quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
PIRAÇÃO DA PAZ | Esportes radicais contra as drogas
CORAL PAZ | Cantando pela Paz na cidade
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
TUA VOZ | Pré-lançamento novo CD
Localizada na pequena cidade de Piratininga (10 km de Bauru) a Comunidade Vineyard de Piratininga celebra no próximo dia 04 de dezembro o pré-lançamento de seu novo álbum CD “Tua Voz”. O CD representa a continuidade do sucesso alcançado pelo DVD Vem esta é a hora, gravado em 2008, na cidade de São Paulo, trabalho que alcançou o público cristão em todas as partes do Brasil.
O título do novo CD está baseado em uma das canções geradas nos cultos dominicais da igreja e foi composta por um de seus cantores (Fabiano Alves). “É uma canção que revela uma das maiores prioridades que encorajamos os membros de nossa igreja à buscar diariamente: ouvir, conhecer e obedecer a voz de Deus em meio à momentos turbulentos que a sociedade vive nos dias atuais” comenta Milton Lucas, pastor da Vineyard Piratininga.
No aspecto musical o CD “Tua Voz” registra a maturidade que a banda alcançou ao longo de vários anos de envolvimento na área musical. São 12 músicas com letras de adoração à Deus, tocadas no estilo musical que consagrou a Vineyard no Brasil que é o Pop-Rock. A produção musical foi assinada pelo guitarrista Raphael Costa formado com honra no “Musicians Institute” (uma das mais conceituadas escolas de música nos Estados Unidos). O CD também contou com um diferencial em sua sonoridade, ao fazer todo o processo de pós-produção (mixagem e masterização) com engenheiros de som em Los Angeles, EUA.
Finalizado todo o processo de gravação, o CD entrou para a fábrica nessa semana e a previsão é que nos próximos dias as principais livrarias cristãs em todo o Brasil tenham o produto disponível para o público. “Enquanto isso, estamos convidando todos os nossos amigos e pessoas que gostam do nosso trabalho para participar de uma noite de celebração onde iremos fazer um pré-lançamento. A idéia é mostrar em primeira mão as principais canções e até mesmo oferecer um CD com algumas faixas para a galera já ir conhecendo o novo trabalho”, comenta Márcio Miguel, baterista do grupo.
O pré-lançamento está marcado para o dia 04 de dezembro às 20h na Comunidade Vineyard de Piratininga, Rua Dr. José Lisboa Junior, A19, Centro, Piratininga. Informações pelos fones (14) 3265-1818 ou 3265-2575. A entrada é franca.
domingo, 3 de outubro de 2010
domingo, 12 de setembro de 2010
Pastor cancela plano de queimar Alcorão, mas clima continua tenso nos EUA
Protestos em função do aniversário do atentado de 11 de Setembro permanecem
Gainesville, EUA
Depois de dias de muita expectativa, os EUA lembrarão hoje o nono aniversário do 11 de Setembro – os piores atentados da história, em 2001 (veja quadros) – um pouco mais tranquilos, mas ainda em clima bastante tenso. O plano de uma pequena igreja cristã da Flórida de queimar neste sábado 200 exemplares do Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos, foi definitivamente cancelado.
– Quero ser claro e confirmar 100% que não haverá Alcorões queimados amanhã (sábado) às 18h (19h pelo horário de Brasília) como estava previsto – declarou durante uma entrevista coletiva o líder evangélico K.A. Paul, ligado ao pastor Terry Jones, líder da Dove World Outreach Center, com sede na cidade de Gainesville.
Na quinta-feira, em meio a protestos internacionais e apelos de autoridades americanas, Jones havia concordado em desistir da queima – que irritou muçulmanos de todo o planeta –, mas depois ameaçou mudar novamente de ideia. Ele queria que o imã Feisal Abdul Rauf, de Nova York, abrisse mão da construção de uma mesquita perto do chamado Marco Zero, o local onde ficavam as torres gêmeas do World Trade Center. Ontem, o pastor chegou a dar um ultimato ao imã para que os dois discutissem o assunto, mas o prazo-limite passou sem que o líder islâmico se manifestasse. Ainda assim, o cancelamento da destruição dos livros sagrados foi mantido.
– Não vamos jogar com nossa religião ou com qualquer outra. Também não vamos fazer uma troca – declarou Rauf à rede de televisão CNN.
Em um sinal de que a decisão de suspender a queima pode ter ocorrido tarde demais, um grande protesto contra o ato mobilizou ontem milhares de pessoas no Afeganistão. Fiéis muçulmanos enfurecidos atiraram pedras contra uma base da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). No tumulto, na cidade de Faizabad, capital da província de Badakhshan, um homem foi morto a tiros. A Otan negou envolvimento no incidente.
Em Washington, o presidente dos EUA, Barack Obama, fez um apelo ontem, durante uma entrevista coletiva na Casa Branca, pela tolerância religiosa e união de todos os americanos – inclusive os muçulmanos –, insistindo em que o país não está em guerra com o Islã.
– Estamos em guerra com os terroristas e assassinos que perverteram o Islã, roubaram seus princípios para cometer atos absurdos. Não vamos ser divididos por reli- giões ou etnias. Somos todos americanos – disse ele.
Como todos os anos, desde 2002, cerimônias oficiais foram marcadas para hoje nos três palcos dos atentados do 11 de Setembro. Obama participará de uma solenidade no Pentágono, nos arredores de Washington, enquanto o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, assistirá à cerimônia no Marco Zero, em Nova York. A primeira-dama Michelle Obama e a ex-primeira-dama Laura Bush viajarão a Shanksville, na Pensilvânia.
Fonte: Zero Hora
DEZ MANDAMENTOS DO VOTO ÉTICO
I. O voto é intransferível e inegociável. Com ele o cristão expressa sua consciência como cidadão. Por isso, o voto precisa refletir a compreensão que cada um tem de seu País, Estado e Município;
II. O cristão não deve violar a sua consciência política. Ele não deve negar sua maneira de ver a realidade social, mesmo que alguém tente conduzir o voto da comunidade noutra direção;
III. Os líderes religiosos têm obrigação de orientar os fiéis sobre como votar com ética e com discernimento. No entanto, a bem de sua credibilidade, o líder religioso evitará transformar o processo de elucidação política num projeto de manipulação e indução político-partidário;
IV. Os líderes religiosos devem ser lúcidos e democráticos. Portanto, melhor do que indicar em quem a comunidade deve votar é organizar debates multipartidários, nos quais, simultânea ou alternadamente, representantes das correntes partidárias possam ser ouvidos sem preconceitos;
V. A diversidade social, econômica e ideológica que caracteriza a igreja cristã no Brasil impõe que não sejam conduzidos processos de apoio a candidatos ou partidos dentro da igreja, sob pena de constranger os eleitores (o que é criminoso) e de dividir a comunidade;
VI. Nenhum cristão deve se sentir obrigado a votar em um candidato pelo simples fato de ele se confessar cristão, seja evangélico ou católico. Antes disso, os cristãos devem discernir se os candidatos ditos cristãos são pessoas lúcidas e comprometidos com as causas de justiça e da verdade. E mais: é fundamental que o candidato cristão queira se eleger para propósitos maiores do que apenas defender os interesses imediatos de um grupo religioso ou de um segmento cristão.
VII. Os fins não justificam os meios. Portanto, o eleitor cristão não deve jamais aceitar a desculpa de que um cristão político votou de determinada maneira porque obteve a promessa de que, em assim fazendo, conseguiria alguns benefícios para a igreja, sejam rádios, concessões de TV, terrenos para templos, linhas de crédito bancário, propriedades, tratamento especial perante a lei ou outros "trocos", ainda que menores.
VIII. Os votos para Presidente da República e para cargos majoritários devem, sobretudo, basear-se em programas de governo, não em função de "boatos" do tipo: "O candidato tal é ateu"; ou: "O fulano vai fechar as igrejas"; ou: "O sicrano não vai dar nada para os evangélicos"; ou ainda: "O beltrano é bom porque dará muito para os católicos". É válido observar que aqueles que espalham tais boatos, quase sempre, têm a intenção de induzir os votos dos eleitores assustados e impressionados, na direção de um candidato com o qual estejam comprometidos.
IX. Sempre que um eleitor cristão estiver diante de um impasse do tipo: "o candidato cristão é ótimo, mas seu partido não é o que eu gosto", é compreensível que dê um "voto de confiança" ao irmão na fé, desde que ele tenha as qualificações para o cargo. Entretanto, é de bom alvitre considerar que ninguém atua sozinho, por melhor que seja o irmão, em questão, ele dificilmente transcenderá a agremiação política de que é membro, ou as forças políticas que o apóiem.
X. Nenhum eleitor cristão deve se sentir culpado por ter opinião política diferente do seu líder espiritual. A liderança espiritual deve ser obedecida em tudo aquilo que ensina sobre a Palavra de Deus, de acordo com ela. No entanto, no âmbito político-partidário, a opinião do dele deve ser ouvida apenas como a palavra de um cidadão, e não como uma profecia divina.
Que o Senhor nos dirija neste processo e que Ele levante homens comprometidos com a verdade, com a justiça e com o amor.
Está escrito em Romanos 13:1“... não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas”
Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga
NOITES DE ORAÇÃO PELA PAZ DA CIDADE | Agenda
Como forma de preparar e mobilizar a cidade para a Marcha Piratininga é da Paz, as igrejas estão realizando as Noites de Oração pela Paz da Cidade. Todos estõ convidados a participar. A agenda é a seguinte:
10/09, 20h Praça do Núcleo Olímpio Fernandes (Serra)
24/09, 20h Praça da Prefeitura
08/10, 20h Praça do Turista
MARCHA PIRATININGA É DA PAZ | 17 de outubro
No dia 17 de outubro acontecerá em Piratininga a Marcha Piratininga é da Paz, uma iniciativa do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD). O evento tem o apoio das igrejas da cidade que estão mobilizando seus membros para a caminhada que saírá às 9h30 da Praça de Núcleo Olimpío Fernandes (Serra). Às 10h30 na Praça do Turista acontecerá uma grande concentração com a participação musical das bandas Vineyard Piratininga e Louvor e Glória. Toda a cidade está convidada a participar vestindo camiseta branca ou a camiseta da campanha Piratininga Contra As Drogas.
RENOVARE 5: A nova comunidade em Efésios 2:11-22
Renovare 5 | A nova comunidade em Efésios 2:11-22 from VineyardPiratininga on Vimeo.
Palestra 5 da série Renovare. Uma conversa sobre o livro de Efésios e a nova vida em Cristo, com Milton Lucas, pastor sênior da Vineyard Piratininga
RENOVARE 4: A nova vida em Efésios 2.1-10
RENOVARE 4 | A nova vida em Efésios 2.1-10 from VineyardPiratininga on Vimeo.
Série Renovare, conversando sobre a nova vida no livro de Efésios, com Milton Lucas, pastor da Comunidade Vineyard em Piratininga.
sábado, 28 de agosto de 2010
10 PASSOS PARA JOGAR SEU FILHO NAS DROGAS
1. NÃO LEIA este artigo até o final. Se ler, considere-o exagerado e antiquado.
2. NÃO DIGA PARA SEU FILHO QUE O AMA, nem diga nenhuma palavra de encorajamento, carinho ou afeto.
3. NÃO ABRACE, não beije e nem tenha qualquer tipo de contato físico com seu filho.
4. NÃO DIGA NÃO, não imponha limites, não estabeleça horários e nem corrija seu filho por suas atitudes rebeldes.
5. NÃO CONHEÇA OS AMIGOS DO SEU FILHO, nem se importe com quem ele anda ou o que fazem juntos.
6. NÃO PARE DE BEBER, não pare de freqüentar bares, não pare de embriagar-se perto de seu filho e nem de oferecer bebida alcoólica para ele.
7. NÃO PARE DE FUMAR, não se importe com sua saúde e nem com a dele.
8. NÃO DÊ OUVIDOS PARA AS RECLAMAÇÕES a respeito do comportamento do seu filho na escola ou em outros lugares públicos.
9. NÃO FIQUE EM CASA, não priorize sua família e não abra mão de outros compromissos para gastar tempo com seu filho.
10. NÃO LEVE SEU FILHO À IGREJA, não se preocupe com a espiritualidade da sua família, não leia a Bíblia e nem faça orações.
Está escrito “Ensina a criança no caminho que ele deve andar e até quando for velho, não se desviará dele” Provérbios 22.6
Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga
terça-feira, 24 de agosto de 2010
RENOVARE 3: A nova vida em Cristo | Efésios 1:15-23
Renovare 3: A nova vida em Cristo | Efésios 1: 15-23 from VineyardPiratininga on Vimeo.
Palestra 3 da série Renovare, uma conversa sobre o livro de Efésios e a nova vida em Cristo, com Milton Lucas, pastor sênior da Vineyard Piratininga
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
RENOVARE 2: A nova vida em Cristo | Efésios 1.3-14
Renovare 2: A nova vida em Cristo | Efésios 1:3-14 from VineyardPiratininga on Vimeo.
Segunda palestra da série Renovare, esta baseada no texto de Efésios 1: 3-14
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
EDUCANDO FILHOS À MANEIRA DE DEUS | Curso em 16 semanas
Curso de 16 semanas sobre o papel dos pais, princípios de obediência e disciplina, como construir uma família saudávele outros temas fundamentais para a educação de filhos.
Quintas, das 20 às 22 horas
Custo do Material R$ 35,00
Começa no dia 26/08
Inscrições e informações:
Fone (14) 3265-1818
secretaria@vineyardpiratininga.com.br
domingo, 15 de agosto de 2010
A NOVA REFORMA PROTESTANTE | Matéria da Revista Época
Inspirado no cristianismo primitivo e conectado à internet, um grupo crescente de religiosos critica a corrupção neopentecostal e tenta recriar o protestantismo à brasileira
Confira a matéria da Revista Época clicando aqui
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
RENOVARE 1: A nova vida em Cristo | Efésios 1.1-2
RENOVARE 1: A Nova Vida em Cristo | Efésios 1.1-2 from VineyardPiratininga on Vimeo.
Palestra 1 da série Renovare, uma conversa sobre o livro de Efésios e a nova vida em Cristo, com Milton Lucas, pastor sênior da Vineyard Piratininga
MATERIAL DE APOIO: faça o download do esboço, questões para aplicação e informações complementares, clicando aqui.
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
sábado, 31 de julho de 2010
segunda-feira, 12 de julho de 2010
VINEYARD PIRATININGA COMEMORA 20 ANOS
(Fernando Miguel, Nilton Baro e Milton Lucas, no lançamento da pedra fundamental do novo templo no ano 2000)
Neste mês de julho a Vineyard Piratininga celebra seus 20 anos de fundação.
As primeiras reuniões da igreja aconteceram no Cine Omar, em junho de 1990, e alí permaneceram por 10 anos, o que rendeu o apelido de “Igreja do cinema”. Naquele local foram realizados diversos eventos evangelísticos, com destaque para o “Celebrai” um musical que trouxe à cidade nomes como o humorista Dedé Santana, o ex-jogador de futebol do São Paulo e da Seleção Brasileira, Alemão, e o ex-Dominó, Nil.
A igreja sempre teve uma atuação muito forte realizando diversas atividades nas praças, nas escolas e em outras entidades sociais da cidade. Uma das mais significativas tem sido o “Mãos à Obra” que já fez manutenção na Creche, reformou parques e constantemente realiza trabalhos assistenciais no município, especialmente o “Mãos à Obra na Rua" quando os membros da comunidade saem às ruas para prestar serviço voluntário.
Na área musical a Vineyard levou o nome de Piratininga aos quatro cantos do país e também a diversas partes do mundo com a gravação de vários Cds, mas especialmente com o ganhador de Disco de Ouro “Vem, esta é a hora”. Todos os recursos financeiros das vendas dos Cds é revertida para a plantação de outras igrejas e nunca foi investido em benefício da igreja aqui.
Através de seus relacionamentos internacionais a Vineyard trouxe à Piratininga visitantes de diversos países, entre eles Estados Unidos, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Chile, Venezuela, Portugal, entre outros. Membros da igreja também já foram enviados para diversos países e alguns deles foram morar lá fora.
O pastor Milton Lucas, que é presidente do COMAD, e a igreja Vineyard de Piratininga têm apoiado fortemente a Campanha Piratininga Contra As Drogas, especialmente oferecendo suporte na área de jornalismo, design, comunicação em internet etc No passado a igreja manteve uma horta comunitária que contribuiu com a recuperação de diversos dependentes químicos, hoje tem cedido suas dependências para alguns programas de prevenção e tratamento.
A igreja foi fundada pelo visionário Nilton Paulo Lira Baro, falecido há quase um ano, que além de pastor era dentista. Nilton Lira protagonizou a fundação na região, de diversas organizações voltadas para a valorização e cuidado com a família e do ser humano.
“O sonho desde o início era de que nossa igreja não fosse apenas mais uma na cidade, mas que realmente fizesse diferença fora das quatro paredes” comenta Milton Lucas “ e este tem sido o nosso esforço ao longo dos anos, que com a benção de Deus tem gerado muitos frutos. Amamos nossa cidade e estamos aqui para serví-la”.
A comemoração acontecerá com a Conferência “Acende o Fogo em Mim” que terá Greta Lira, de Atlanta, USA, cantando e Celso Tavares, da Vineyard Belo Horizonte, como preletor. A cidade de Piratininga está sendo convidada para celebração que acontecerá nos dias 16 a 18 de julho, sempre às 20h, na rua Dr José Lisboa Junior, A19.
(matéria publicada no Jornal da Comunidade, em Julho 2010)
terça-feira, 22 de junho de 2010
segunda-feira, 21 de junho de 2010
sexta-feira, 18 de junho de 2010
Conferência ACENDE O FOGO | 16 a 18 de julho
CONFERÊNCIA ACENDE O FOGO
Comemorando 20 anos da Vineyard Piratininga
PRELETOR: Celso Tavares, Belo Horizonte, MH
LOUVOR: Greta Lira, Atlanta, USA
PROGRAMA:
Sexta,16/7 20h Louvor e Palavra
Sábado,17/7 20h Louvor e Palavra
Sábado, 17/7 14h Workshops
- Renovados pela Palavra, Celso Tavares
- Renovados pela Adoração, Greta Lira
Domingo 18/7 19h30 Louvor e Palavra
ENTRADA FRANCA
Informações: (14) 3265-1818 ou secretaria@vineyardpiratininga.com.br
domingo, 13 de junho de 2010
MOVIMENTO 5 | Rumo aos confins da terra - Parte 3 Atos 20:1-28:31
Depois de retratar magistralmente Paulo como missionário, Lucas agora esboça Paulo, o pastor. Nós conhecemos mais sobre o cuidado de Paulo com suas igrejas através das cartas do que através do livro de Atos e por isso as histórias em Atos 20 envolvendo igrejas e plantadores de igrejas são tão interessantes. Aqui nós vemos Paulo pregando para cristãos, ensinando a igreja de Trôade à noite toda (20:7, 11). Ele ressuscita o pobre Êutico – um jovem que não conseguiu ficar acordado durante o longo sermão de Paulo (20:9ss). Paulo “partiu o pão” com eles antes de partir – enquanto continuava a ensinar (20:11)!
O discurso em Mileto (20:18-35) é a única ocasião em Atos onde Paulo fala para cristãos (suas outras falas são evangelísticas ou judiciais) e seu tema é um alerta sobre como pastorear. Há muitos ecos das cartas paulinas, particularmente de 1 Tessalonicenses e do ensino de Jesus sobre liderança no Evangelho de Lucas (Lucas 22:34-38). Lucas apresenta Paulo na mesma tradição de liderança de seu Senhor, ensinando os líderes a como dar sua vida pelas ovelhas. Em ambas as histórias sentimos a afeição que as igrejas tinham por Paulo: a igreja de Trôade ficou acordada a noite toda para ouvi-lo (20:11) e os presbíteros de Éfeso choraram ao ouvir que nunca mais o veriam (20:25 e 37ss).
Depois de ralentar a narrativa para destacar estes incidentes, Lucas acelera de novo para nos levar através do Mediterrâneo até Tiro (21:1-3). Em Tiro os cristãos recomendaram que Paulo não fosse para Jerusalém (21:4), assim como os de Cesareia logo depois (21:10-12).
Em Jerusalém Paulo foi recebido calorosamente, mas os líderes da igreja também queriam que ele demonstrasse sua ortodoxia judaica, participando dos votos e das despesas do ritual de purificação de quatro outros (21:20-26). Paulo concorda, mas, ainda assim, judeus da Ásia Menor criaram um tumulto contra ele (21:27-36). Paulo é salvo por um comandante romano. A partir de então ele estará preso e Paulo, o prisioneiro, passa a dominar a narrativa de Atos.
Paulo persuade os soldados para que possa falar ao povo (21:37-40). O discurso (22:1-21) contém a segunda narrativa da conversão de Paulo em Damasco, contada na primeira pessoa. Ele reforça sua lealdade, bem como a de outros judeus crentes, à Torá (22:3-5, 12, 17) e explica que está respondendo ao chamado do Deus de Israel para falar de Jesus ao gentios (22:21). Sua fala é interrompida então pela multidão furiosa e mais uma vez Paulo é resgatado pelos romanos. Ele invoca sua cidadania romana para evitar o açoite (22:24-29).
Uma série de interrogatórios judiciais se inicia, onde Paulo se defende. O primeiro (22:30-23:10) , diante do Sinédrio, é a respeito das acusações dos judeus contra ele. Paulo invoca suas credenciais farisaicas, o que divide o Sinédrio. A revolta dos judeus contra Paulo continua, e “o Senhor”(23:11) encoraja Paulo a testemunhar em Roma. Paulo é enviado a Félix, o governador romano da Judeia, em Cesareia (23:12-35).
O segundo depoimento é diante de Félix, e envolve uma acusação formal dos líderes judeus (24:1-9). Lucas registra os procedimentos da corte romana, segundo o processo legal da época. Paulo defende-se, arguindo que as acusações são infundadas e que ele é um judeu leal (24:10-21). Félix decide esperar para ouvir pessoalmente aqueles que prenderam a Paulo e o mantém preso numa forma aberta de prisão domiciliar (24:22ss). Depois de dois anos, Félix vai embora, e deixa, injustamente, Paulo na prisão (24:27).
Em terceiro lugar, Festo, o novo governador, chama Paulo por conta das reclamações dos líderes judeus (25:1-3). Novamente as acusações dos judeus são o tema central (25:7). Paulo afirma que é um judeu leal e também um leal cidadão romano (25:8). Festo quer ajudar os líderes judeus – provavelmente para ganhar amigos e influência como novo governador – e oferece-se um julgamento em Jerusalém. Paulo parece desejoso por receber justiça e apela para o Imperador, um direito aberto aos cidadãos romanos. Paulo não faz isso suavemente: ele já havia tentado ser ouvido justamente em três ocasiões e agora exerce seu direito, uma vez que Festo intenta agir injustamente enviando-o para um julgamento em Jerusalém (28:19ss deixa claro que Paulo não vê outra saída). Festo aceita a apelação de Paulo, o que encerra o julgamento (25:12).
Uma quarta oportunidade acontece quando o rei Agripa e sua esposa fazem uma visita de cortesia ao novo governador. Festo busca o conselho de Agripa no caso de Paulo (25:13-22). A defesa de Paulo é parecida, focando em sua lealdade ao seu Judaísmo e nas mudanças acontecidas como fruto de seu encontro com Jesus no caminho de Damasco (26:1-23). Mas a intenção de Paulo é de convidar o próprio Agripa a tornar-se um seguidor de Jesus (26:25-29). Agripa conclui que Paulo não havia cometido qualquer crime que justifica-se sua morte ou prisão, e que deveria ser libertado se não tivesse apelado ao Imperador (26:30ss). Os capítulos finais narram a jornada de Paulo até Roma (26-28). Navegar no mundo antigo era perigoso, principalmente no inverno, quando naufrágios eram comuns (27:7-12; cf. 2 Coríntios 11:25). Na viagem Paulo é bem tratado por Júlio, o centurião romano responsável por ele (27:1). Júlio permite que ele visite amigos em Sidom (27:3), aceita seu conselho durante a tempestade (27:30ss) e evita que Paulo seja morto (27:42ss).
A narrativa de Lucas sobre a tempestade no mar é uma das mais completas já contadas. Ela mostra como a promessa de Deus sobre Paulo ver Roma (23:11) é cumprida apesar das grandes forças contrárias a isso, o que encoraja os leitores cristãos que sentiam-se oprimidos por sua fé em Jesus: se Deus pôde livrar Paulo, com certeza poderia fazê-lo de novo.
Depois de duas semanas na tempestade o navio encontra terra e eles naufragam em Malta (27:33-28:1). Lucas é altamente seletivo em sua narrativa desta visita, cobrindo três meses (28:11) em dez versos, evidentemente escolhendo os incidentes que considera mais importantes.
A jornada final para Roma atravessa o Mediterrâneo até Siracusa, Régio e Potéoli, cerca de 200 km ao sul de Roma (28:11-13). Dirigindo-se a Roma através de Ápio, o grupo de Paulo encontra dois grupos de cristãos (28:15) . Estes contatos mostram que Paulo não é o primeiro missionário em Roma, uma vez que já existe uma igreja lá.
O relato do tempo de Paulo em Roma não focaliza a igreja lá, mas sim nos relacionamentos de Paulo com a comunidade judaica. Ele fala com os líderes daquela comunidade, enquanto está em sua prisão domiciliar (28:21ss). Numa ocasião eles conversam com Paulo o dia todo (28:23) e o resultado de sempre acontece: a comunidade judaica fica dividida (28:24ss). A cena final descrita por Lucas é de alguns judeus respondendo ao Evangelho, e não de – como é afirmando com base no verso 28 – uma rejeição final dos judeus em favor dos gentios.
Os versos finais de Lucas mostram uma interessante imagem de Paulo pregando para todos que vêm até ele “sem impedimento algum” (28:31), uma expressão legal que sugere que ele tenha sido considerado inocente. Lucas deixa seus leitores com vários temas-chave: o cumprimento da promessa de Deus a Paulo de que ele chegaria à salvo em Roma; o fato de que nada pode parar o Evangelho; o evangelho para todos, judeus e gentios; a imagem de Paulo pregando sobre Jesus e – como seu Mestre – proclamando o Reino de Deus.
LEITURA BÍBLICA | Programa semanal
Segundas – Atos 20
Terças – Atos 21-22
Quartas - Atos 23-24
Quintas – Atos 25-26
Sextas – Atos 27-28
Uma excelente abordagem para a leitura bíblica diária é fazer um Estudo Indutivo Prático. São perguntas feitas para o texto:
O que o texto diz?
O que isso significa?
Como devo responder?
MEDITAÇÃO DIÁRIA | Como fazer
Separe um ou dois versículos da leitura diária e siga os passos abaixo:
Passo 1: Ler. Qual palavra ou frase chamou a minha atenção?
Passo 2: Meditar. Qual é a minha resposta a esta palavra ou frase?
Passo 3: Orar. Como isso se aplica a minha vida hoje?
Passo 4: Contemplar. Qual é o convite que Deus está me fazendo?
ROTEIRO COMPLETO | Baixe em nosso site
Para baixar o roteiro completo com esboço do ensino no domingo, questões para grupos pequenos, dicas de leitura e meditação e notas de estudo, visite: www.vineyardpiratininga.com.br no link recursos.
sábado, 12 de junho de 2010
sábado, 22 de maio de 2010
O REINO EM MOVIMENTO 4 | Rumo aos confins da terra - Parte 2 | Atos 16:6-19:41
Atos 16:6-10 apresenta a única ocasião em Atos onde Paulo não sabe para onde ir em seguida, depois que Deus impede que ele, Silas e Timóteo, entrem na Ásia e Bitínia. Deus então lhe mostra uma visão e o grupo viaja para Neápolis, trazendo o evangelho à Macedônia (atual Grécia) pela primeira vez. Filipos evidentemente não tem uma sinagoga - é uma colônia de soldados romanos aposentados - então Paulo procura um lugar de oração à beira do rio, no sábado (16:13). Lá ele encontra Lídia: ela e sua família formam o núcleo da primeira igreja na cidade (16:14). Paulo liberta uma escrava possuída por um espírito que predizia o futuro (16:16-21), e seus senhores levam Paulo aos magistrados, reclamando da perda financeira que sofreram. Nesta colônia romana, Paulo e Silas são acusados de advogar costumes judaicos, sendo que em outras cidades normalmente são acusados pelos judeus de abandonar os costumes e crenças judaicas (cf. 13:45; 14:2, 19; 17:13; 18:5ss, 12ss). Na prisão, um terremoto lhes dá a chance de fugir; ao invés disso, eles apresentam o evangelho para o carcereiro, que é batizado junto com toda sua família (16:28-34), antes que os magistrados ordenem que sejam libertados pela manhã (16:35). Paulo levanta a questão de sua cidadania romana, o que significa que ele não poderia ter sido açoitado sem um julgamento (16:37) e os magistrados vêm desculpar-se (16:38ss). Paulo faz isso, possivelmente, na esperança de que a nova igreja seja deixada em paz pelas autoridades.
Em Tessalônica, Paulo repete seu padrão inicial de abordagem (17:1-9) - ele vai primeiro à sinagoga e fala sobre Jesus. A comunidade judaica está dividida (v. 4) e alguns tementes a Deus se juntam à nova igreja. Judeus descrentes mobilizam pessoas para atacar os missionários. Suas acusações são de que Jesus seria um outro rei, rival do imperador (v. 7; cf. Lucas 23.2). A rapidez da primeira visita à Tessalônica se encaixa bem com o texto de 1 Tessalonicenses, provavelmente escrito em Corinto durante a visita de Atos 18:1-18 depois de Timóteo haver se juntado novamente a Paulo (Atos 18:5; 1 Tessalonicenses 3:1-6).
Da Beréia Paulo vai para Atenas sozinho. Silas e Timóteo vão para outro lugar (Lucas não dá detalhes, embora 1 Tessalonicenses sugira que Timóteo tenha ido à Tessalônica). Apesar de haver uma sinagoga em Atenas, Paulo focaliza seu debate na praça principal com os filósofos (17:17ss). Paulo é convidado a falar no Areópago e Lucas apresenta toda a fala de apresentação do evangelho aos pagãos.
Em Corinto (18:1-18) Paulo encontra um casal de judeus cristãos, Áquila e Priscila e trabalha com eles como fazedor de tendas (provavelmente usando couro, o material comumente usado na época), enquanto fala na sinagoga aos sábados. Quando Silas e Timóteo chegam, Paulo volta à pregação em tempo integral (18:5), o que sugere que eles tenham trazido doações das igrejas que visitaram enquanto ausentes. A divisão típica na sinagoga acontece e Paulo vai embora (18:6); uma igreja mista de judeus e gentios é fundada na casa de Tício Justo (18:7). Diante de uma audiência romana, Gálio, um notável jurista, declara que Paulo não tem nada à responder diante das acusações dos judeus.
Atos 18:23-19:41 traz a terceira e maior viagem de Paulo à partir de sua base em Antioquia da Síria. Primeiro ele viaja por terra para a Galácia (sul da Turquia). Lucas então nos leva a Éfeso, para apresentar Apolo (18:24-28), um pregador de Jesus que precisa de mais instrução por parte de Priscila e Áquila, uma vez que apenas recebeu o batismo de João. Apolo é enviado às igrejas de Acaia (onde Corinto é a principal), e este breve relato provavelmente explica algumas das questões em 1 Coríntios 1-3, sobre diferentes visitantes em Corinto.
Retornamos então à Éfeso: Paulo viaja através da atual Turquia e investe tempo considerável lá - pelo menos dois anos (19:10,22). Lucas claramente considera esta visita como um tempo de benção de Deus no ministério de Paulo (19:10). Certamente existe oposição: da sinagoga (19:11ss), de doença e de espíritos malignos (19:23-41) - mas tudo é vencido. Lucas comenta “a palavra do Senhor muito se difundia e se fortalecia” (19:20).
Lucas antecipa a próxima grande etapa da história (19:21ss), quando Paulo resolve “no espírito” (uma referência ao Espírito Santo) ir à Jerusalém e depois à Roma. A jornada à Roma, através de Jerusalém, vai dominar a parte final do livro, culminando com a chegada de Paulo.
A viagem de Timóteo e Erasto à Macedônia (19:22) provavelmente é para preparar a visita de Paulo e juntar as igrejas da região para contribuir com a igreja necessitada em Jerusalém (cf 2 Coríntios 8-9) - a carta de 2 Coríntios provavelmente foi escrita durante esta visita à Éfeso - muito embora Lucas nos fale muito pouco sobre este coleta de ofertas (24:17) - um exemplo da seletividade do autor ao escrever Atos.
LEITURA BÍBLICA | Programa semanal
Segundas – Atos 16:6-40
Terças – Atos 17
Quartas - Atos 18
Quintas – Atos 19:1-22
Sextas – Atos 19:23-41
Para leitura bíblica diária é fazer um Estudo Indutivo Prático. São perguntas feitas para o texto: O que o texto diz? O que isso significa? Como devo responder?
MEDITAÇÃO DIÁRIA | Como fazer
Separe um ou dois versículos da leitura diária e siga os passos abaixo:
Passo 1: Ler. Qual palavra ou frase chamou a minha atenção?
Passo 2: Meditar. Qual é a minha resposta a esta palavra ou frase?
Passo 3: Orar. Como isso se aplica a minha vida hoje?
Passo 4: Contemplar. Qual é o convite que Deus está me fazendo?
ROTEIRO COMPLETO | Baixe em nosso site
Para baixar o roteiro completo com esboço do ensino no domingo, questões para grupos pequenos, dicas de leitura e meditação e notas de estudo, visite: www.vineyardpiratininga.com.br no link recursos.
segunda-feira, 26 de abril de 2010
O REINO EM MOVIMENTO 3 | Rumo aos confins da terra - Parte 1 | At 12:25-16:05
Em Antioquia da Pisídia, um padrão de evangelismo emerge: Barnabé e Saulo vão primeiro à sinagoga e falam sobre Jesus (13:14-43) e isso causa divisão entre os judeus: alguns aceitam sua mensagem e outros a rejeitam (13:43, 45). O judeus descrentes atacam os missionários (13:45), o que leva os missionários a levar a mensagem aos gentios (13:46-49). A perseguição pelos judeus não-cristãos força os missionários a partirem (13:50f). Lucas mostra isso como um padrão em 14:1: “como de costume, foram à sinagoga judaica”.
Listra é diferente por ser uma cidade pagã, sem uma sinagoga (14:8-20). Lá uma cura abre o caminho, enquanto Paulo prega (14:9ss), mas também leva a um mal-entendido, pois as pessoas pensam que Paulo e Barnabé são deuses. Lucas fala do restante da jornada resumidamente, registrando uma visita a Derbe e visitas à outras cidades, no caminho de volta (14:21-23), antes que retornem a Antioquia da Síria (14:24-26).
A questão sobre a circuncisão dos novos crentes gentios volta à tona quando um grupo da Judéia vem à Antioquia e Paulo e Barnabé debatem com eles (15:1ss; aparentemente Paulo escreveu a carta aos Gálatas no meio desta crise). O concílio dos apóstolos e presbíteros que acontece em Jerusalém, é um marco em Atos, pois depois de muito debate é aceito que os crentes gentios não precisam se tornar judeus. O argumento chave é que as experiências contadas por Pedro, Barnabé e Paulo foram profetizadas no Velho Testamento, como diz Tiago ao citar Amos 9:11ss (Atos 15:16ss).
Embora os crentes gentios não sejam obrigado a circuncidar-se, Tiago propõe restrições (15:20), ecoando mandamentos de Levítico 17-18 (note em 17:8 e 18:26-30, que especificam mandamentos aplicados aos estrangeiros que vivem entre os israelitas). Historicamente, este acordo não se sustenta por muito tempo, e a restrição da carne já teria sido abolida na época em que foi escrito o Evangelho de Marcos (Marcos 7.18ss).
Ao iniciar uma nova jornada, Paulo e Barnabé discutem à respeito de João Marcos (15:36-41). O resultado é que Barnabé segue para Chipre com João Marcos - última menção sobre eles em Atos - e Paulo segue para Síria e Cilícia, passando por Derbe, com Silas.
Em Derbe, Paulo encontra Timóteo, um jovem recomendado pela igreja, cuja mãe é judia. Decidindo levar Timóteo consigo, Paulo o circuncida, demonstrando que não se opõe à circuncisão para judeus, mas simplesmente se opõe exigência de que os crentes gentios sejam circuncidados para serem salvos (16:1-3).
O trecho termina com Paulo e Silas viajando e transmitindo as decisões tomadas pelos apóstolos e presbíteros em Jerusalém, fortalecendo assim as igrejas, que continuam a crescer.
LEITURA BÍBLICA | Programa semanal
Segundas – Atos 13:1-12
Terças – Atos 13:13-52
Quartas - Atos 14
Quintas – Atos 15:1-35
Sextas – Atos 15:36-16:5
Para leitura bíblica diária é fazer um Estudo Indutivo Prático. São perguntas feitas para o texto: O que o texto diz? O que isso significa? Como devo responder?
MEDITAÇÃO DIÁRIA | Como fazer
Separe um ou dois versículos da leitura diária e siga os passos abaixo:
Passo 1: Ler. Qual palavra ou frase chamou a minha atenção?
Passo 2: Meditar. Qual é a minha resposta a esta palavra ou frase?
Passo 3: Orar. Como isso se aplica a minha vida hoje?
Passo 4: Contemplar. Qual é o convite que Deus está me fazendo?
ROTEIRO COMPLETO | Baixe em nosso site
Para baixar o roteiro completo com esboço do ensino no domingo, questões para grupos pequenos, dicas de leitura e meditação e notas de estudo, visite: www.vineyardpiratininga.com.br no link recursos
SOS RIO | Parceria Vineyard Piratininga e Vineyard Rio
No mês de Abril a Vineyard Piratininga levantou oferta especial para ajudar crianças e famílias desalojadas pelas inundações e desmoronamentos no Morro do Boréo, Rio de Janeiro. Nas fotos Luciano Manga, pastor da Vineyard Rio, e sua equipe visitando as famílias e distribuindo alimentos.
domingo, 25 de abril de 2010
terça-feira, 6 de abril de 2010
quarta-feira, 24 de março de 2010
O REINO EM MOVIMENTO 2 | De Jerusalém para Judéia e Samaria Atos 6:8-12:24
Estevão – nome grego – realiza obras poderosas (6:8), o que o leva a um debate na sinagoga com judeus de fala grega (6:9) e em seguida a prisão e julgamento (6:11-15). O discurso de Estevão – o mais longo do livro de Atos – explana a história judaica, argüindo que os seguidores de Jesus são os verdadeiros judeus, e não aqueles que rejeitaram a Jesus. Ele menospreza o templo (7:48-50, citando Isaías 66:1ss) e suas palavras ecoam as de Jesus dizendo que eles estão repetindo os erros de seus ancestrais ao matar Jesus (7:51-53; cf. Lucas 6:22ss; 11:47; 13:34). Eles matam Estevão, mas não antes dele ver Jesus como “o Filho do homem” à direita de Deus (7:56; cf. Daniel 7:13ss). A morte de Estevão demarca o início de perseguição ativa das autoridades judaicas contra a igreja (8:1-3).
Filipe viaja para Samaria, ao norte, em direção a um povo que os judeus da Judéia e Galiléia não considerava como judeus ‘puros’, mas a quem Jesus havia ajudado em uma ocasião (Lucas 17:11-19). O ministério de Filipe (8:5-7) leva Pedro e João a orar para que estes novos crentes recebam o Espírito Santo. Simão, o mago, oferece dinheiro para ter este poder (8:9-13, 18ss) e é repreendido por tratar a fé cristã como mágica, algo que pudesse ser comprado e vendido (8:20-23). Eis aqui um tema que retornará no livro, pois a fé cristã opõe-se à mágica, que buscava o poder dos “deuses” para satisfazer os clientes dos mágicos (cf 19:18ss). Ao contrario, seguir Jesus significa fazer o que Ele quer (cf. 4:19ss; 5:19). Lucas deixa aqui uma lacuna na narrativa e não sabemos o que acontece com Simão (8:24), mas a inclusão dos samaritanos na igreja continua (8:25). Filipe vai para uma estrada deserta e encontra um eunuco, importante autoridade etíope (8:26-40). Outra vez as fronteiras do evangelho se expandem, uma vez que este homem seria proibido de participar da adoração judaica por causa de sua castração (Deuteronômio 23:1). Filipe o ouve ler Isaías 53 em voz alta (esta era a maneira normal de ler naquela época, mesmo quando lendo em particular), fala ao eunuco sobre Jesus e o batiza como crente. Filipe desaparece repentinamente e o eunuco não o viu mais (8:39). Ele volta à narrativa muito mais tarde (21:8ss).
Finalmente, encontramos Saulo (9:1-30). Ele aparece na história como aquele que tem aos pés os mantos daqueles que assinavam Estevão (7:58; 8:1) e como um perseguidor da igreja (8:3; 9:1ss). No entanto, aquele que pensa estar perseguindo outros descobre que Deus é quem o está procurando, e ele encontra Jesus ressuscitado o que transforma sua vida. O encontro tem elementos em comum com os chamados dos profetas do Velho Testamento, especialmente por ouvir uma voz celestial (cf. Isaías 6:8; Jeremias 1:4, 9, 11, 14) e inclui uma clara comissão para falar aos gentios sobre Jesus (neste ponto revelado para Ananias, e não diretamente a Saulo, 9:15). Saulo tem que fugir daqueles que eram seus apoiadores (9:23-25). Barnabé reaparece e (conforme é sua característica) age generosamente ao apresentar Saulo aos apóstolos, enquanto outros estão atemorizados.
Em 9:32-12:24 encontramos uma expansão ainda maior da mensagem em Israel e na Síria. Pedro viaja para Lida (9:32-35) onde cura um enfermo e depois para Jope , uma cidade da costa (9:36-43), onde ressuscita uma pessoa morta, conforme havia visto Jesus fazer. Pedro se hospeda com um curtidor de couro, uma profissão impura para o judaísmo, por trabalhar com peles de animais mortos – o que é surpreendente, tendo em vista Pedro afirmar distancia de animais impuros (10:14).
Lucas nos conta a história de um gentio, incircunciso mas temente a Deus, chamado Cornélio (10:1-11-18). Com esta história inicia-se a admissão de gentios como crentes sem exigir que se tornem primeiro judeus. A história opera em dois níveis, tanto para Cornélio quando para Pedro, que experimenta mudança profunda. Lucas destaca que Deus inicia este novo mover: Deus agiu através de um anjo (10:3-6), uma visão (10:10-16), revelação (10:17-21) e ao derramar o Espírito Santo como em Pentecostes (10:44-47). Isso tudo leva até mesmo ‘partido da circuncisão’ a concluir que Deus estava acolhendo também os gentios (11:18; cf. 11:12).
Outros desenvolvimentos se seguem: a primeira igreja gentia vem à existência (11:19-26) . Saulo agora reaparece, acompanhado por Barnabé (outra vez o encorajador para o apoio a esta nova congregação, trazendo Paulo junto) para ajudar a nova igreja. A profecia de Ágabo leva a uma nova forma de compartilhar posses (cf. 4:35ss), à medida que esta congregação gentia envia ajuda às comunidades judaico-messiânicas na Judéia (11:27-30).
A morte de Tiago traz uma sombra sobre o crescimento da igreja (12:1ss), e é seguida pela prisão de Pedro, que gera uma das mais cômicas cenas de Atos, quando Pedro é confundido com seu “anjo” - em outras palavras, com um fantasma (12:15; cf. Lucas 24:36ss)! Herodes, que mandou assassinar Tiago, morre em função de seu orgulho (12:20-23) e Lucas conclui esta trecho da história destacando o contínuo crescimento da igreja (12:24).
LEITURA BÍBLICA | Programa semanal
Segundas – Atos 6:8-8:1
Terças – Atos 8:2-8:38
Quartas - Atos 9:1-9:31
Quintas – Atos 9:32-11:18
Sextas – Atos 11:19-12-24
Um grande ajuda para a leitura bíblica diária é fazer um Estudo Indutivo Prático. São perguntas feitas para o texto: O que o texto diz? O que isso significa? Como devo responder?
MEDITAÇÃO DIÁRIA | Como fazer
Separe um ou dois versículos da leitura diária e siga os passos abaixo:
Passo 1: Ler. Qual palavra ou frase chamou a minha atenção?
Passo 2: Meditar. Qual é a minha resposta a esta palavra ou frase?
Passo 3: Orar. Como isso se aplica a minha vida hoje?
Passo 4: Contemplar. Qual é o convite que Deus está me fazendo?
ROTEIRO COMPLETO | Baixe em nosso site
Para baixar o roteiro completo com esboço do ensino no domingo, questões para grupos pequenos, dicas de leitura e meditação e notas de estudo, visite: www.vineyardpiratininga.com.br no link recursos.
sexta-feira, 12 de março de 2010
NOITE DE LOUVOR VINEYARD NO TEATRO MUNICIPAL DE BAURU COM LUCIANO MANGA
Manga foi um dos mais importantes lideres e fundadores da banda Oficina G3, que revolucionou a forma de apresentar o Evangelho através do rock’n roll nos anos 80. Desde os anos 90 Manga está no Rio de Janeiro, onde plantou a igreja conhecida hoje como Vineyard Rio, mas continua viajando o pais todo compartilhando sua mensagem através da musica. Ele teve participação em todos os projetos musical da Vineyard Music, inclusive no DVD “Vem esta é a hora – Ao vivo” lançado recentemente.
No evento do dia 1o. de abril, a Vineyard Music gravará seu primeiro CD solo com o Manga, o que torna o evento ainda mais importante e interessante.
Em agosto do ano passado a Noite de Louvor Vineyard levou mais de 2.000 pessoas ao Rastro do Cowboy, o que sugere que os aproximadamente 400 lugares do Teatro Municipal de Bauru serão poucos para este evento.
Os ingressos já estão à venda em Bauru na Livraria Nova Betel, Alfer, Elo Musical e em Piratininga na Cia Gospel, Elegance Modas, Colégio Educare e TH Imobiliária, alem das igrejas Vineyard de Bauru e Piratininga.
Maiores informações podem ser obtidas pelo fone (14) 3265-1818 ou pelo email secretaria@vineyardpiratininga.com.br
domingo, 21 de fevereiro de 2010
O REINO EM MOVIMENTO 1 | Do Céu para Jerusalém Atos1:1-6:7
Depois da dedicatória (1:1-2) e da partida de Jesus (1:3-11), o restante do capítulo 1 é sobre a preparação da vinda do Espírito, prometida por Jesus em 1:8. A igreja está devotada à oração (1:12-14) e Pedro lidera a escolha do sucessor de Judas como apóstolo (1:15-26).
A igreja realmente decola com a vinda do Espírito. Atos 2:1-4 descreve o que acontece, e Lucas explica o significado destes eventos. Ouvimos as várias reações da multidão (2:5-13) e Pedro oferece uma explicação centrada nos eventos daquele dia e no ministério, morte e ressurreição de Jesus como cumprimento do Velho Testamento, citando como evidência Joel 2:28-32 (Atos 2:17-21), Salmos 16:8-11 (Atos 2:25-28) e Salmos 110:1 (Atos 2:34ss). Ele explica quatro elementos de resposta - humana e divina - que serão repetidos frequentemente em Atos: arrependimento, batismo nas águas no nome de Jesus, perdão dos pecados e o dom do Espírito (2:38ss). Temos então um retrato da vida da igreja primitiva, com quatro componentes: ensino dos apóstolos, vida compartilhada (incluindo posses, v. 44ss), refeições compartilhadas (provavelmente incluindo a eucaristia) e oração compartilhada (v. 42). Este padrão também vai se repetir em todo o livro de Atos.
A cura de um aleijado (3:1-10) abre a oportunidade para falar de Jesus (3:11-26), mas leva os apóstolos a serem presos e julgados (4:1-23, cumprindo Lucas 12:11ss, 21:12-15). Pedro e João se recusam a aceitar a tentativa do Sinédrio de silenciá-los (4:17ss, 21), colocando a autoridade de Deus acima do Sinédrio (4:19ss, cumprindo Lucas 12:11ss; 21:14ss). Lucas novamente destaca a unidade do grupo e o compartilhar de posses (4:32-35), dando um exemplo positivo e um negativo (4:36ss; 5:1-11).
Ato 5:12-16 fala do evangelismo de poder da igreja (v. 4:33), incluindo mais pressão vinda das autoridades judaicas (5.17ss) e um resgate angelical (5:19-21a). Os apóstolos novamente são trazidos ao Sinédrio (5:21b-42) e Pedro enfurece o Sinédrio dizendo que Jesus, a quem eles mataram, está agora ressuscitado e oferecendo um novo caminho para Israel (5:30-32).
O conselho de Gamaliel, o fariseu, evita a execução deles (4:33-39 – contraste com Estevão, 7:54-60). Os apóstolos são açoitados – uma punição enorme para homens livres, mas comum no mundo antigo (5:40ss). Esta sessão termina com providências práticas para cuidar justamente das viúvas, sejam de fala grega ou hebraica (6:1-7) – estas providências evitariam prender os apóstolos com administração, deixando-os livres para a oração e o ministério da palavra (6:4). A igreja continuava a crescer, ainda dentro de uma moldura judaica (6:7).
LEITURA BÍBLICA | Programa semanal
Segundas – Atos 1
Terças – Atos 2
Quartas - Atos 3
Quintas – Atos 4
Sextas – Atos 5 e 6:1-7
Este mês vamos reler este trecho quatro vezes. Uma boa maneira de tirar um proveito maior de nossa leitura bíblica diária é fazer um Estudo Indutivo Prático. São perguntas feitas para o texto: O que o texto diz? O que isso significa? Como devo responder?
MEDITAÇÃO DIÁRIA | Como fazer
Separe um ou dois versículos da leitura diária e siga os passos abaixo:
Passo 1: Ler. Qual palavra ou frase chamou a minha atenção?
Passo 2: Meditar. Qual é a minha resposta a esta palavra ou frase?
Passo 3: Orar. Como isso se aplica a minha vida hoje?
Passo 4: Contemplar. Qual é o convite que Deus está me fazendo?
ROTEIRO COMPLETO | Baixe em nosso site
Baixe o roteiro completo com esboço do ensino de domingo, questões para grupos pequenos, dicas de leitura e meditação e notas de estudo no site www.vineyardpiratininga.com.br no link recursos.
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
10 MANDAMENTOS PARA UM FELIZ 2010
Por Milton Lucas
1. DESISTA DE SER DEUS. A VAGA JÁ FOI PREENCHIDA: o primeiro mandamento diz: "não terá outros deuses diante de mim." Êxodo 20:3 O que Jesus disse: "Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás." Mateus 4:10
2. NÃO DEPOSITE SUA CONFIANÇA EM COISAS. NEM EM PESSOAS: o segundo mandamento diz: ".Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra." - Êxodo 20:4 O que Jesus disse: "Ninguém pode servir a dois senhores" - Lucas 16:13
3. CUMPRA SUA PALAVRA. NÃO PRECISA JURAR: o terceiro mandamento diz: "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão;" - Êxodo 20:7 O que Jesus disse: "de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;" - Mateus 5:34
4. DESCANSE, MAS ANTES TRABALHE MUITO: o quarto mandamento diz: "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar." - Êxodo 20:8-10 O que Jesus disse: "O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Pelo que o Filho do homem até do sábado é Senhor." - Marcos 2:27-28
5. VALORIZE SUA FAMÍLIA, NÃO A ENDEUZE: o quinto mandamento diz: "Honra a teu pai e a tua mãe" - Êxodo 20:12 O que Jesus disse: "Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim" - Mateus 10:37
6. PERDOE, PERDOE, PERDOE: o sexto mandamento diz: "Não matarás" - Êxodo 20:13 O que Jesus disse: "aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo" - Mateus 5:22
7. MANTENHA UM CORAÇÃO PURO. COMECE COM OS OLHOS: o sétimo mandamento diz: "Não adulterarás" - Êxodo 20:14 O que Jesus disse: "aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela." - Mateus 5:28
8. SEJA HONESTO, AINDA QUE CUSTE MAIS CARO: o oitavo mandamento diz: "Não roubarás" - Êxodo 20:15 O que Jesus disse: "e ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;" - Mateus 5:40
9. FALE POUCO, MAS FALE SEMPRE A VERDADE: o nono mandamento diz: "Não dirás falso testemunho contra o teu próximo" - Êxodo 20:16 O que Jesus disse: "Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo." - Mateus 12:36
10. CELEBRE SUAS CONQUISTAS. AS DOS OUTROS TAMBÉM: o décimo mandamento diz: "Não cobiçarás..." - Êxodo 20:17 O que Jesus disse: "Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui." - Lucas 12:15
Está escrito.
Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga. Em julho, a igreja completa 20 anos de existência.