segunda-feira, 5 de novembro de 2007

A vida cristã normal: oferecer-se


Quem não se identifica com Paulo no capítulo 7 de Romanos? 'Que miserável eu sou! Não consigo fazer a coisa certa, que quero, mas estou sempre fazendo a coisa errada, que não quero!' (paráfrase minha).
Nos identificamos tanto, que alguns usam o apóstolo como desculpa para seus constantes erros, afinal, somos humanos, falhos e nem o próprio Paulo conseguia acertar sempre. No entanto, deveríamos observar melhor o que ele está dizendo.
Logo em seguida Paulo diz 'Mas graças a Deus em Cristo Jesus, nosso Senhor' pois com minha mente sou escravo da Lei de Cristo, apesar da minha carne ser escrava da lei do pecado. Ao afirmar a realidade do pecado em sua vida, Paulo também celebra a nova lei que opera em sua vida também.
Nos versos 13 e 14 de Romanos 6 Paulo nos exorta a oferecermos nossos corpos - leia-se todas as capacidades humanas que temos - a Deus, como instrumentos de justiça. Ele nos lembra que o pecado não nos dominará mais, pois estamos debaixo da graça e não mais da Lei.
A Lei nos condenava, nos expunha, nos mostrava o quão ruim nós somos, mas não resolvia nosso problema. A graça que nos foi dada por Jesus Cristo é diferente, ela nos perdoa, nos transforma e nos capacita a viver a nova vida que temos em Deus.
Ao nos convidar para nos oferecermos a Deus, Paulo nos convida a nos colocarmos à disposição de Deus, ao seu serviço. É o mesmo convite que ele faz lá na frente nesta mesma carta em Romanos 12.1 e 2: 'Irmãos, pelo amor de Deus, em vista de tudo que eu falei até aqui, coloquem toda a vida de vocês ao serviço de Deus, pois é este o culto que Ele espera. Não tomem a forma do mundo ao seu redor, mas permitam que Ele transforme as suas vidas, começando pela sua mente. Só assim vocês vão experimentar a vontade de Deus para vocês' (paráfrase minha)
Mas cabe aqui reforçar que não se trata de colocarmos sobre nós uma nova lei para que a cumpramos. Trata-se sim de nos deixarmos inundar pela graça de Deus. Só ela nos capacita a viver a vida do Reino.
Talvez agora a foto acima faça sentido. Imagine que este Caminho da Graça seja como aprender a andar de bicicleta. Apesar da tentação de mantermos as rodinhas - a Lei - temos que confiar no nosso Pai que caminha ao nosso lado nos ensinando a andar da forma dele. Mas para isso precisamos nos colocar à sua disposição e permitir que ele nos guie, nos mova, nos ensine. Sem as rodinhas é bem provável que caíamos alguns tombos, mas mesmo assim ele vai estar lá para nos levantar, nos limpar e nos encorajar a continuar tentando. Mas nosso Pai parece ter prazer nos nossos erros, quando eles são tentativas de acertar.
Vida cristã normal é a graça de oferecermos nossas vidas a Deus todos os dias, todos os momentos.

Milton Lucas


(síntese da palavra do último domingo na comunidade)

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom...!!!! Esse é o Meu Pastor !!!!

Alexandre Miassaca disse...

Muito Joia!!!
Boa ideia este bloog...

Anônimo disse...

Tenho certeza, que esse veiculo de informação vai nos ajudar muito a reelembrar o que ouvimos no domingo e por em prática durante a semana. Para nós que vivemos na internet é muito importante, pois podemos parar e refletir por alguns minutos sobre o que foi dito, a inda não teremos desculpas para dizer "não temos tempo", rsrsrsrsrsrsrsr.