segunda-feira, 14 de abril de 2008

Em seus passos, o que faria Jesus?


No livro ´Em seus passos o que faria Jesus?´, o autor Charles M. Sheldon, imagina o que aconteceria se os cristãos de uma igreja em uma certa cidade se comprometessem durante um ano inteiro a não fazer nada sem antes perguntar: que faria Jesus em meu lugar? Seguir os passos de Jesus que trouxe muita alegria a inúmeros cristãos, mas também causou incompreensão, conflito e sofrimento para alguns.

A pergunta é desafiadora se tentarmos imaginar como viveria o Filho de Deus nos dias de hoje. Em João 20:19-22 o próprio Jesus diz que ´Assim como o Pai me enviou, eu os envio´ referindo-se na ocasião aos seus discípulos, mas também a nós que somos seus discípulos hoje.

Quem seriam os amigos de Jesus hoje? Seus amigos eram cobradores de impostos, samaritanas, prostitutas, leprosos, mulheres e crianças. Eram aqueles que a sociedade considerava moralmente ou religiosamente questionáveis, pessoas impuras e excluídas. Quem são os nossos amigos? Como temos nos relacionado com os excluídos da nossa sociedade e na maioria das vezes da nossa religião?

Quais seriam os lugares que Jesus freqüentaria hoje? Jesus passou a maior parte do seu tempo nas ruas, no meio do povo, nos lugares onde as pessoas estavam. Ele esteve em templos e sinagogas, mas a maioria dos seus ensinos e dos seus milagres aconteceram em praça pública. Inclusive em Samaria, um lugar proibido aos judeus ele esteve. Quais são os lugares que nós freqüentamos? Temos vivido enfiados nos templos e nas festinhas dos crentes ou temos ido a campo para influenciar o mundo ao nosso redor?

Quais seriam os temas das conversas de Jesus hoje? Jesus falava com as pessoas à respeito das coisas do cotidiano e era daí que seus ensinamos fluíam. Ele falou sobre sementes, tesouros, redes, fermento, enquanto explicava o Reino de Deus. Na conversa com a mulher samaritana o assunto era água e na conversa com Nicodemos o nascimento de uma criança. Como nós abordamos os assuntos e os problemas dos nossos dias? Ou será que perdemos o contato com a realidade e sequer temos vocabulário para falar a língua dos nossos dias?

Quais seriam os milagres que Jesus faria hoje? Jesus operou milagres interferindo sobrenaturalmente em problemas físicos, emocionais e espirituais daqueles que o rodeavam. Os milagres eram sinais do Reino de Deus. Quais são os milagres que esperamos Jesus fazer hoje? Batismo no ônibus, emagrecer pessoas, prosperidade financeira, dentes de ouro? Quais são os reais problemas físicos, emocionais e espirituais da nossa geração?

Qual seria a religião de Jesus hoje? Interessante que Jesus não fundou uma igreja, não se estabeleceu numa sinagoga e nem trabalhou para fazer seu próprio nome conhecido. Na conversa com a mulher samaritana, ao ser questionado sobre o local correto para adorar – Jerusalém ou Monte Gerizim – Jesus não defendeu sua formação judaica e nem atacou a religião samaritana, mas afirmou que o Pai procura verdadeiros adoradores. Qual é a nossa religião? Será que não estamos nos tornando religiosos distantes de um relacionamento verdadeiro com o vivo Deus?

Qual seria a missão de Jesus hoje? Provavelmente a mesma: destruir as obras de Satanás, dar a sua própria vida em resgate de muitos, cumprir a vontade do seu Pai e fazer discípulos. Qual é a nossa missão? Como temos definido nossas prioridades, como temos gasto nosso tempo, nossa energia e nossos recursos?

O que você fará?
Quem são os seus amigos? Jesus ainda é amigo de pecadores!
Quais os lugares que freqüenta? Jesus ainda vai a lugares que ninguém quer ir!
Como você aborda as questões dos nossos dias? Jesus ainda tem respostas!
Quais os milagres que você espera? Jesus ainda faz coisas sobrenaturais!
Qual é a sua religião? Jesus ainda procura verdadeiros adoradores!
Qual é sua missão? A missão de Jesus continua a mesma, mas agora através de nós!

Um comentário:

Maycon Barroco disse...

Correto! existe uma simplicidade perdida através do tempo... O Evangelho é simples, os homens que confundem as coisas...