terça-feira, 10 de junho de 2008

Sinais vitais: testando o amor



por Milton Lucas

Acabo de completar quarenta anos de idade e estou fazendo uma série de exames medicos para ver como anda minha saúde. Pesquisando sobre o assunto, encontrei o conceito de ‘sinais vitais’. Eles são indicadores da saúde geral de uma pessoa: pulso, pressão arterial, temperatura e respiração. Variam de pessoa para pessoa e também de acordo com a idade, mas eles indicam se uma pessoa está realmente viva, se sua saúde vai bem e até indicam se essa pessoa vai viver muito ou vai viver pouco.

No que diz respeito à saúde da nossa alma, quais seriam os sinais vitais? Quais seriam as principais manifestações de uma espiritualidade equilibrada? Olhando para a descrição da chamada Igreja Primitiva em Atos 2.42-47, cheguei a quatro sinais que indicam vida e saúde espiritual: amor, obediência, serviço e testemunho. Vamos começar pelo amor e fazer nosso primeiro teste.

Quem mais ressalta a importância do amor é o próprio Jesus em Mateus 22.34-40 afirmando que todos os mandamentos se resumem em amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como amamos a nós mesmos.

A palavra amor perdeu seu significado em nossa cultura e é utilizada indiscriminadamente para coisas, pessoas e até como sinônimo de relacionamento sexual. O amor a que Jesus se refere é o amor verdadeiro, que significa em sua essência uma escolha em favor do outro.

Da afirmação de Jesus entendemos que existem três grandes amores a serem amados. Devemos amar a Deus, amar o nosso próximo e também devemos amar a nós mesmos.

Você ama a Deus?

Jesus nos diz que devemos amar a Deus com todo coração, toda alma, todo entendimento e toda força, o que significa totalidade do ser! Amar a Deus é oferecer-se à ele em todas as areas da minha vida. Muito mais do que oferecer cultos religiosos trata-se de viver à luz da sua presença, reconhecendo-o e honrando-o à cada instante. Amar a Deus é agradá-lo, obedecê-lo, serví-lo. Uma das evidências mais práticas desta realidade é a oração. Orar é por natureza incluir a Deus em nossa vida, falar com ele, ouvir sua voz, buscar a sua vontade. O ensinamento bíblico é que devemos orar sem cessar. Todo dia, toda hora, todo momento devemos manter um relacionamento vivo, expontâneo e real com Deus. Você tem orado? Você tem amado a Deus?

Você ama o seu próximo?

Nenhum texto da Bíblia é tão claro quanto ao amor quanto o livro de 1 João, especialmente o trecho do capítulo 4 dos versos 7 ao 21. Basicamente o texto diz que amor a Deus gera amor por pessoas e se alguém não ama seu próximo, na verdade não ama a Deus coisa nenhuma. A qualidade do meu relacionamento com Deus reflete diretamente na qualidade do meu relacionamento com as pessoas. Amar a Deus é amar pessoas. Na prática o amor é o que o amor faz e não simplesmente o que se diz. Uma ilustração muito clara do que isso significa foi escrita por Paulo em 1 Coríntios 13.1-7: o amor é paciente, é bondoso, não maltrata, não se ira facilmente … É assim que se ama pessoas, tratando-as como gostaria de ser tratado. Como você trata as pessoas ao seu redor? Você tem amado seu próximo?

Você ama a sí mesmo?

O parâmetro para amar o outro é a forma como você ama a sí mesmo. Quem não se ama, não consegue amar o outro. Importante notar que amor próprio é diferente de egoísmo, sendo que o segundo exclui Deus e exclui os outros, fazendo da pessoa o centro do universo. Jesus diz que temos que nos amar. Mas amarmos a nós mesmo, temos que entender como Ele nos ama. No Salmo 139.13-16 Davi diz que Deus nos conhece desde o ventre materno, nos chamava pelo nome e que Deus nos criou individualmente de forma especial, admirável e maravilhosa. Somos criação de Deus, e isso por sí só nos atraibui valor e importância. Nossa identidade, nosso valor está em Deus! Ele nos amou à ponto de entregar Jesus, para morrer em nosso lugar na cruz e nos devolver a vida eternal. Amar a sí mesmo pode ser expresso de diversas formas, como aceitar-se da forma como foi criado, valorizando seus dons e seus talentos. Não se comparando a quem quer que seja. Mas também tem a ver com cuidado e desenvolvimento em todas as areas da vida. Em Lucas 2.52 vemos que Jesus – nosso exemplo do que significa viver a vida humana – crescia fisicamente, socialmente, mentalmente e espiritualmente. O mesmo deve acontecer conosco. Vida espiritual inclui cuidar do corpo, que é criação de Deus e templo do Espírito Santo. A vida espiritual nos desafia a desenvolver relacionamentos saudáveis. Também nos leva a cultivar e desenvolver nossa mente, nossas idéias e nossa inteligência. Crescer espiritualmente inclui todas as outras areas, mas especialmente ter um relacionamento com Deus. Tenho cuidado do meu corpo? Tenho cuidado dos meus relacionamentos? Do que tenho enchido minha mente e meus pensamentos? Tenho mantido um relacionamento vital e verdadeiro com Deus?

Meu eletrocardiograma revelou que meu coração está funcionando muito bem. No teste do amor, no entanto, descobri que Deus ainda não ocupa o lugar devido, que não tenho escolhido o próximo como deveria e também que não tenho cuidado de mim mesmo da forma como Deus espera. Vou ter que fazer alguns exercícios e refazer o teste em algumas semanas. Senhor dá-me mais do seu amor!

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga

Um comentário:

Anônimo disse...

ALELUIA! ISSO NOS DÁ UM PARÂMETRO PARA ORAR A RESPEITO DE NOSSA VIDA ESPIRITUAL. UMA BENÇÃO!