terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Momentos sagrados


Por Milton Lucas

Nossa vida é feita de momentos e alguns deles, aqueles mais importantes ou significativos se tornam sagrados. O que deveríamos considerar é o que Deus está falando conosco através deles.Em Êxodo 3:1-6 vemos o chamado de Moisés e algumas considerações importantes sobre estes momentos sagrados.

EM DEUS ENCONTRAMOS NOSSA IDENTIDADE E DESTINO. Moisés, era uma criança extraordinária (At 7.20) e escapou da morte ordenada pelo faraó aos meninos recém-nascidis. Ele foi escondido pela mãe nos juncos, e colocado no rio foi achado e adotado pela filha do rei. Este Moisés, cujo nome quer dizer ‘tirado das águas’, tinha um destino de salvar o povo de Israel. Talvez o próprio nome seja uma profecia, referência ao povo saindo livre do Mar Vermelho sob a sua liderança.

FUGIR DE DEUS É UMA TENTAÇÃO COMUM. Depois de matar um egípcio ao defender judeus, Moisés fugiu para Midiã, um lugar seco e desolado, que ficava há 400 km de distância dali. Moisés estava ali há 40 anos quando Deus falou com ele.

DEUS COLOCA SEUS AMIGOS AO NOSSO REDOR. Em Midiá Moisés casou-se e trabalhava com seu sogro Jetro, cujo nome também era Reuel, e quer dizer ‘amigo de Deus’.

DEUS FALA TODO DIA, TODA HORA E EM TODO LUGAR. Moisés estava vivendo uma vida normal, cuidando do rebanho do sogro. O lugar onde encontrou Deus era Horebe, que quer dizer lugar árido. Tornou-se conhecido como monte de Deus por causa deste acontecimento, ou seja, Deus não falou com Moisés porque ali era o monte de Deus, mas aquele lugar tornou-se conhecido como monte de Deus porque Deus falou com Moisés ali. A sarça, na Torah é mencionda como um espinheiro.

DEUS FALA CONOSCO PESSOALMENTE. O anjo do Senhor aqui significa que era o próprio Deus, ou o Senhor falando com ele, e o chamando pelo nome. Um fogo que não consumia a sarça era o sinal da presença de Deus ali. Moisés aproxima-se para ver isso de perto. O Senhor viu que ele se aproximava e fala com ele. Moisés cobre o rosto, com medo de olhar para Deus.

DEUS É NOSSO AMIGO, MAS AINDA É DEUS. Deus ordena que Moisés não se aproxime e que tire as sandálias dos pés, pois aquele lugar tornara-se santo. Eis-me aqui são as palavras de Moisés, típicas de um servo respondendo a seu Senhor

A experiência de Moisés nos mostra que Deus tem sonhos ao nosso respeito e quer nos revelar pessoalmente. Temos uma identidade e destino nele. Muitas vezes fugimos, mas ele sempre vai usar pessoas e situações para falar conosco. Isso acontece no nosso cotidiano e precisamos ficar atentos. Podemos esperar ouvir a Deus todo dia, em todo lugar e a qualquer momento. Não se satisfaça com recados, busque ouvir Deus pessoalmente. Construa seu relacionamento com Deus. Mas este Deus que fala conosco e quer tem prazer neste relacionamento, continua sendo o ‘Grande Eu Sou’, a quem devemos submissão e honra. Nossa resposta? Eis-me aqui.

Em João 5.17-20 vemos Jesus afirmando que o Pai trabalha o tempo tempo e que mostra aos seus filhos o que está fazendo. Ele esta preparando muitos momentos sagrados para nós. Se não estivermos atento podemos passar pela sarça e não ver e nem ouvir a Deus.

Questões para reflexão:

1) Você acredita que Deus tem planos para a sua vida?

2) Você tem conseguido discernir a voz Deus em meio as circunstâncias da sua vida?

3) Qual tem sido a sua resposta àquilo que Deus tem lhe falado? Por acaso você está fugindo de Deus?

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga

Nenhum comentário: