domingo, 19 de outubro de 2008

Quem ganhou as eleições?


A pergunta parece descabida, afinal todos sabemos que o prefeito eleito para o próximo mandato é Odail Falqueiro e a nova Câmara os Vereadores será composta por Sônia Farha, Claudinei, Dra Carmen, Wandão, Zé Gordinho, Baiano do Salão, Juninho do Vanderlei, Momo e Marcelo do Gás.

Mas a verdade é que quem perde ou quem ganha com as eleições não são os candidatos ou os partidos políticos. Somos nós!

Nós vamos ganhar estas eleições se estes homens e mulheres, no exercício de seu mandato, forem honestos, coerentes e trabalhadores. Afinal eles vão dirigir o destino de nossa comunidade nos próximos quatro anos. Ganharemos se os eleitos forem realmente comprometidos com o progresso e o desenvolvimento. Seremos vencedores se estes homens e mulheres fundamentarem seu trabalho nos valores da verdade, da justiça e do amor.

Nós vamos perder estas eleições se nossos representantes forem comprometidos apenas com seu próprio ego, seu próprio bolso ou seu próprio sucesso - ou de seus partidos. Perderemos se eles não cumprirem as promessas que foram feitas e que nos levaram a dar à eles nosso voto de confiança.

Você ganhou ou perdeu nestas eleições? Talvez o seu candidato não tenha sido eleito. Mas seu voto não foi perdido. Você participou do processo democrático e contribuiu para que fossem elevados ao poder aqueles que, de acordo com a preferência popular, são os que mais capacitados a conduzir esta cidade.

Nós ainda podemos ganhar esta eleição se os candidatos eleitos desempenharem de forma apropriada suas funções, mas também através se adotarmos três condutas desde já.

A primeira postura à ser tomada pela população é a de fiscalizar. Não somos nós que estamos à serviço dos eleitos, mas sim eles que estão à nosso serviço. Foi para isso que os elegemos. É assim que o serviço público deve ser abordado, pois existe, como o próprio nome diz, para o servico do povo (público). Cobre, reinvindique, exija. Comece agora quando os planos estão sendo mais concretamente delineados.

A segunda coisa a fazer é apoiar e participar. Uma cidade não se contrói apenas pelos seus governantes. O envolvimento e participação popular é se suma importância. Temos que trabalhar pela comunidade, desde evitar jogar lixo em qualquer lugar até nos mobilizarmos para atender necessidades da população que não estejam sendo suficientemente atendidas pelo governo. Cabe às organizações não-governamentais, associações de bairros, entidades, igrejas e quaisquer outros tipos de associações se posicionarem como parceiros da administração municipal.

Por último, e não menos importante, cabe a cada um de nós orar pelos nossos governantes.

Está escrito: “Se não for o SENHOR o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o SENHOR que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda” Salmos 127.1-2

Ainda que confiemos na capacidade e no trabalho dos nossos governantes, cremos que quem poder construir e guardar de verdade nossa Piratininga é o SENHOR.

Está escrito também: “Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador” 1 Timóteo 2.1-3

É vontade de Deus que tenhamos bons governantes e que tenhamos qualidade de vida para nossas famílias. Para isso ele nos convoca à orarmos por eles! Orar é incluir Deus, é convidá-lo a participar, é dar permissão – no sentido de que muitas vezes o impedimos com nosso pretenso controle da situação – para que ele intervenha.

Parabéns Odail Falqueiro. Parabéns Sônia Farha, Claudinei, Dra Carmen, Wandão, Zé Gordinho, Baiano do Salão, Juninho do Vanderlei, Momo e Marcelo do Gás. Que Deus abençoe muito e os capacite natural e sobrenaturalmente para a tarefa. Contem com nossa cobrança, com nossa participação e com nossas orações. Através de vocês queremos ganhar esta eleição!

Milton Lucas é eleitor da 8a Seção da 97a Zona Eleitoral e pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga

Nenhum comentário: