quarta-feira, 27 de abril de 2011

O CAMINHO PARA A RECUPERAÇÃO: Onde buscar ajuda?

por Milton Lucas

Todos temos vícios, maus hábitos, feridas e dependências. Se o primeiro passo para a recuperação é admitir este fato, o segundo é crer e ter esperança. Para isso é preciso ter fé!

Ao falar sobre fé, confundimos espiritualidade com religião. A religião é a forma, mas a espiritualidade fala de essência. Podemos divergir sobre a forma, mas é inegável que todos temos uma busca interior, um anseio que precisa ser saciado. Todos nós buscamos por algo, na verdade, buscamos Deus! Para nos ajudar nesta busca, é importante esclarecer alguns pontos.

DEUS EXISTE. Tanto a natureza, quanto nossa própria consciência confirmam a existência de Deus. Podemos estudar e aprender sobre a natureza, mas como explicar a vida? Temos dentro de nós uma consciência nata sobre certo e errado – muito embora uma grande maioria resolva simplesmente ignora-la. De onde ela vem? Estes são dois sinais fundamentais e indiscutíveis. A Bíblia não é um livro escrito para provar a existência de Deus. Ela simplesmente pressupõe e verdade inabalável: Ele existe. Não cabe à igreja ou à Bíblia provar Sua existência. O ônus da prova é de quem acusa, não é assim? Provar a não-existência de Deus tem sido a tarefa infrutífera de muitos. A verdade é que a maioria crê em Deus. Por outro lado, a minoria o conhece. Quer saber quem Ele é, leia a Bíblia. Comece com os evangelhos. Jesus veio nos mostrar quem Deus é!

DEUS SE IMPORTA. O nosso desconhecimento de Deus nos deu imagens erradas à seu respeito. Algumas imagens vêm do nosso relacionamento familiar, outras da prática religiosa e outras da mídia, por exemplo. Pensamos em Deus como um velho ranzinza, com um raio na mão, esperando para nos condenar. É como se a grande missão desse “deus” fosse tirar tudo que é bom da nossa vida e nos fazer sofrer. Nada mais longe da verdade. Deus é bom! Deus nos criou! Deus criou o prazer! Deus é a fonte da alegria. Deus sabe tudo acerca de minha situação. Ele sabe dos meus hábitos, vícios e mágoas e não fica surpreso ou chocado. Deus conhece a minha situação, sabe da minha história, das minhas limitações e tentações. Ele me ama mesmo assim. Deus quer mudar a mim e a minha situação também. Ele sabe que eu não consigo mudar, que não tenho poder. Ele pode me libertar e o fará, seu eu permitir.

DEUS ME ESPERA. Não é suficiente crer em Deus, temos que nos conectar com seu poder. Temos que nos arriscar e ir em direção a Ele. Como um cavalheiro, Ele não interfere em nosso livre arbítrio. Ele espera, Ele nos aguarda. Ele está sempre de braços abertos nos esperando. Como conectar-se com Deus e com seu poder? É muito simples: creia e receba. Relacionamento com Deus não é a respeito do que nós podemos fazer, mas daquilo que Ele pode e já fez por nós. É preciso honestidade, humildade e coragem para clamar por socorro. Se clamarmos, Ele virá.

Tudo começa com uma oração simples: “ACREDITO DE TODO CORAÇÃO QUE DEUS EXISTE, QUE ELE SE IMPORTA COMIGO E QUE TEM O PODER DE ME AJUDAR EM MINHA RECUPERAÇÃO.

Está escrito em Hebreus 11.6: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam”

Milton Lucas é pastor e está em recuperação na Comunidade Vineyard de Piratininga.

Nenhum comentário: