domingo, 6 de julho de 2008

Serviço é sinal de vida espiritual


Por Milton Lucas

Assim como pulso, pressão arterial, temperatura e respiração são indicadores da saúde física geral de uma pessoa, existem sinais vitais que indicam a saúde espiritual de um cristão. Já falamos recentemente sobre amor e obediência, hoje gostaria de falar sobre serviço.

NOSSO SERVIÇO É UM SINAL DE QUE REALMENTE TEMOS UMA VIDA ESPIRITUAL. Há algumas semanas me deparei com um video na internet contando a história de Andressa Duarte, uma menina adolescente que de segunda à segunda investia pelo menos uma hora do seu dia em evangelismo ou serviço social. Mais de 100 pessoas foram batizadas como fruto do ministério desta menina que faleceu com 14 anos, mas deixou um exemplo de vida e generosidade de grande impacto.

O EVANGELHO É BOA NOTÍCIA PRA MIM E PARA OS QUE ME CERCAM. Quando alguém se converte ao Caminho de Jesus isso é boa notícia pra ele, mas também é boa notícia pra todo mundo que o cerca. A mudança que está acontecendo com esta pessoa vai afetar a redondeza. Neste aspecto, o evangelho é boa notícia inclusive para quem não crê, pois ele também será beneficiado pelo efeito do Evangelho naquele que crê. A chegada do Reino nos faz melhores vizinhos, melhor patrões e funcionários, esposos, cidadãos.

SOMOS ABENÇOADOS PARA SERMOS UMA BENÇÃO. O chamado de Abraão em Gênesis 12:2-3 é universal: ‘eu o abençoarei … e você sera uma benção … por meio de você todos os povos da terra serao abençoados’. Somos convocados pelo Senhor para abençoar os crentes e os não crentes também. A igreja não existe para si mesma, mas para o benefício do mundo. Se a igreja não serve, ela perdeu a razão de sua existência e de sua vida. Não vivemos para reclamar ou apontar os erros e problemas do mundo ao nosso redor, mas para ir de encontro a eles e fazer alguma coisa. Em Cincinatti, nos Estados Unidos, a Vineyard tem desenvolvido um projeto chamado ‘Conspiração de bondade’ simplesmente servindo à cidade de todas as formas possíveis. O slogan deles é ‘Pequenos atos de bondade podem mudar o mundo’. É o que temos procurado fazer como igreja em nossa cidade também servindo nas créches, asilos, orfanatos, junto com católicos, espiritas, governo muncipal etc. Mas e individualmente, no nosso campo de influência pessoal, o que temos feito?

NÃO VIVEMOS POR RECOMPENSAS. E o que ganhamos com isso? Não vivemos por recompensas, vivemos por amor a Deus. Nosso objetivo na vida não é torná-la mais fácil, mas sim torná-la mais signicativa e importante. Os ensinos de Jesus eram sempre mais pesados para os seus discípulos mais próximos. Não vivemos para ir para o céu, mas vivemos para trazer o céu aqui na terra, para nós e para outros.

COMO VAMOS REAGIR ÀS NECESSIDADES AO NOSSO REDOR? Num mundo como o nosso, podemos nos fechar e nos tornar duros, sínicos, orgulhosos, vaidosos e egoístas. Por outro lado, como cristãos, discípulos de Jesus, podemos nos juntar e sermos uma comunidade de pessoas que não apenas fala do Evangelho, mas que o demonstra através de uma vida de verdadeiro amor e serviço ao próximo.

COMO ANDA SUA SAÚDE ESPIRITUAL? Tem amado a Deus sobre todas coisas? Tem amado seu próximo como ama a você mesmo? Tem obedecido ao Senhor e aos seus mandamentos? Tem servido e sido um sinal do amor de Deus a todos que estão ao seu redor?

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga

Nenhum comentário: