos sites de relacionamento, mas também nossa casas, nossas escolas, nossas igrejas, nossos churrascos e a maior parte da nossa vida está cheia de amigos virtuais. Fazemos de conta de gostamos deles, eles fazem de conta que gostam da gente e assim vamos levando.
No meio da multidão de “amigos” buscamos nos livrar da solidão, mas continuamos sozinhos. Apenas amizades verdadeiras são capazes de saciar a sede de relacionamento que temos em nossa alma.
Onde encontramos os verdadeiros amigos? Por incrível que pareça não são nas festas, nos churrascos e nem nas baladas. É justamente nas dificuldades que eles aparecem - enquanto os outros desaparecem.
Está escrito em Provérbios 17.17 “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade”.

Já em Provérbios 18.24 o que está escrito é “Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão”. Alguns comentaristas dizem que este melhor amigo é Jesus. Outros acreditam que ele seja o irmão que resistiu à adversidade. Creio nas duas coisas. Jesus é o nosso melhor amigo, mas é ele também que coloca em nossas vidas estes amigos-irmãos que tanto precisamos.

Ao invés de esperar encontrar amigos em outras partes do universo, como o argentino acima, fique atento àqueles que Deus já colocou do seu lado.

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard Piratininga

Para brasileiros, país carece de 'valores'

Pesquisa para definir tema do estudo do PNUD sobre o Brasil recebeu 500 mil respostas; maioria citou virtudes como respeito e justiça

MARIANA DESIDÉRIO da PrimaPagina

Já está definido o assunto do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano do Brasil. Por escolha da maior parte dos 500 mil brasileiros que responderam à pergunta “O que deve mudar no Brasil para sua vida melhorar de verdade?”, da pesquisa Brasil Ponto a Ponto, o tema do estudo será “valores”.
Nas respostas à consulta, a falta de respeito, honestidade, amor, responsabilidade e de virtudes similares foi mencionada mais vezes do que questões como educação, segurança, saúde ou emprego. Para o coordenador do relatório, Flávio Comim, o resultado é surpreendente e só foi possível porque a consulta tinha uma pergunta aberta. Segundo ele, é a primeira vez que uma pesquisa desse tipo é feita com questão aberta, que permite que as pessoas escrevam a resposta que quiserem. A iniciativa é inédita — em nenhum outro lugar do mundo, o tema do relatório nacional feito pelo PNUD foi decidido dessa forma.
“As respostas abertas permitiram que as pessoas falassem o que quisessem. Não só o que deveria mudar para suas vidas mudarem, mas também os comos e os porquês daquilo”, salienta Comim.“Nas respostas, você vai encontrar problemas relacionados a saúde, educação, emprego. As novidades foram os comos e porquês. Este é o diferencial.”
Os valores mais citados pelos participantes da consulta foram respeito, justiça, paz, ausência de preconceito, humanidade, amor, honestidade, valor espiritual, responsabilidade e consciência. Para o coordenador do relatório, isso “nos leva a um conceito novo de valores de vida: nem só morais ou éticos, nem só financeiros, são os valores praticados no dia-a-dia.”
Dentre os 500 mil que contribuíram com o projeto Brasil Ponto a Ponto estão moradores dos maiores municípios brasileiros e dos dez com menor IDH, estudantes dos ensinos fundamental e médio, além de pessoas que deixaram sua resposta registrada no site da campanha, dos clientes das empresas TIM (telefonia) e Natura (cosméticos) e de quem se manifestou pelos sites dos canais de televisão MTV (cabo) e Globo. As empresas parceiras foram as responsáveis pelo grande número de participações obtido pela consulta, diz Comim. A organização da Brasil Ponto a Ponto esperava, inicialmente, 50 mil respostas.
Apesar de a consulta ter alcançado grupos bem diversos, Comim conta que os principais pontos levantados foram basicamente os mesmos. Nos primeiros lugares das questões mais objetivas (os pontos compreendidos pelo PNUD como “valores” vieram muitas vezes acompanhados de outras questões) estão educação e violência. Esses dois temas terão destaque no relatório. Comim conta que o que mais apareceu em relação à educação não foi uma demanda por mais conteúdo nas escolas, mas uma carência de que o espaço escolar também transmita valores aos alunos.
Sobre a violência, o que mais apareceu foram reclamações sobre a violência contra a pessoa — agressões, violência doméstica — em detrimento da violência contra a propriedade, como roubos e furtos. A conclusão que se tira disso, para Comim, é de que “o problema é muito maior. Significa que a sociedade resolve seus conflitos de forma violenta.”
Terminada a pesquisa, que parou de receber contribuições em 15 de abril e teve os dados computados até meados de junho, o desafio agora é materializar o tema “valores”. O relatório deve ser publicado até o início de 2010 e seu primeiro caderno abordará a experiência da consulta.

CASAR-SE DE NOVO

Por Arnaldo Jabor

Meus Amigos separados não cansam de perguntar como consegui ficar casado 30 anos com a mesma mulher.
As mulheres sempre mais maldosas que os homens, não perguntam a minha esposa como ela consegue ficar casada com o mesmo homem, mas como ela consegue ficar casada comigo.
Os jovens é que fazem as perguntas certas, ou seja, querem conhecer o segredo para manter um casamento por tanto tempo.
Ninguém ensina isso nas escolas, pelo contrário.
Não sou um especialista do ramo, como todos sabem, mas dito isso, minha resposta é mais ou menos a que segue:
Hoje em dia o divórcio é inevitável, não dá para escapar. Ninguém agüenta conviver com a mesma pessoa por uma eternidade.
Eu, na realidade já estou em meu terceiro casamento - a única diferença é que casei três vezes com a mesma mulher.
Minha esposa, se não me engano está em seu quinto, porque ela pensou em pegar as malas mais vezes que eu.
O segredo do casamento não é a harmonia eterna.
Depois dos inevitáveis arranca-rabos, a solução é ponderar, se acalmar e partir de novo com a mesma mulher.
O segredo no fundo é renovar o casamento e não procurar um casamento novo
Isso exige alguns cuidados e preocupações que são esquecidos no dia-a-dia do casal.
De tempos em tempos, é preciso renovar a relação.
De tempos em tempos é preciso voltar a namorar, voltar a cortejar, seduzir e ser seduzido.
Há quanto tempo vocês não saem para dançar?
Há quanto tempo você não tenta conquistá-la ou conquistá-lo como se seu par fosse um pretendente em potencial?
Há quanto tempo não fazem uma lua-de-mel, sem os filhos eternamente brigando para ter a sua irrestrita atenção?
Sem falar dos inúmeros quilos que se acrescentaram a você depois do casamento. Mulher e marido que se separam perdem 10 kg em um único mês, por que vocês não podem conseguir o mesmo?
Faça de conta que você está de caso novo.
Se fosse um casamento novo, você certamente passaria a freqüentar lugares novos e desconhecidos, mudaria de casa ou apartamento, trocaria seu guarda-roupa, os discos, o corte de cabelo, a maquiagem.
Mas tudo isso pode ser feito sem que você se separe de seu cônjuge.
Vamos ser honestos: ninguém agüenta a mesma mulher ou o mesmo marido por trinta anos com a mesma roupa, o mesmo batom, com os mesmos amigos, com as mesmas piadas.
Muitas vezes não é a sua esposa que está ficando chata e mofada, é você, são seus próprios móveis com a mesa desbotada decoração. Se você se divorciasse, certamente trocaria tudo, que é justamente um dos prazeres da separação.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

NOITE DE LOUVOR NO RASTRO | Saiba mais!

Estamos nos aproximando de agosto e a expectativa vai crescendo, junto com as orações, preparativos, divulgação e por ai vai. Algumas informações sobre a Noite de Louvor com Vineyard no Rastro do Cowboy dia 15 de agosto de 2009, explicadas tim tim por tim tim por alguns integrantes do movimento Vineyard.

01- O que é o evento?
Uma noite de louvor e adoração no Rastro do Cowboy (uma importante casa de show da região) com muita música da Vineyard, que serão representadas pela banda Vineyard Piratininga, que realizou a gravação do CD e DVD “Vem está é a hora - ao vivo” e a AtitudeBand, que recentemente lançou o CD “Num Lugar”.
Fabiano Alves (Vineyard Piratininga)

02- Quando e quais os preparativos?
Estamos preparando uma grande festa e nesse momento estamos trabalhando muito na área de divulgação do evento. Centenas de cartazes serão espalhados em Bauru e região, divulgação com panfletos, internet, rádio e televisão. Ja fizemos uma vistoria no local para saber exatamente o que vamos poder montar e estamos muito empenhados em fazer nosso melhor. Acredito que as pessoas que presenciarem a noite de louvor terão uma noite inesquecível.
Márcio Miguel (Vineyard Piratininga)

03- Por que realizar este evento?
A parceria com o Rastro do Cowboy surgiu de uma amizade em comum. Ao conhecer o trabalho das nossas bandas, os proprietários do Rastro ficaram muito animados com a possibilidade de realizarmos um evento "gospel" juntos e nos convidaram para uma reunião. No princípio, eles estavam mais empoldados do que a gente.

Do nosso lado sempre tivemos o interesse de fazer algo parecido aqui na região. Temos viajado por todo o Brasil com nossas bandas, mas por aqui somos praticamente desconhecidos, apesar do repertório ser cantado por todas as igrejas. É uma grande oportunidade de mostrarmos um pouco quem é a Vineyard, seus valores e sua abordagem do Reino de Deus.Nossa igreja abraçou o projeto como uma excelente oportunidade de evangelismo. Estamos nos empenhando para que o evento não seja uma "festinha de crentes", mas um momento de expor muitas pessoas "desigrejadas" à presença de Deus nos momentos de adoração. Estamos orando muito à este respeito. Cremos que será uma noite muito especial de conexão com Deus.

Nesta aspecto evangelistico o evento extrapola a Vineyard e apresenta-se como uma excelente ferramenta para outras igrejas e ministérios levarem pessoas que queiram influenciar com o Evangelho. Estamos convidando outras igrejas para se tornarem parceiras do evento. Um benefício colateral do projeto é que a renda do evento será revertida para a segunda etapa da construção de nosso prédio. Nosso espaço está limitado e precisamos ampliar nossas estrutura para atender melhor os projetos em iniciativas que a Vineyard Piratininga tem empreendido junto a crianças, adolescentes, jovens e famílias. Também estamos destinando 10% desta receita para outras igrejas e projetos sociais que nos apoiarem na realização da Noite de Louvor.
Milton Lucas (Vineyard Piratininga)

04- Como vai ser o programa da noite?
A noite vai ser 100% de adoração ao nosso Deus.
Primeiramente, teremos a abertura com o AtitudeBand (www.myspace.com/atitudeband), ministério de jovens da Vineyard que recentemente lançou o cd Num Lugar - Vineyard Piratininga.
Em seguida, teremos a banda Vineyard Piratininga (www.myspace.com/vineyardpira), com canções que são ministradas em todo o Brasil.
Será uma noite inesquecível na presença de Deus.
Robson Silva (AtitudeBand)

05- Quem são os músicos da banda?

Atitude Band
Luis Fernando (bateria)
Toddynho (guitarra e voz)
Robson Silva (teclado)
Eliel (baixo)
Tom (guitarra e violão)
Shirley (voz)

Vineyard Piratininga
Marcio Miguel (bateria)
Amauri Muniz (baixo)
Raphael Costa (guitarra)
Fabiano Alves (violão e voz)
Andréia Miassaca (voz)
Alexandre Miassaca (teclado)

Fabiano Alves (Vineyard Piratininga)

06- Para quem realizamos o evento?
A Noite de Louvor Vineyard no Rastro do Cowboy é em primeiro lugar um evento para Deus. Queremos encher aquele lugar de louvor e ter o nome de Jesus exaltado com muita alegria. Será uma experiência e tanto ver isso acontecer num local como o Rastro, que é uma casa de shows e não uma igreja. Os próprios proprietários da casa estão muito animados com isso e desejam ver mais eventos evangélicos acontecendo lá.

A Noite de Louvor Vineyard no Rastro do Cowboy é um evento da Igreja. Queremos juntar gente de todas as denominações cristãs para juntos adorarmos a Jesus. Será uma grande festa do povo de Deus!

A Noite de Louvor Vineyard no Rastro do Cowboy é um evento para os sem-igreja. Queremos expor pessoas que ainda não conhecem o Evangelho à presença de Deus no meio dos louvores. Além de termos um programa muito bom com as bandas e isso ser um grande atrativo, sabemos que no dia o que vai fazer toda a diferença é a presença de Deus entre nós.A Noite de Louvor Vineyard no Rastro do Cowboy é um evento beneficente. Estamos levantando fundos para a construção do nosso prédio e também beneficiando igrejas e organizações sociais com 10% da receita para investimento em seus próprios projetos.
Milton Lucas (Vineyard Piratininga)

07- Quanto vai custar?
O primeiro lote dos ingressos está com o preço de R$ 10,00 (dez reais) e ainda estamos avaliando se o segundo lote terá algum acréscimo ou não. Teremos alguns camarotes a venda um pouco mais próximo da data do evento.
Márcio Miguel (Vineyard Piratininga)

Resumindo...você não pode perder!