segunda-feira, 2 de junho de 2008

Quem somos de verdade


por Milton Lucas

Há duas semanas estive na região Xingu participando de um encontro de líderes do Movimento Vineyard e visitando nossas igrejas em Altamira. É sempre inspirador encontrar com meus irmãos Rick, Clenildo, Elba, Richie e tantos outros pastores brasileiros, canadenses e americanos que estão conquistando aquela região para Jesus.

Nesta viagem particularmente três histórias causaram um grande impacto em mim. Rick e Deanna os pioneiros da Igreja da Vinha na região, hoje com mais de 40 comunidades implantadas e mais de mil pessoas alcançadas só na cidade de Altamira, estão de malas prontas para começar tudo de novo em Marabá, a quinhentos quilômetros de distância. Cleudo, que conheci durante seu batismo há quatro anos em minha primeira viagem para aquelas bandas, hoje é o pastor de uma igreja na comunidade onde mora. Tim, um dos missionários americanos recém chegados, é medico e está lutando para conseguir sua licença para clinicar, enquanto isso atua como um agente de saúde. Ele alimentava por mais de dez anos o sonho de deixar sua terra e servir em missões. Agora com Betsie sua esposa e seus quatro filhos terá que aguardar três anos para ter sua licença por aqui, correndo o risco de perder sua licença nos Estados Unidos por conta de sua ausência.

Estas e outras tantas histórias demonstram o coração voltado para Deus e para seu Reino que governa a vida destes irmãos. Elas me fazem pensar a respeito do que o apóstolo Paulo diz em 2 Coríntios 5.14 à 6.2, especialmente no que diz respeito à nossa identidade:

1. SOMOS MOVIDOS PELO AMOR. É o amor demonstrado por Jesus, dando sua própria vida por nós, que nos motiva e nos move a viver a vida do Reino.’… o amor de Cristo nos constrange’.

2. VIVEMOS PARA DEUS E NÃO PARA NÓS MESMOS. O desafio de Paulo é ‘… para aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos…’ mas que vivam para aquele que deu sua própria vida por eles.

3. SOMOS NOVAS PESSOAS. Agora que estamos em Cristo, somos novas criaturas. Novos interesses, novos sonhos, novos desafios.

4. SOMOS MENSAGEIROS DE UMA IMPORTANTE NOTÍCIA. Ao entrarmos no Reino recebemos o ministério de reconciliação e a partir de agora vivemos para reconciliar outros, dando a eles a grande notícia de que o Reino está aberto para eles também.

5. SOMOS REPRESENTANTES DO CÉU NA TERRA. Somos embaixadores de Cristo e aqui representamos os interesses do céu. Trazemos o céu à terra, através das nossas vidas, das nossas famílias, empregos, negócios e relacionamentos.

6. SOMOS APAIXONADOS POR NOSSA MISSÃO. A forma como Paulo aborda os seus é: ‘por amor a Cristo lhes suplicamos: reconciliem-se com Deus’. Ao anunciarmos a mensagem não fazemos por obrigação, mas sim por que o amor de Cristo nos envolve de tal forma que funciona como uma súplica interior extravazando por nossos lábios. É paixão por Jesus, pelo Reino, por pessoas.

7. SOMOS COLABORADORES DE DEUS NA TERRA. Ou seja co-laboramos, trabalhamos junto com Deus. Ele escolheu fazer de nós seus braços, suas pernas, seus ouvidos e sua boca para alcançar e tocar a vida das pessoas.

8. SOMOS RESPONSÁVEIS PELO NOSSO CHAMADO. ‘para não receberam em vão a graça de Deus’. Estas palavras nos desafiam a não permitir que o sacrifício de Jesus seja em vão em nossa vida e nem tampouco na vida de outros. Sabemos o que a graça de Deus significa e isso nos traz responsabilidade e zelo por nossa tarefa.

9. SOMOS TODOS MISSIONÁRIOS. Não se trata de termos uma missão, mas de sermos possuídos por ela. ‘Agora é o dia da salvação’. Este é grito que emana das nossas vidas vividas à luz do Reino de Deus. O dia todo, em qualquer lugar essa é a nossa mensagem e a nossa esperança.

É uma honra para nós sabermos que uma parte da nossa família cristã está no Xingu vivendo estas verdades de forma tão clara. No entanto, o nosso desafio é vivermos estas mesmas verdades aqui, hoje e agora. Não basta contarmos e celebrarmos as histórias de outros, Deus está escrevendo a nossa. Que as histórias que ouvimos nos encorajem e nos inspirem. Que o Reino de Deus venha sobre todos nós e também que ele avance através das nossas vidas.

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga e um dos líderes do Movimento Vineyard no Brasil.

Nenhum comentário: