quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

OLHANDO PARA 2011

por Milton Lucas

Um dos pilares da cultura judaica é a celebração do Sábado, o dia de descanso.

É difícil entendermos este conceito pois somos uma geração que não sabe descansar. Estamos sempre ocupados, mesmo no dia que teoricamente seria de folga. Outros nem tem mais o dia de folga. O final de semana já foi um período de descanso, mas hoje é dia normal de trabalho para muitos – antes era só para a policia e o hospital.

Guardar o Sábado é um mandamento para os judeus. Depois de criar o mundo em seis dias, Deus descansou no sábado e ordenou que este fosse um dia santificado. Para os cristãos, o dia santificado para o descanso é o domingo, em referencia à Jesus, que ressuscitou dos mortos no domingo. É o dia de ir à missa, ou ao culto. Também é o dia de almoçar com a família, de visitar os parentes. Pelo menos, era assim.

Para muitos isso é uma conversa religiosa sem sentido, mas existem princípios relacionados com este descanso sabático ou dominical, que deixamos de lado e que estão prejudicando nossa qualidade de vida.

O dia de descanso é um dia para recalibrar nossas energias, regular nossa vida. Deus não estava cansado – ele não se cansa – mas estava nos dando um padrão, um ciclo, que devemos implementar em nossa vida. Trabalha-se, trabalha-se, trabalha-se, trabalha-se, trabalha-se, trabalha-se e ... descansa-se.

Existem três coisas a fazer nesta parada para descansar:

OLHAR PARA TRÁS. Ao parar para descansar, olhamos para trás e avaliamos o que fizemos. O que fiz? Como fiz? Para quem fiz? É importante pensarmos como temos gastado a nossa vida. Como temos investido nosso tempo, nosso dinheiro e nossa energia? Temos feito aquilo que gostamos e nos envolvido com aquilo que realmente acreditamos? Estamos fazendo o que fazemos por que queremos ou estamos simplesmente realizando o sonho ou a expectativa que outros tem a nosso respeito. É fato que as circunstâncias nem sempre são favoráveis e não podemos escolher tudo na vida, mas precisamos ter clareza a respeito do que queremos e como estamos lidando com tudo que Deus colocou em nossas mãos, especialmente nosso tempo, que é limitado. E se ao olhar para trás, percebermos que erramos, que falhamos e isso nos trouxer culpa ou tristeza, temos que lembrar que Deus nos ama, nos perdoa e sempre nos dá uma nova oportunidade, uma nova chance.

OLHAR PARA DENTRO. Ao parar para descansar, olhamos para dentro para pensar quem nós somos e o que é importante de verdade. Quem sou eu? Estou feliz com o tipo de pessoa que me tornei? O que é importante para mim? Quem é importante para mim? Quem são as pessoas que fazem parte da minha vida? O tipo de pessoas que tenho ao meu redor diz muito sobre o tipo de pessoa que eu sou. Todos nós somos guiados por valores. Valores são as coisas que consideramos importantes, prioritárias em nossa vida. Nossas ações são expressões dos valores que temos. Aqui entra a nossa fé também. No que acreditamos? Acredito em Deus de verdade ou sou apenas um religioso fanático e alienado? Se creio, tenho incorporado Seus ensinamentos de forma prática à minha vida? Meus valores determinam como cuido de mim mesmo, da minha família, da minha carreira, da minha cidade, do meu futuro.

OLHAR PARA FRENTE. Finalmente, ao parar para descansar, olhamos para o futuro. Quais são os meus objetivos? Onde quero chegar? Para onde estou caminhando? Alguém disse que quem não sabe para onde vai, não chega a lugar nenhum. Tenho a impressão que muitos estão indo para lugar nenhum, pois não têm mais sonhos ou expectativas. Pior, muitos realmente não sabem o que querem da vida. Falo aqui de planos e conquistas como carreira, família, filhos, casa, viagens, formação e aposentadoria por exemplo, que são coisas legítimas e necessárias, mas a questão vai além. Qual é a contribuição que quero deixar neste mundo? Como é que quero ser lembrado? Como posso viver uma vida que faça diferença na vida de outros? Um mais fundo, qual o meu destino depois que meus anos de vida na terra cessarem? Jesus nos disse que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ele nos prometeu que ao segui-lo teríamos uma vida abundante aqui na terra, mas também que teríamos uma vida eterna com Ele. Olhar para Jesus, como Ele viveu, aquilo que Ele ensinou e as promessas que Ele nos fez é a única forma de termos um futuro pleno, sem medo agora e sem arrependimento depois.

Ao olhar para 2011 inclua o descanso em sua vida. Não estou falando de lazer. As duas coisas são diferentes. O lazer nos cansa também. Precisamos parar e refletir. Olhar para trás, olhar para dentro e olhar para o futuro. Faça isso em oração e peça a Deus que ilumine sua mente e seu coração. Peça para Ele responder suas questões. Isso pode acontecer no sábado, no domingo, ou mesmo várias vezes durante o dia. Mas precisa ser feito.

Está escrito em Êxodo 20:11 “Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou”

Milton Lucas é pastor da Vineyard Piratininga www.vineyardpiratininga.com.br