segunda-feira, 26 de abril de 2010

O REINO EM MOVIMENTO 3 | Rumo aos confins da terra - Parte 1 | At 12:25-16:05

Em Atos 13:1-3 nós temos um lampejo da vida de uma congregação dos primeiros cristãos, à medida que eles - ou talvez seus líderes - se reúnem para adorar. À medida que eles oram e jejuam, o Espírito fala, provavelmente enquanto um dos membros do grupo compartilha aquilo que ele crê que Deus está falando (cf. 21.11). Barnabé e Saulo são comissionados e enviados. Em Chipre (13:4-12) parece que Saulo assume a liderança - ele passa a ter seu nome mencionado em primeiro lugar a partir de 13:13 – e ele agora é conhecido por seu nome romano, Paulo (13:9). Navegando de Pafos eles chegam em Perge (costa sul da atual Turquia), onde João Marcos os deixa (13:13), fato que será significativo mais tarde (15:36-41). Barnabé e Saulo vão então para Antioquia da Pisídia.

Em Antioquia da Pisídia, um padrão de evangelismo emerge: Barnabé e Saulo vão primeiro à sinagoga e falam sobre Jesus (13:14-43) e isso causa divisão entre os judeus: alguns aceitam sua mensagem e outros a rejeitam (13:43, 45). O judeus descrentes atacam os missionários (13:45), o que leva os missionários a levar a mensagem aos gentios (13:46-49). A perseguição pelos judeus não-cristãos força os missionários a partirem (13:50f). Lucas mostra isso como um padrão em 14:1: “como de costume, foram à sinagoga judaica”.

Listra é diferente por ser uma cidade pagã, sem uma sinagoga (14:8-20). Lá uma cura abre o caminho, enquanto Paulo prega (14:9ss), mas também leva a um mal-entendido, pois as pessoas pensam que Paulo e Barnabé são deuses. Lucas fala do restante da jornada resumidamente, registrando uma visita a Derbe e visitas à outras cidades, no caminho de volta (14:21-23), antes que retornem a Antioquia da Síria (14:24-26).

A questão sobre a circuncisão dos novos crentes gentios volta à tona quando um grupo da Judéia vem à Antioquia e Paulo e Barnabé debatem com eles (15:1ss; aparentemente Paulo escreveu a carta aos Gálatas no meio desta crise). O concílio dos apóstolos e presbíteros que acontece em Jerusalém, é um marco em Atos, pois depois de muito debate é aceito que os crentes gentios não precisam se tornar judeus. O argumento chave é que as experiências contadas por Pedro, Barnabé e Paulo foram profetizadas no Velho Testamento, como diz Tiago ao citar Amos 9:11ss (Atos 15:16ss).

Embora os crentes gentios não sejam obrigado a circuncidar-se, Tiago propõe restrições (15:20), ecoando mandamentos de Levítico 17-18 (note em 17:8 e 18:26-30, que especificam mandamentos aplicados aos estrangeiros que vivem entre os israelitas). Historicamente, este acordo não se sustenta por muito tempo, e a restrição da carne já teria sido abolida na época em que foi escrito o Evangelho de Marcos (Marcos 7.18ss).

Ao iniciar uma nova jornada, Paulo e Barnabé discutem à respeito de João Marcos (15:36-41). O resultado é que Barnabé segue para Chipre com João Marcos - última menção sobre eles em Atos - e Paulo segue para Síria e Cilícia, passando por Derbe, com Silas.

Em Derbe, Paulo encontra Timóteo, um jovem recomendado pela igreja, cuja mãe é judia. Decidindo levar Timóteo consigo, Paulo o circuncida, demonstrando que não se opõe à circuncisão para judeus, mas simplesmente se opõe exigência de que os crentes gentios sejam circuncidados para serem salvos (16:1-3).

O trecho termina com Paulo e Silas viajando e transmitindo as decisões tomadas pelos apóstolos e presbíteros em Jerusalém, fortalecendo assim as igrejas, que continuam a crescer.

LEITURA BÍBLICA | Programa semanal

Segundas – Atos 13:1-12
Terças – Atos 13:13-52
Quartas - Atos 14
Quintas – Atos 15:1-35
Sextas – Atos 15:36-16:5
Para leitura bíblica diária é fazer um Estudo Indutivo Prático. São perguntas feitas para o texto: O que o texto diz? O que isso significa? Como devo responder?

MEDITAÇÃO DIÁRIA | Como fazer

Separe um ou dois versículos da leitura diária e siga os passos abaixo:
Passo 1: Ler. Qual palavra ou frase chamou a minha atenção?
Passo 2: Meditar. Qual é a minha resposta a esta palavra ou frase?
Passo 3: Orar. Como isso se aplica a minha vida hoje?
Passo 4: Contemplar. Qual é o convite que Deus está me fazendo?

ROTEIRO COMPLETO | Baixe em nosso site

Para baixar o roteiro completo com esboço do ensino no domingo, questões para grupos pequenos, dicas de leitura e meditação e notas de estudo, visite: www.vineyardpiratininga.com.br no link recursos

Nenhum comentário: