segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Missão possível: AJUDAR


Por Milton Lucas

Um dos últimos filmes que assisti com minha família foi 10.000 AC, a história de D’Leh, um guerreiro pré-histórico que com sua bravura salva sua amada Evolet, sua tribo e também outras tribos. Seu mentor, lhe explica que existem pessoas que desenham um círculo ao redor de si mesmo e de suas famílias e isso é tudo que eles defendem. Outros foram chamados para desenhar um círculo maior e assim lutar para defender muitos outros. D’Leh era um desses.

Como cristãos somos chamados a desenhar círculos maiores do que a nossa própria vida e a vida de nossa família. Somos chamados a ajudar e servir nossa geração. Mesmo vivendo numa sociedade individualista como a nossa. A comunidade cristã é uma nova classe criada por Deus. É um organismo onde todos somos membros que nos ajudamos e servimos uns aos outros.

Este chamado para servir começa no Antigo Testamento quando Deus ao criar Adão e Eva os comissiona para crescer, multiplicar, tendo filhos que encheriam a terra e alem disso para cultivar e guardar o jardim. Mas talvez seja muito mais claro quando ao chamar Abraão, em Gênesis 12.2, Deus diz que o abençoaria fazendo dele uma grande nação, para que através deles todas todos os povos da terra fossem abençoados.

Em João 13 vemos Jesus lavando os pés dos seus discípulos e ensinando-os a servir. O ato humilde de Jesus define qual é o coração do líder-servo.

Paulo em Gálatas 5.13-14 nos ensina que somos chamados a servir uns aos outros mediante o amor e que t toda a Lei se resume num só mandamento: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. É ele também que escreve em Efésios 2.10 que fomos criados para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes da fundação do mundo.

Tiago 2.14-17 nos exorta a ter uma vida de fé e obras. Diz que a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.

O Novo Testamento tem 38 verbos associados à expressão uns aos outros, evidenciado a característica fundamental da vida cristã que é amar e servir aos que nos rodeiam.

Rick Warren, autor do best-seller “Uma Vida Com Propósito” é enfático ao dizer: “Você foi colocado na terra para fazer uma contribuição. Você não foi criado apenas para consumir recursos ... Deus designou você para fazer diferença com sua vida. Muitos livros campeões de vendas ensinam como tirar o máximo da vida, mas não foi por esta razão que Deus fez você. Você foi criado para adicionar vida na terra e não apenas para tirar isso dela. Deus quer que você dê algo de volta”.

E como podemos fazer isso? O que temos para oferecer? Tudo aquilo que nos foi dado deve ser colocado à disposição de Deus e assim à disposição daqueles que estão ao nosso redor: talentos e habilidades naturais, dons espirituais, conhecimento, formação e experiência, tempo, bens materiais e recursos financeiros, os próprios embros do nosso corpo (olhos, mãos, ouvidos, braços, pés), nossa alegria, nossa fé, tudo, tudo, tudo.

Fomos criados para servir a Deus. Esta é nossa missão.

Por onde começar? Não precisamos começar salvando o mundo, mas sim com pequenas coisas. ‘Pequenas coisas, feitas com grande amor podem mudar o mundo’ é o que diz Steve Sjogren. Olhe ao seu redor, veja as necessidades, aproveite as oportunidades.

"Faça todo o bem que você puder, com todos os recursos que você puder, por todos os meios que você puder, em todos os lugares que você puder, em todos os tempos que você puder, para todas as pessoas que você puder, sempre e quando você puder." segundo John Wesley.

Mãos à obra!

Nenhum comentário: