quarta-feira, 24 de março de 2010

O REINO EM MOVIMENTO 2 | De Jerusalém para Judéia e Samaria Atos 6:8-12:24

O trecho de Atos 6:8-9:31 focaliza-se em três personagens: Estevão, Filipe e Saulo. Os dois primeiros estão entre os sete que serviam as mesas (6:2,5), e agora nós os encontramos como evangelistas ampliando as fronteiras da igreja.

Estevão – nome grego – realiza obras poderosas (6:8), o que o leva a um debate na sinagoga com judeus de fala grega (6:9) e em seguida a prisão e julgamento (6:11-15). O discurso de Estevão – o mais longo do livro de Atos – explana a história judaica, argüindo que os seguidores de Jesus são os verdadeiros judeus, e não aqueles que rejeitaram a Jesus. Ele menospreza o templo (7:48-50, citando Isaías 66:1ss) e suas palavras ecoam as de Jesus dizendo que eles estão repetindo os erros de seus ancestrais ao matar Jesus (7:51-53; cf. Lucas 6:22ss; 11:47; 13:34). Eles matam Estevão, mas não antes dele ver Jesus como “o Filho do homem” à direita de Deus (7:56; cf. Daniel 7:13ss). A morte de Estevão demarca o início de perseguição ativa das autoridades judaicas contra a igreja (8:1-3).

Filipe viaja para Samaria, ao norte, em direção a um povo que os judeus da Judéia e Galiléia não considerava como judeus ‘puros’, mas a quem Jesus havia ajudado em uma ocasião (Lucas 17:11-19). O ministério de Filipe (8:5-7) leva Pedro e João a orar para que estes novos crentes recebam o Espírito Santo. Simão, o mago, oferece dinheiro para ter este poder (8:9-13, 18ss) e é repreendido por tratar a fé cristã como mágica, algo que pudesse ser comprado e vendido (8:20-23). Eis aqui um tema que retornará no livro, pois a fé cristã opõe-se à mágica, que buscava o poder dos “deuses” para satisfazer os clientes dos mágicos (cf 19:18ss). Ao contrario, seguir Jesus significa fazer o que Ele quer (cf. 4:19ss; 5:19). Lucas deixa aqui uma lacuna na narrativa e não sabemos o que acontece com Simão (8:24), mas a inclusão dos samaritanos na igreja continua (8:25). Filipe vai para uma estrada deserta e encontra um eunuco, importante autoridade etíope (8:26-40). Outra vez as fronteiras do evangelho se expandem, uma vez que este homem seria proibido de participar da adoração judaica por causa de sua castração (Deuteronômio 23:1). Filipe o ouve ler Isaías 53 em voz alta (esta era a maneira normal de ler naquela época, mesmo quando lendo em particular), fala ao eunuco sobre Jesus e o batiza como crente. Filipe desaparece repentinamente e o eunuco não o viu mais (8:39). Ele volta à narrativa muito mais tarde (21:8ss).

Finalmente, encontramos Saulo (9:1-30). Ele aparece na história como aquele que tem aos pés os mantos daqueles que assinavam Estevão (7:58; 8:1) e como um perseguidor da igreja (8:3; 9:1ss). No entanto, aquele que pensa estar perseguindo outros descobre que Deus é quem o está procurando, e ele encontra Jesus ressuscitado o que transforma sua vida. O encontro tem elementos em comum com os chamados dos profetas do Velho Testamento, especialmente por ouvir uma voz celestial (cf. Isaías 6:8; Jeremias 1:4, 9, 11, 14) e inclui uma clara comissão para falar aos gentios sobre Jesus (neste ponto revelado para Ananias, e não diretamente a Saulo, 9:15). Saulo tem que fugir daqueles que eram seus apoiadores (9:23-25). Barnabé reaparece e (conforme é sua característica) age generosamente ao apresentar Saulo aos apóstolos, enquanto outros estão atemorizados.

Em 9:32-12:24 encontramos uma expansão ainda maior da mensagem em Israel e na Síria. Pedro viaja para Lida (9:32-35) onde cura um enfermo e depois para Jope , uma cidade da costa (9:36-43), onde ressuscita uma pessoa morta, conforme havia visto Jesus fazer. Pedro se hospeda com um curtidor de couro, uma profissão impura para o judaísmo, por trabalhar com peles de animais mortos – o que é surpreendente, tendo em vista Pedro afirmar distancia de animais impuros (10:14).

Lucas nos conta a história de um gentio, incircunciso mas temente a Deus, chamado Cornélio (10:1-11-18). Com esta história inicia-se a admissão de gentios como crentes sem exigir que se tornem primeiro judeus. A história opera em dois níveis, tanto para Cornélio quando para Pedro, que experimenta mudança profunda. Lucas destaca que Deus inicia este novo mover: Deus agiu através de um anjo (10:3-6), uma visão (10:10-16), revelação (10:17-21) e ao derramar o Espírito Santo como em Pentecostes (10:44-47). Isso tudo leva até mesmo ‘partido da circuncisão’ a concluir que Deus estava acolhendo também os gentios (11:18; cf. 11:12).
Outros desenvolvimentos se seguem: a primeira igreja gentia vem à existência (11:19-26) . Saulo agora reaparece, acompanhado por Barnabé (outra vez o encorajador para o apoio a esta nova congregação, trazendo Paulo junto) para ajudar a nova igreja. A profecia de Ágabo leva a uma nova forma de compartilhar posses (cf. 4:35ss), à medida que esta congregação gentia envia ajuda às comunidades judaico-messiânicas na Judéia (11:27-30).

A morte de Tiago traz uma sombra sobre o crescimento da igreja (12:1ss), e é seguida pela prisão de Pedro, que gera uma das mais cômicas cenas de Atos, quando Pedro é confundido com seu “anjo” - em outras palavras, com um fantasma (12:15; cf. Lucas 24:36ss)! Herodes, que mandou assassinar Tiago, morre em função de seu orgulho (12:20-23) e Lucas conclui esta trecho da história destacando o contínuo crescimento da igreja (12:24).

LEITURA BÍBLICA | Programa semanal

Segundas – Atos 6:8-8:1
Terças – Atos 8:2-8:38
Quartas - Atos 9:1-9:31
Quintas – Atos 9:32-11:18
Sextas – Atos 11:19-12-24
Um grande ajuda para a leitura bíblica diária é fazer um Estudo Indutivo Prático. São perguntas feitas para o texto: O que o texto diz? O que isso significa? Como devo responder?

MEDITAÇÃO DIÁRIA | Como fazer

Separe um ou dois versículos da leitura diária e siga os passos abaixo:
Passo 1: Ler. Qual palavra ou frase chamou a minha atenção?
Passo 2: Meditar. Qual é a minha resposta a esta palavra ou frase?
Passo 3: Orar. Como isso se aplica a minha vida hoje?
Passo 4: Contemplar. Qual é o convite que Deus está me fazendo?

ROTEIRO COMPLETO | Baixe em nosso site

Para baixar o roteiro completo com esboço do ensino no domingo, questões para grupos pequenos, dicas de leitura e meditação e notas de estudo, visite: www.vineyardpiratininga.com.br no link recursos.

Nenhum comentário: