segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

HEROIS DA FÉ


Por Milton Lucas

Na semana passada perdi um grande amigo e um dos meus heróis da fé. Moisés Neves, líder nacional do ministério com adolescentes King’s Kids sempre me inspirou com sua liderança baseada no serviço, na humildade e na fé. Seu maior desejo era trazer alegria ao coração de Deus. Nas últimas décadas ele mobilizou milhares de adolescentes para missões e também para adoração, afetando famílias inteiras com sua influência. Existem muitos missionários hoje no campo que são fruto do trabalho deste homem de Deus. Muitos outros estão firmes e comprometidos com o ministério de suas igrejas locais, graças ao grupos da rede KK implantados nestas comunidades. Sofremos de longe junto com a esposa Márcia, suas cinco filhas e os obreiros do ministério na região de Belo Horizonte. Ontem, durante nosso culto de domingo, honramos o testemunho e a vida do Moisés, adorando ao Senhor que ele tanto queria agradar. Desde a última quinta-feira, o céu é lugar ainda melhor.
Meditando sobre a vida do Moisés e também sobre outras pessoas que exerceram uma influência determinante em minha própria vida e ministério, cheguei à algumas conclusões à respeito da vida dos herois, baseadas no texto de Hebreus capítulo 11. Elas seguem abaixo.

HERÓIS SÃO PESSOAS COMUNS. Na lista de Hebreus vemos Noé, que antes da arca não tinha realizado nenhum grande feito. Abraão ao ser chamado por Deus era um idoso, que nunca poderia ser o pai de uma grande nação. Davi era o caçula, sobre quem não se esperava grandes coisas. Moisés tinha dificuldade para se expressar. Heróis são pessoas comuns, como Clark Kent e Peter Parker, pacatos e incognitos enquanto não assumem sua identidade de Superman e Homem Aranha. Os superdotados da série Heroes (Heróis) também são pessoas comuns, que inclusive lutam para esconder seus superpoderes e viver incógnitos. Meu amigo Moisés era assim, uma pessoa simples, que mesmo com sua debilidade física – foi vítima de paralisia infantil – não se intimidou a liderar um ministério da dimensão artística e mobilizadora que é KK. 1 Coríntios 1.27-29 diz que Deus escolhe as coisas loucas e fracas, para confundir as sábias e fortes. Deus faz isso para que ninguém se vanglorie em si mesmo, mas também para mostrar que nossas limitações não são impecilho para que ele nos use com poder.

HERÓIS TÊM DONS SOBRENATURAIS. Noé, Abraão e Moisés tinham o dom da fé e com ele enfrentaram o dilúvio, a desesperança e a escravidão. Sansão tinha uma força sobrenatural. Samuel era profeta. Os heróis da TV têm poderes extraordinários. Moisés Neves era uma pessoa dotada por Deus com os dons da liderança e da fé. 1 Pedro 4:10-11 nos exorta a exercer o dom que recebemos para servir o outros para que em todas as coisas Deus seja glorificado. Nós que nascemos de novo, temos o Espírito Santo habitando em nós e com ele, potencialmente temos todos os dons espirituais. Além disso temos também talentos naturais que foram dados por Deus para cada ser humano. Todos nós somos chamados a descobrir, desenvolver e usar nossos dons e talentos.

HERÓIS TÊM UMA VISÃO. Noé queria construir uma arca quando nem havia chuva. Abrão teve seu nome mudado para Abraão (pai de muitos filhos) e mesmo velho queria ser o pai de uma grande nação. Moisés queria libertar milhares de judeus da escravidão do Egito. Davi sonhava com adoração 24 horas por dia no templo. Batman, Superman, Homem Aranha lutam nas história em quadrinhos para irradicar o crime. O heróis da série Heroes queriam salvar o mundo na primeira temporada e agora lutam contra um virus mortal. Moisés Neves tinha a visão de levantar uma nova geração de adoradores missionários entre as crianças e adolescentes. Qual é a sua visao? Na falta de uma visão específica, gostaria de lembrá-lo que Jesus nos deu uma visão, na qual todas as outras se encaixam: façam discípulos. Esta é a ordem em Mateus 28.18-20. Esta deve ser a nossa visão, sempre.

HERÓIS TÊM INIMIGOS. Todos os heróis bíblicos foram escarnecidos e criticados. Os heróis da TV têm seus vilões, os arqui-inimigos. Temos um Inimigo comum, o Diabo. Moisés Neves ressaltava sempre o texto de Salmos 8.2 ‘Dos lábios das crianças e recém-nascidos firmaste o teu nome como fortaleza, por causa dos teus adversários, para silenciar o inimigo que busca vingança’. Ele enfatizava que a nova geração foi chamada para calar a voz do Inimigo através de sua pureza. Deus escolheu nos usar para vencer o Inimigo! Deus nos escolheu para calar a voz do Diabo. A missão do Inimigo é matar, roubar e destruir. Nós servimos à Jesus, que veio para dar destruir as obras de Satanás e para dar vida e vida em abundância. Estamos todos envolvidos nesta batalha.

HERÓIS TÊM GRANDES SUCESSOS. A arca no dilúvio, a nação de Israel e o templo de Salomão são exemplos de grandes conquistas dos nossos heróis da fé. A maioria dos filmes e desenhos animados têm sempre um final feliz. Nós também sabemos o final da história e a vitória que nos aguarda no fim dos tempos. Mas, por enquanto, vamos conquistando pequenas batalhas, enquanto a guerra não termina. Moisés Neves foi uma das pessoas que mais mobilizou adolescentes neste país, convocou famílias inteiras para o ministério e recrutou milhares de crianças, adolescentes e jovens para exercitar o chamado de Deus em suas vidas. Existem centenas de grupos rede de Norte a Sul do país, inclusive aqui em nossa igreja um que nasceu há 15 anos quando o Moisés nos visitou pela primeira vez. KK no Brasil superou em várias areas os resultados dos seus fundadores americanos. Zacarias 4.10 nos faz uma pergunta: ‘Quem despreza o dia das coisas pequenas?’. Temos que celebrar nossas conquistas! As pequenas e as grandes. Quem é fiél no pouco, será colocado sobre o muito. Todas as conquistas são presentes de Deus para nós e temos que valorizá-las.

HERÓIS TÊM MUITOS FRACASSOS. Davi pecou, Salomão se desviou, Sansão se deixou seduzir. Hebreus 11.33 a 38 fala das sofrimentos dos heróis da fé. Os discípulos de Jesus foram presos, torturados e morreram de forma cruel. Nos filmes e desenhos os momentos de derrota são explorados de forma dramática e dão maior sabor e significado para os grandes finais. Moisés Neves teve seus desapontamentos e dissabores no ministério. Ele nunca se envergonhou de admití-los, pedir ajuda e oração. Este foi o conteúdo de algumas de nossas conversas. Tiago 1.2-4 fala sobre isso: ‘Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma’. Nossas provas e sofrimentos nos trazem maturidade e integridade, condições inegociáveis no perfil de um herói da fé. Suspeitem daqueles que têm apenas vitórias para contar, que não erram e nunca pedem desculpas. Não se envergonhem de admitir as suas fraquezas, falhas e derrotas.

Finalmente, HERÓIS NUNCA TERMINAM O SEU TRABALHO. Hebreus 11:39 afirma que todos os heróis elencados alí, apesar do bom testemunho, não receberam o que havia sido prometido. Afirma que Deus havia planejado algo melhor para nós hoje. A promessa da plenitude do Reino só estaria disponível para nós, aqui no futuro. Ainda assim, o Reino só estará completo quando Jesus voltar novamente. Ele inaugurou seu Reino mas ele só sera completado quanto ele retornar. O Reino está aqui, mas não por completo. Por isso sempre haverá trabalho a ser feito. Na TV existe sempre um novo vilão, uma nova arma, uma nova situação de perigo. O Sr Incrível, patriarca da família de heróis ‘Os incríveis’ num desenho animado, resume isso da seguinte forma ‘o mundo nunca fica salvo … salvamos ele todo dia e logo depois … temos que salvar tudo de novo … a gente parece diarista … a gente lava, limpa e daqui a pouco está tudo sujo de novo …’ O Moisés Neves não terminou seu trabalho. Existe muito ainda para ser feito por sua esposa, suas filhas, por KKBrasil e pela base de Jocum em Pitangui. O nosso trabalho aqui nunca termina. Existe sempre alguém para ser evangelizado, alguém precisando de conselho ou de cura, um novo líder a ser treinando, uma nova frente de trabalho a ser desenvolvida. Tudo isso até que um dia ‘Ele enxugará tos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou’ Segundo Apocalipse 21:4. Enquanto isso nosso trabalho sempre estará completo.

Pensando no meu amigo Moisés, fica muito claro para mim que heróis são pessoas comuns, mas que tem dons sobrenaturais. Heróis têm uma visão e por isso têm inimigos – ou um Inimigo. A vida do herói têm grandes sucessos mas também têm muitos fracassos. Também me faz consciente de que heróis nunca terminam o seu trabalho.
Pensar em tudo isso me encoraja a honrar mais os meus heróis da fé. Talvez eu pudesse ter expressado minha admiração e gratidão de forma mais clara para o Moisés. É o que desejo fazer para os outros que ainda estão ao meu redor. Honrar meus heróis.
Também me sinto extremamente desafiado a ser um herói. Em primeiro lugar para agradar o coração de Deus, mas também para ser referência para meus filhos e para outros que precisem de mim. Ser um herói para outros, assim como o Moisés sempre será para mim.

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga

Nenhum comentário: