segunda-feira, 31 de março de 2008

Heróis da fé hoje


Por Milton Lucas

Nas últimas semanas meditamos em nossa comunidade sobre a vida de alguns dos heróis da fé de Hebreus capítulo 11. Falamos sobre Abel, Enoque, Noé, Abrão e Moisés, especificamente. Haveriam outros? Sim, haveria Isaque, Jacó, José, Raabe e muitos outros. Mas gostaria de encerrar esta série refletindo sobre o texto de Hebreus 11.32 até 12:2, onde, na minha opinião, o contexto e a motivação do autor em destacar a vida destes heróis torna-se claro. Neste trecho vemos algumas características daqueles que decidem viver pela fé:

HERÓIS DA FÉ SOFREM: torturas, zombaria, açoites, correntes, prisão, pedras, serras, mortes ao fio da espada, aflições, maus tratos.

HERÓIS DA FÉ NÃO DESISTEM: da fraqueza tiram forças.

HERÓIS DA FÉ EXPERIMENTAM COISAS SOBRENATURAIS: fecham a boca de leões, apagam o fogo, vêem seus mortos ressuscitarem.

HERÓIS DA FÉ ALCANÇAM GRANDES VITÓRIAS: vencem reinos, alcançam promessas, escapam do fio da espada, são poderosos na batalha, põem em fuga exércitos inimigos.

JESUS É O HERÓI DA FÉ DEFINITIVO. Hebreus diz que em Jesus tudo o que os outros heróis fizeram se completa, seja a adoração de Enoque, a obediência de Noé, a fé de Abraão, o chamado de Moisés. Em Jesus o feito de todos os outros heróis é aperfeiçoado. Ele é o cumprimento cabal de todas as promessas feitas àqueles homens. O autor e consumador da nossa fé, nosso modelo final do que é um herói e de como é viver pela fé.

Também é neste texto que encontro o grande desafio: SOMOS TODOS CHAMADOS PARA SERMOS HERÓIS DA FÉ. Deus planejou algo melhor para nós: Jesus nos escolheu para continuar a sua saga! Utilizando a metáfora de uma corrida, somos desafiados a viver pela fé hoje!

HERÓIS DA FÉ SE INSPIRAM EM OUTROS HERÓIS. Estamos cercados por uma grande nuvem de testemunhas, o que no sentido original do texto evoca as competições atléticas realizadas em grande anfiteatros. Nas cadeiras estão todos os grandes heróis, não como expectadores – afinal não existe este tipo de interação entre os vivos e os mortos – mas como nossa inspiração. Corredores se inspiram em outros corredores. Quem são os seus heróis?

HERÓIS DA FÉ SE LIVRAM DAQUILO QUE OS ATRAPALHA. Corredores não carregam peso desnecessário. No caminho da fé você tem que decidir o que manter e o que abrir mão. Você tem que fazer escolhas. O que tem te atrapalhado?

HERÓIS DA FÉ SE LIVRAM DO PECADO. Corredores não vivem como não-corredores e uma mudança completa no estilo de vida é necessária. Assim é com a vida pela fé. Não há como servir a Deus e servir a este mundo! O que tem tirado o seu foco de Deus?

HERÓIS DA FÉ PERSEVARAM. Corredores não desistem. Fé e perseverança caminham juntas, sempre. Você tem lutado de verdade?

HERÓIS DA FÉ MANTÉM OS OLHOS FITOS EM JESUS. Corredores mantém os olhos no prêmio. Em Jesus encontramos modelo, esperança e futuro pra nossa vida. Onde estão os seus olhos?

PROCURAM-SE HERÓIS DA FÉ! Quem são os seus? Além dos heróis da antiguidade, você precisa cercar-se de homens e mulheres de fé que sejam pra você fonte de exemplo e inspiração. Por outro lado, você tem sido herói de alguém? Existem pessoas buscando quem seguir, precisando de modelos para imitar e assim aprender o que é viver pela fé.

Que o Senhor nos fortaleça e nos dirija nesta grande aventura que é viver pela fé!

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga

Nenhum comentário: