quarta-feira, 24 de março de 2010

O REINO EM MOVIMENTO 2 | De Jerusalém para Judéia e Samaria Atos 6:8-12:24

O trecho de Atos 6:8-9:31 focaliza-se em três personagens: Estevão, Filipe e Saulo. Os dois primeiros estão entre os sete que serviam as mesas (6:2,5), e agora nós os encontramos como evangelistas ampliando as fronteiras da igreja.

Estevão – nome grego – realiza obras poderosas (6:8), o que o leva a um debate na sinagoga com judeus de fala grega (6:9) e em seguida a prisão e julgamento (6:11-15). O discurso de Estevão – o mais longo do livro de Atos – explana a história judaica, argüindo que os seguidores de Jesus são os verdadeiros judeus, e não aqueles que rejeitaram a Jesus. Ele menospreza o templo (7:48-50, citando Isaías 66:1ss) e suas palavras ecoam as de Jesus dizendo que eles estão repetindo os erros de seus ancestrais ao matar Jesus (7:51-53; cf. Lucas 6:22ss; 11:47; 13:34). Eles matam Estevão, mas não antes dele ver Jesus como “o Filho do homem” à direita de Deus (7:56; cf. Daniel 7:13ss). A morte de Estevão demarca o início de perseguição ativa das autoridades judaicas contra a igreja (8:1-3).

Filipe viaja para Samaria, ao norte, em direção a um povo que os judeus da Judéia e Galiléia não considerava como judeus ‘puros’, mas a quem Jesus havia ajudado em uma ocasião (Lucas 17:11-19). O ministério de Filipe (8:5-7) leva Pedro e João a orar para que estes novos crentes recebam o Espírito Santo. Simão, o mago, oferece dinheiro para ter este poder (8:9-13, 18ss) e é repreendido por tratar a fé cristã como mágica, algo que pudesse ser comprado e vendido (8:20-23). Eis aqui um tema que retornará no livro, pois a fé cristã opõe-se à mágica, que buscava o poder dos “deuses” para satisfazer os clientes dos mágicos (cf 19:18ss). Ao contrario, seguir Jesus significa fazer o que Ele quer (cf. 4:19ss; 5:19). Lucas deixa aqui uma lacuna na narrativa e não sabemos o que acontece com Simão (8:24), mas a inclusão dos samaritanos na igreja continua (8:25). Filipe vai para uma estrada deserta e encontra um eunuco, importante autoridade etíope (8:26-40). Outra vez as fronteiras do evangelho se expandem, uma vez que este homem seria proibido de participar da adoração judaica por causa de sua castração (Deuteronômio 23:1). Filipe o ouve ler Isaías 53 em voz alta (esta era a maneira normal de ler naquela época, mesmo quando lendo em particular), fala ao eunuco sobre Jesus e o batiza como crente. Filipe desaparece repentinamente e o eunuco não o viu mais (8:39). Ele volta à narrativa muito mais tarde (21:8ss).

Finalmente, encontramos Saulo (9:1-30). Ele aparece na história como aquele que tem aos pés os mantos daqueles que assinavam Estevão (7:58; 8:1) e como um perseguidor da igreja (8:3; 9:1ss). No entanto, aquele que pensa estar perseguindo outros descobre que Deus é quem o está procurando, e ele encontra Jesus ressuscitado o que transforma sua vida. O encontro tem elementos em comum com os chamados dos profetas do Velho Testamento, especialmente por ouvir uma voz celestial (cf. Isaías 6:8; Jeremias 1:4, 9, 11, 14) e inclui uma clara comissão para falar aos gentios sobre Jesus (neste ponto revelado para Ananias, e não diretamente a Saulo, 9:15). Saulo tem que fugir daqueles que eram seus apoiadores (9:23-25). Barnabé reaparece e (conforme é sua característica) age generosamente ao apresentar Saulo aos apóstolos, enquanto outros estão atemorizados.

Em 9:32-12:24 encontramos uma expansão ainda maior da mensagem em Israel e na Síria. Pedro viaja para Lida (9:32-35) onde cura um enfermo e depois para Jope , uma cidade da costa (9:36-43), onde ressuscita uma pessoa morta, conforme havia visto Jesus fazer. Pedro se hospeda com um curtidor de couro, uma profissão impura para o judaísmo, por trabalhar com peles de animais mortos – o que é surpreendente, tendo em vista Pedro afirmar distancia de animais impuros (10:14).

Lucas nos conta a história de um gentio, incircunciso mas temente a Deus, chamado Cornélio (10:1-11-18). Com esta história inicia-se a admissão de gentios como crentes sem exigir que se tornem primeiro judeus. A história opera em dois níveis, tanto para Cornélio quando para Pedro, que experimenta mudança profunda. Lucas destaca que Deus inicia este novo mover: Deus agiu através de um anjo (10:3-6), uma visão (10:10-16), revelação (10:17-21) e ao derramar o Espírito Santo como em Pentecostes (10:44-47). Isso tudo leva até mesmo ‘partido da circuncisão’ a concluir que Deus estava acolhendo também os gentios (11:18; cf. 11:12).
Outros desenvolvimentos se seguem: a primeira igreja gentia vem à existência (11:19-26) . Saulo agora reaparece, acompanhado por Barnabé (outra vez o encorajador para o apoio a esta nova congregação, trazendo Paulo junto) para ajudar a nova igreja. A profecia de Ágabo leva a uma nova forma de compartilhar posses (cf. 4:35ss), à medida que esta congregação gentia envia ajuda às comunidades judaico-messiânicas na Judéia (11:27-30).

A morte de Tiago traz uma sombra sobre o crescimento da igreja (12:1ss), e é seguida pela prisão de Pedro, que gera uma das mais cômicas cenas de Atos, quando Pedro é confundido com seu “anjo” - em outras palavras, com um fantasma (12:15; cf. Lucas 24:36ss)! Herodes, que mandou assassinar Tiago, morre em função de seu orgulho (12:20-23) e Lucas conclui esta trecho da história destacando o contínuo crescimento da igreja (12:24).

LEITURA BÍBLICA | Programa semanal

Segundas – Atos 6:8-8:1
Terças – Atos 8:2-8:38
Quartas - Atos 9:1-9:31
Quintas – Atos 9:32-11:18
Sextas – Atos 11:19-12-24
Um grande ajuda para a leitura bíblica diária é fazer um Estudo Indutivo Prático. São perguntas feitas para o texto: O que o texto diz? O que isso significa? Como devo responder?

MEDITAÇÃO DIÁRIA | Como fazer

Separe um ou dois versículos da leitura diária e siga os passos abaixo:
Passo 1: Ler. Qual palavra ou frase chamou a minha atenção?
Passo 2: Meditar. Qual é a minha resposta a esta palavra ou frase?
Passo 3: Orar. Como isso se aplica a minha vida hoje?
Passo 4: Contemplar. Qual é o convite que Deus está me fazendo?

ROTEIRO COMPLETO | Baixe em nosso site

Para baixar o roteiro completo com esboço do ensino no domingo, questões para grupos pequenos, dicas de leitura e meditação e notas de estudo, visite: www.vineyardpiratininga.com.br no link recursos.

sexta-feira, 12 de março de 2010

NOITE DE LOUVOR VINEYARD NO TEATRO MUNICIPAL DE BAURU COM LUCIANO MANGA

Depois do grande sucesso da Noite de Louvor Vineyard no Rastro do Cowboy no ano passado, a Vineyard realizará no dia 1o. de abril, véspera de feriado, a segunda edição do evento agora com a participação especial de Luciano Manga, ex-vocalista da banda Oficina G3 e pastor da Vineyard no Rio de Janeiro.

Manga foi um dos mais importantes lideres e fundadores da banda Oficina G3, que revolucionou a forma de apresentar o Evangelho através do rock’n roll nos anos 80. Desde os anos 90 Manga está no Rio de Janeiro, onde plantou a igreja conhecida hoje como Vineyard Rio, mas continua viajando o pais todo compartilhando sua mensagem através da musica. Ele teve participação em todos os projetos musical da Vineyard Music, inclusive no DVD “Vem esta é a hora – Ao vivo” lançado recentemente.

No evento do dia 1o. de abril, a Vineyard Music gravará seu primeiro CD solo com o Manga, o que torna o evento ainda mais importante e interessante.

Em agosto do ano passado a Noite de Louvor Vineyard levou mais de 2.000 pessoas ao Rastro do Cowboy, o que sugere que os aproximadamente 400 lugares do Teatro Municipal de Bauru serão poucos para este evento.

Os ingressos já estão à venda em Bauru na Livraria Nova Betel, Alfer, Elo Musical e em Piratininga na Cia Gospel, Elegance Modas, Colégio Educare e TH Imobiliária, alem das igrejas Vineyard de Bauru e Piratininga.
Maiores informações podem ser obtidas pelo fone (14) 3265-1818 ou pelo email secretaria@vineyardpiratininga.com.br