terça-feira, 26 de agosto de 2008

Missão possível: APRENDER


por Milton Lucas

O tema discipulado é recorrente em filmes e programas de TV. Alguns exemplos? Kung Fu (1972/1975), Karate Kid (1984) e Kung Fu Panda (2008) falam de artes marciais, mas também de um mestre mudando a vida de seuu discípulo através da convivência. A influência de um grande mestre e o interesse de alguns em serem seus discípulos também é o tema de seriados famosos como O Aprendiz (Brasil 2004) e do seu original americano The Apprentice (USA 2004).

Todos precisamos de mestres e ao longo da vida tivemos diversos. Alguns que conscientemente escollhemos outros que inconscientemente tornaram-se nossos mentores e modelos.

Como se aprende? Segundo os estudiosos da seguinte formaL 10% do que vê; 30% do que ouve
; 50% do que ouve e vê
; 70% do que ouve, vê e repete
; e 90% do que vê, ouve, repete e faz. Ou seja aprendizado envolve mais do que sala de aula, como normalmente pensamos que seja.

No relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, foram apontados quatro pilares da Educação: aprender a conhecer, aprender a fazer , aprender a viver com os outros e aprender a ser. Isso fala de mudança de valores que envolve toda a vida.

Nossa vida é um constante aprendizado. Como nas palavras de Gonzaguinha temos que ‘Viver, e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e cantar e cantar. A beleza de ser um eterno aprendiz’. Somos todos aprendize, ou seja, principiantes, novatos, inexperientes.

Este é o significado da palavra discípulo: aquele que recebe ensino de alguém, aluno, aquele que aprende; aprendiz, o que segue as ideias ou doutrinas de outrem.

Um discípulo é alguém que crê em tudo o que Cristo disse, e faz tudo o que Cristo manda.

No que temos quer se igual a Jesus? Ser manso e humilde como Jesus (Mt 11.29). Ser santos como Jesus (1 Pe 1.15). Servir como Jesus (Jo 13.14). Pregar ao mundo como Jesus (Jo 17.18). Perdoar como Jesus (Cl 3.13). Amar como Jesus (Jo 13.34). Orar como Jesus (Hb 5.7-8). Esta é nossa missão na vida e também nossa identidade: somos aprendizes, discípulos de Jesus. O discípulo segue, aprende, obedece, imita e é disciplinado.

As palavras "discípulo" e “disciplina’ têm origem num termo latino que significa instruir, educar, treinar, dando idéia de modelagem total de caráter. O discípulo é um ser em disciplina. Sem disciplina, não tem discípulo e não tem discipulado!

As disciplinas básicas que nos fazem aprender o Caminho de Jesus e nos tornarmos semelhentes a ele são basicamente as seguintes: conhecer a Bíblia, ter a oração como prioridade, viver uma vida de obediência, dar generosamente para Deus, viver em comunidade e servir outros. Este é o nosso estilo de vida. A importância de fazer isso tudo no contexto de uma comunidade é muito importante. É andando com outros discípulos que conhecemos o Mestre e ajudamos uns aos outros na jornada.

Foi o que Jesus fez com seus discípulos nos três anos que caminhou com eles. Foi para isso que ele os chamou. Tudo começou com um encontro em Mateus 4.18-20 e o resto deste e dos outros evangelhos, bem como o livro de Atos contam como aquele encontro transformou a vida daqueles homens e através deles a vida de muitos, inclusive a nossa.

Nós também somos chamados para sermos como Jesus! Somos discípulos, aprendizes, novatos, alunos em formação, sempre. Nossa missão na vida é aprender!

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga

Nenhum comentário: