segunda-feira, 12 de novembro de 2007

A vida cristã normal: andar no Espírito

Se a salvação não é obra nossa, a vida cristã também não. É o que Paulo afirma em Romanos 8.1-17. Foi Deus quem nos libertou do domínio do pecado e é ele quem nos comunica uma nova vida: a sua. Não há razão para trabalhos forçados – leia-se religião – neste novo relacionamento. É impossível fazer a vontade de Deus com base na nossa própria força. Para Paulo o espírito humano está adormecido ou morto enquanto não é trazido a vida pelo Espírito de Deus. Dai, andar ‘segundo o espírito (pneuma)’ implica na ação do espírito humano em resposta à orientação do Espírito divino. Não se trata de um impulso esporádico, mas de uma experiência habitual do crente. Nos tornamos filhos de Deus, agora compartilhamos de sua natureza dentro de nós ‘Não sou mais eu quem vivo, mas é Cristo que vive em mim’ Gálatas 2.20. Nos tornamos filhos de Deus, o Espírito do Senhor veio habitar (morar) dentro de nós e ele injeta em nós a sua própria vida. O conflito interno entre as duas naturezas – carne e Espírito - continua, mas onde o Espírito tem controle a carne tem que recuar. Santificação é primariamente obra de Deus (1 Ts 5.23; Fp 2.13; Hb 13.20) e é cumprimento das profecias do Antigo Testamento (Jeremias 31.33 e Ezequiel 36.26) que falam de uma nova mente e um novo coração que seriam comunicados a um novo povo de Deus. A vida cristã normal é vivida através do Espírito Santo. Ela implica em SABER (revelação), CONSIDERAR (fé), OFERECER-SE (consagração), mas só se torna realidade quando ANDAMOS NO ESPÍRITO. ‘A primeira obra do Espírito é capacitar os homens a entenderem a obra divina redenção .. ele habita no crente, capacitando-o a viver segundo o Espírito’ diz George E. Ladd. O comentarista F.F. Bruce sentencia ‘A santidade cristã não consiste na penosa conformidade com preceitos particulares de um código externo de leis. É antes uma questão do Espírito Santo produzir seu fruto na vida do crente, reproduzindo aquelas graças que só se viram com perfeição na vida de Cristo’ Mãos à obra! Aos indecisos a respeito de Jesus, há uma decisão a tomar: crer e receber Jesus como Senhor de sua vida e assim ganhar o direito de se tornar filho de Deus (João 1.12). Aos já decidos por Jesus, existe outra decisão a tomar: não satisfazer os desejos da carne, andando no Espírito (Gálatas 5.16). Você que já á habitação do Espírito Santo deve seguir a orientação de Paulo e constantemente deixar-se encher pelo Espírito (Efésios 5.18) e assim vivamos a vida cristã verdadeira. Este é o caminho da graça. Este é o caminho do Senhor!

Milton Lucas

(sinopse do ensino no culto do último domingo)

Um comentário:

AtitudeCamp disse...

De fato essa é a vida Crista normal. Nao é fácil(ninguém disse ue seria), nem tranquila. É uma vida de mortificar um que já existe para gerar uma nova Vida - a vida que Ele nos dá.

Parabéns Milton. Excelente abordagem da vida que Cristo nos propôs.