segunda-feira, 20 de abril de 2009

A falta que faz um NÃO

por Milton Lucas

“O mundo está carente de nãos. Vejo que cada vez mais os pais e professores morrem de medo de dizer não às crianças. Mulheres ainda têm medo de dizer não aos maridos ( e alguns maridos, temem dizer não às esposas ). Pessoas têm medo de dizer não aos amigos. Noras que não conseguem dizer não às sogras, chefes que não dizem não aos subordinados, gente que não consegue dizer não aos próprios desejos. E assim são criados alguns monstros” Karina Cabral, no blog.mafaldacrescida.com.br.

Gostaria de ter sido o autor das palavras acima. O texto completo pode ser encontrado no endereço eletrônico, buscando a palavra ‘monstros’.

A reflexão de Karina, escrita há muitos meses ao comentar um episódio nacional de violência, continua muito oportuna. Nunca foi tão difícil dizer ‘não’.

Dizer não aos filhos é tachado de castrador, autoritário e traumatizante. Criamos assim filhos que não sabem conviver com a realidade - que nos impõe muitos nãos.

Dizer não ao marido ou à esposa trará à tona todos os outros assuntos não resolvidos. O que se faz então é dizer sim pra tudo para preservar a paz. Embora tudo pareça bem, no fundo o que se alimenta é a frustração e o desespero.

Dizer não às drogas é caretice. Afinal de contas no meio de tantas drogas aceitáveis como o cigarro e o álcool, por que me afastar daquelas que todo mundo usa e todo mundo sabe que se usa. Sem aprender dizer estes nãos, torna-se muito natural dizer sim às drogas menos aceitáveis e mais perigosas.

Dizer não aos amigos é arriscar-se a perdê-los. Afinal não são tão amigos assim à ponto de importar-se com o que realmente pensamos ou valorizamos. O que eles querem é cercar-se de mais gente que diga sim para eles.

Dizer não às propostas sexuais do namorado ou da namorada é praticamente jogá-lo ou jogá-la nas mãos daqueles ou daquelas que estou ao redor prontos ou prontas para dizer sim, seja lá para o que for.

Como dizer não à corrupção, à violência, à mentira, à maledicência e a tudo que é tão errado, mas tão comum ao nosso redor?

O que nos falta na maioria das vezes é parâmetro. Falta-nos valores absolutos que guiem à nossa conduta e as nossas decisões. Falta-nos uma verdade para acreditar. Sem isso nos tornamos fantoches da maioria. Ficamos perdidos e por isso seguimos a multidão, sem sequer saber para onde ela vai.

Esta escrito em 2 Timóteo 3:16-17 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”

Precisamos voltar à ouvir os sins e os nãos da Palavra de Deus, para que tenhamos referência para dizer os nossos.

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga

Nenhum comentário: