quinta-feira, 13 de outubro de 2011

EDUCAÇÃO = CARINHO + LIMITES

por Milton Lucas

“Educar é buscar o equilíbrio entre carinho e limites. Este equilíbrio encontramos em Deus” foi o resumo da palestra de Cris Poli, a Super Nanny, em sua visita à Piratininga há duas semanas. Ela já visitou mais de cem lares nas oito temporadas de seu programa e hoje mais de trinta mil famílias estão na fila de espera.

A verdade é que os pais estão perdidos. Ninguém sabe o que fazer! Uns perderam totalmente a estribeira e partiram para agressão física. Outros, cruzaram os braços e largaram seus filhos aos “Deus dará” ou então resolveram paparicar e agradar seus filhos, na tentativa de trazer a tão sonhada paz na família.

O resultado desta não-educação dos filhos é um caos. A violência e os maus-tratos desencadearam a violência que impera em muitos lares e se espalha pelas ruas, pelas escolas e por toda parte. A omissão ou a “bajulação” dos pais em relação aos seus filhos tem formado crianças que não respeitam e não reconhecem nenhuma autoridade e, portanto, fazem o que querem e quando querem.

Um dos sinais mais evidentes deste desmando dos pais está na escola. O tempo que deveria ser gasto na capacitação mental e cultural dos nossos jovens hoje é gasto na separação de brigas ou na elaboração de estratégias para manter os alunos dentro da escola. O policial militar que cuidava do respeito à faixa de pedestres na porta da escola, está agora dentro da sala de aula tentando conter a furia dos alunos.

Os pais desesperados esperam que o delegado, o policial militar, o conselho tutelar, o conselho antidrogas, os professores, a igreja ou quem quer que seja assuma a responsabilidade pelos seus filhos, pois não sabem mais o que fazer.

No mesmo evento que a Super Nanny falou em Piratininga para cerca de trezentos formadores de opinião, à convite do Conselho Municipal Antidrogas, ouvimos um delegado regional, uma neuropsicóloga e um diretor de comunidade terapêutica. Nossos quatro palestrantes foram unânimes em dois aspectos: a transformação de nossa sociedade passa obrigatoriamente pelo restabelecimento do papel dos pais e pela retorno das famílias à busca por Deus.

Não existe solução fácil, não existe uma receita milagrosa. O que existe é o empenho diário, constante e deliberado de dar carinho e limites de forma equilibrada para nossos filhos. A referência para este equilíbrio está em Deus, que revela-se nas Escrituras Sagradas como o Pai Nosso, que ama, mas que também corrige.

Está escrito em Provérbios 22.6 “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”.

Só podemos ensinar um caminho que já conhecemos. O primeiro passo para qualquer mudança na realidade das famílias é um retorno ao Caminho de Deus.

Milton Lucas é pai de três filhos, pastor da Vineyard Piratininga e presidente do Conselho Municipal Antidrogas


Nenhum comentário: