segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

ABEL, O HERÓI DA ADORAÇÃO


Por Milton Lucas

A vida religiosa de muitos se tornou vazia e sem significado, uma obrigação sem vida. À medidade que caminhamos, precisamos renovar nossa fé! Nós precisamos de heróis! Nós precisamos de modelos!

O capítulo 11 de Hebreus nos fala de como a fé conectou homens com Deus desde a antiguidade e moldou a visão deles à respeito do mundo e da realidade. Estes homens e mulheres são os nossos herois e são fonte de exemplo e inspiração.

A história de Abel é a primeira delas, sendo que o relato completo está em Gênesis 4: 1 a 8. Baseado neste relato temos ofereço algumas lições para nossa adoração.

ADORAR COM FÉ NOS TORNA ACEITÁVEIS DIANTE DE DEUS. Porque Deus aceitou a oferta de Abel e não a de Caim? Caim era orgulhoso e ciumento. Abel era justo. O que conta para Deus é o coração e não a oferta. Deus não procura adoração, Ele procura adoradores. Religiosidade nos torna repugnantes para Deus.

ADORAR COM FÉ NOS CONECTA COM DEUS DE VERDADE. Deus gosta mais de carne do que de legumes? Caim ofereceu frutos da terra, antes da oferta do sangue. Abel ofereceu sacrifício de sangue. A confissão, o arrependimento e o perdão é que nos conectam com Deus e não nossa perfomance religiosa. Religiosidade formal nos afasta de Deus.

ADORAR COM FÉ NOS LEVA À OBEDIÊNCIA. Porque Deus não foi mais maleável com Caim? Deus repreende e alerta Caim. Caim ouve mas não entende. Um coração distante de Deus não consegue entender e nem obedecer. Religião por sí só endurece nosso coração.

ADORAR COM FÉ SANTIFICA TODAS AS ÁREAS DA NOSSA VIDA. Ser pastor é melhor do que ser agricultor? O problema não era a oferta em si, mas a attitude. Tudo o que fazemos é puro, se nós o formos. Religiosidade nos torna legalistas.

ADORAR COM FÉ NÃO NOS LIVRA DO SOFRIMENTO. Por que Deus não livrou Abel de Caim? Caim convida Abel para ir ao campo e assassina-o. A morte de Abel, como a morte de Jesus, a minha ou a sua não são derrotas ou fracassos, quando nossa vida está alinhada com a vontade de Deus. Assim também os problemas e as dificuldades da vida. A religião muitas vezes é uma tentativa de manipular e usar Deus em benefício do homem.

ADORAR COM FÉ MUDA O NOSSO DESTINO. Abel era melhor do que Caim? O nome Caim significa aquisição, possessão e foi-lhe dado em função da alegria de Eva ao conceber e das grandes expectaticas que tinha quando a ele. Abel quer dizer vaidade e seu nome talvez signifique que Eva sequer considerava importante ter mais este filho. Deus não tem preferidos! Deus mudou o destino de Abel. Religião não traz transformação e nem mudança.

ADORAR COM FÉ DÁ SENTIDO E SIGNIFICADO À NOSSA EXISTÊNCIA. Abel teve sua oferta aprovada, foi considerado justo e sua fé fala, mesmo depois de sua morte. Religiosidade rouba a alegria, esfria a fé e amortece a vida das pessoas.

Deus não se impressiona com nossos cultos, nem com nossa música. Ele está atento ao nosso coração, nossa fé e confiança nele. Ele não precisa do nosso dinheiro e nem das nossas ofertas, mas sim da nossa devocão e fidelidade. Deus não espera de Deus religiosidade, mas deseja sim relacionar-se conosco e influenciar assim todas as áreas da nossa vida.

Nenhum comentário: