segunda-feira, 28 de abril de 2008

Trazendo o céu à terra


por Milton Lucas

Já ouviu alguém dizer que sua vida é um inferno? Uma frase for te, mas cheia de significado. Nos nossos dias as expressões céu e inferno caíram em desuso nas igrejas. Segundo a revista Veja em 20 de fevereiro deste ano é como se as igrejas tivessem se secularizado, relegando idéias que antes inspiravam temor (o inferno) e esperança (céu) para o plano das figuras de linguagem. Na matéria ´O fogo eterno queima mesmo´ a revista traz a palavra do Papa Bento XVI reiterando que o inferno existe mesmo e é um lugar onde as pessoas queimam por toda a eternidade. Nela também o teólogo anglicano N.T.Wright afirma que não seremos nós que vamos ascender aos céus, é Jesus que descerá à terra e viveremos céu aqui. Esta realidade espiritual de céu e inferno é fundamental para entendermos o Reino de Deus e a obra de Jesus em nossas vidas. Mais do que isso, como devemos viver a nossa vida hoje.

O INFERNO É UM LUGAR E TAMBÉM UM PODER. Em Mateus 25:41 encontramos Jesus ensinando que no seu retorno, ele dirá aos estiverem à sua esquerda: ´Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos´. Este fogo eterno é o inferno, que não foi criado para o homem e sim para o diabo e suas hostes, e será o destino daqueles que não o receberam. A palavra inferno, tanto no hebraico como no grego quer dizer: lugar dos mortos, túmulo ou lugar de eterna punição. Por outro lado em Mateus 16.18 Jesus também ensina que a igreja que ele está edificando prevalecerá contra as portas do inferno. Ou seja, existe uma batalha espiritual aqui entre estes poderes, mas os céus vencerão o inferno.

O CÉU É MAIS QUE UM LUGAR, É O DOMÍNIO DE DEUS. Há vários céus na Bíblia: aquele que nós vemos, o firmamento (onde está o sol e as estrelas) e o céu onde Deus está. Este último é o seu Reino, seu governo sobre toda a Criação. É a sua influência, seu poder. Ao criar o mundo tudo estava debaixo dele, mas a queda fez com que a terra fosse desligada dele e os poderes das trevas (inferno) passam a governar sobre o homem e sobre tudo que acontece aqui. O Salmo 115.16 diz que os céus são do Senhor, mas a terra ele deu aos homens. Mas a promessa em Isaías é que novos céus e nova terra seriam criados, e a Nova Jerusalém desceria do céu e o Senhor novamente reinaria com seu povo.

NÓS NÃO VAMOS PARA O CÉU. É O CÉU QUE VEM ATÉ NÓS. Ao morrermos iremos sim para um lugar transitório (seio de Abraão) que nós chamamos céu! Mas a Criação é boa e o fim da história acontece aqui com o retorno de Jesus! Os mortos ressuscitarão, o Senhor estará entre nós e o céu será aqui! Apocalipse 21: 1-5 diz: ´Vi novo céu e nova terra... nova Jerusalém, que descia do céu... Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram... Eis que faço novas todas as coisas... ´. A vinda de Jesus é o cumprimento desta promessa e ele nos ensinou a buscar a vinda deste reino à terra, inclusive ao nos ensinar a orar: ´Venha a nós o teu reino... assim na terra como no céu´. Este céu não é só futuro. É hoje aqui! Jesus não ensinou muito sobre como ir para o céu ou como é o céu, mas seu enfoque sempre foi como trazer o céu (Reino de Deus) aqui e agora. Em Mateus 4.17 Jesus diz ´arrependei-vos´ pois o Reino está próximo, à mão, perto, á disposição. O céu veio até vocês! A palavra hebraica que Jesus provavelmente usou foi t´shuva que quer dizer retorno. Voltem ao início, ao começo, ao reino e ao governo de Deus, como era na Criação.

SOMOS CHAMADOS A TRAZER O CÉU À TERRA HOJE! Enquanto Jesus não retorna, podemos desfrutar deste céu aqui na terra. O Reino será completo no retorno de Jesus, mas ele o inaugurou e podemos experimentá-lo hoje, aqui, agora, ainda que de forma imperfeita. Este é todo o conteúdo das parábolas de Jesus explicando a manifestação presente deste céu (reino). Somos embaixadores do céu. Levamos este céu aonde vamos. Através da fé na obra de Jesus trazemos o céu para nossa vida, para nossa família, nossa igreja e ao mundo ao nosso redor. Fazemos isso através da oração, do louvor e da adoração, mas também através das nossas ações de justiça e de uma vida pautada pela verdade.

A SUA VIDA É UM CÉU OU É UM INFERNO? O inferno não foi criado pra você e nem você para ele! Se o inferno está ao nosso redor, nos cercando, o céu também está entre nós em Jesus! No meio das lutas e das dificuldades podemos nos conectar e desfrutar desta presença do céu em nossas vidas. Somos mensageiros deste céu a todos que ainda não o conhecem. Que o céu venha sobre nós e sobre muitos. Venha teu Reino, Senhor!

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga

Nenhum comentário: