quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Missão possível: AMAR


Por Milton Lucas

Gosto de filmes de ação. Personagens como Jack Bauer ou Jason Bourne, da série ’24 horas’ e da trilogia ‘Bourne’, me fascinam. Com certeza nem tanto pela violência envolvida nas tramas, mas pela agilidade, pelo desafio, pela inteligência e sobretudo pelo espírito aventureiro destes heróis. No final de cada episódio, no entanto, parece que nossa vida parece chata e sem aborrecida.
Esta semana estava lendo a Bíblia e me deparei com uma seqüência de ação e aventura que me deixou impressionado. A texto de 2 Coríntios 11:23 – 12:10 parece um roteiro de aventura e nele Paulo descreve um pouco o ritmo e o espírito desbravador por trás de sua caminhada. É inspirador! Que aventura! Que paixão! Que missão!
Nós fomos recrutados para a maior de todas as missões: o avanço do Reino de Deus na terra! Deus é um DEUS MISSIONÁRIO. Somos seus FILHOS MISSIONÁRIOS. Igreja é MISSÃO. A Igreja é a AGÊNCIA MISSIONÁRIA do Reino
A missão NÃO É UMA ATIVIDADE da igreja. A missão é o PULSO (coração) da igreja
Nas próximas semanas é sobre esta MISSÃO que vamos refletir. Para facilitar nosso trajeto, vamos fazer isso conversando sobre AMAR, AJUDAR, APRENDER e ALCANÇAR, que considero uma boa abordagem da nossa missão como Igreja do Senhor.

AMAR É POSSÍVEL

Num mundo onde prevalece a dúvida e a descrença nós acreditamos em Deus! Em uma sociedade individualista podemos sim mostrar que É POSSÍVEL AMAR!
João 13.34-35 diz “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”. Em Atos 2.44 lemos ‘Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum’.
O vida cristã não é um vôo solo, mas ela é vivida coletivamente. Esta comunidade de Cristo tem um papel fundamental de confrontar os valores e estilo de vida da nossa época. Esta vida cristã compartilhada é por si mesmo uma atividade missionária.
Os estatísticas mostram que a religião está em declínio, enquanto a busca pela espiritualidade cresce. É um paradoxo, mas quanto mais as pessoas buscam pelo espiritual, menos atraente a igreja lhes parece.
Nos últimos 30 anos o numero de pessoa sem religião no pais multiplicou-se sete vezes . O censo do IBGE mostra que temos cerca de 12,5 milhões de pessoas no Brasil sem nenhuma filiação religiosa e isso é 7,4% da população . 32% dos jovens brasileiros entre 17 e 25 anos de idade dizem valorizar a fé, mas não querem se envolver diretamente com uma igreja .
Nós temos uma missão:

1) Queremos ser uma comunidade que AMA, HONRA e EXALTA a Deus acima de tudo e de todos, inclusive especialmente mais do que si mesma.

2) Queremos ser uma comunidade que acredite e mostre ao mundo que DEUS É AMOR

3) Queremos ser uma comunidade NÃO-RELIGIOSA e NÃO LEGALISTA

4) Queremos ser uma comunidade ACOLHEDORA onde as pessoas possam VIR COMO ESTÃO e ser BEM-RECEBIDAS assim mesmo

5) Queremos ser uma comunidade que valorize as pessoas e as trate como INDIVÍDUOS com NOMES e não títulos eclesiásticos (irmão, pastor, diácono, presbítero, discípulo, discipulador...)

6) Queremos ser uma comunidade cheia de ALEGRIA, BOM HUMOR e CRIATIVIDADE

7) Queremos ser uma comunidade onde CRIANÇAS, ADOLESCENTES, JOVENS, ADULTOS e IDOSOS possam sentir-se em casa, conviver e complementar-se

8) Queremos ser uma comunidade de AMOR que combata e desafie o EGOISMO (ponto-chave)

9) Queremos ser uma comunidade de AMOR onde haja CURA, abrigo, aceitação, etc

10) Queremos ser uma comunidade que prove que AMAR É POSSÍVEL!

Nenhum comentário: