segunda-feira, 12 de maio de 2008

Maria: aprendendo com a mãe de Jesus


Magnificat (também conhecida como a Música de Maria) é um cântico entoado por Maria, Mãe de Jesus, ao visitar Isabel, Mãe de João Batista, enquanto ambas estavam com seus filhos ainda no ventre. O registro está em Lucas 1.46,49 e um trecho dele é assim:

‘Minha alma engrandece ao Senhor, pois o Poderoso fez grandes coisas em meu favor; Santo é o seu nome’

Ao celebrarmos o Dia das Mães, porque não refletirmos um pouco sobre aquela que foi escolhida por Deus, para ser a mãe do Messias, do Salvador do mundo.

Enquanto católicos atribuem à Maria o papel de co-rendentora e intercessora diante de Deus, protestantes reagem afirmando que só existe um Mediador entre Deus e os homens: Jesus. O propósito desta conversa aqui não é resolver o conflito.

Maria era muito jovem quando recebeu a visita de um anjo, e através dele o chamado para dar a luz ao Filho de Deus, que seria concebido através do Espírito Santo. Ela estava noiva de José, que Segundo os historiadores teria mais de sessenta anos e outros vários filhos do primeiro casamento. Tudo isso acontecia num vilarejo de pouco mais de dez mil habitantes, com uma forte religiosidade judaica.

A mãe de Jesus não se intimidou diante de todos as circunstâncias que envolviam o cumprimento do seu chamado. Lucas 1.38 registra sua reação: ‘Sou serva do Senhor, que aconteça comigo conforme a tua palavra’.

Baseadas neste resposta, abaixo algumas características importantes da vida de Maria com as quais podemos aprender e crescer:

1. Submissão à vontade de Deus.
2. Identidade de servo
3. Ouvidos para a Palavra do Senhor
4. Fé para crer num milagre

Estas também deveriam ser as características de todos nós que nos identicamos como cristãos e discípulos de Jesus.

O mundo afastado de Deus e caótico que vivemos necessita de mães, pais e famílias que sejam assim.

Senhor, dá-nos um coração como o de Maria!

Nenhum comentário: