terça-feira, 21 de outubro de 2008

SOB NOVA DIREÇÃO: Um novo rumo


por Milton Lucas

Continuamos a série ‘Sob nova direção’, falando sobre como a chegada do Reino de Deus em nossa vida nos trouxe uma nova história, nova vida, um novo rumo e uma nova esperança.

No último domingo, ouvimos os depoimentos de Wilson Custódio e Pollyane Terada. Ele encontrou Jesus através do Curso Alpha – um curso de dez semanas sobre Cristianismo básico que mantemos em nossa igreja – depois de mais de nove anos de muita oração de sua esposa. Ela, após frequentar nossa comunidade por muitos anos, teve uma experiência real com Deus através de um acampamento dos jovens. Ambos falaram de suas vidas antes da conversão e dos caminhos percorriam. Ele era levado pelos amigos e pela festa, a ponto de muitas vezes preterir a própria família. Ela sentia-se sozinha, mesmo em meio a muitos amigos e olhava para Deus como um ser distante e indiferente. Hoje, Wilsinho e Pollyane, caminham o Caminho de Jesus e têm seu foco completamente voltado para o que o Senhor da vida deles lhes oferece. Isso tem sido alegria e realização para eles e mesmo em meio aos problemas do cotidiano, encontram em Jesus força e esperança para suas vidas. São pessoas alegres, cheias de amigos e com muitos sonhos.

A história destes dois nos leva a pensar no que significa ter Jesus como Senhor da nossa vida. Romanos 10.9 diz “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo”. Mas o que isso realmente significa?

Nós vivíamos um vida independente de Deus e isso é a definição exata do que significa pecado. Pecado não é simplesmente matar, roubar ou mentir, como pensamos, mas sim perda do alvo, independência de Deus. Ao entrarmos Jesus deixamos de viver de forma independente e fazemos dele o Senhor da nossa vida. É ele quem nos dá rumo e destino agora.

O termo senhor talvez tenha perdido seu significado pra gente. Abaixo alguns versos da Bíblia sobre o que o senhorio de Jesus significa:

Filipenses 2:9-11: “Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai”
O termo Senhor no grego do Novo Testamento é kyrios e significa aquele que possui e tem poder de decisão, mestre, senhor, dono, soberano. Era o termo usado para os donos de escravos, mas também para o Imperador Romano. Os cidadãos romanos cumprimentavam-se dizendo ‘César é Senhor (kyrios)’. Na época aparecem os cristãos que respondem ‘Jesus é o Senhor’ e se sujeitam às mais variadas formas de tortura e mesmo de morte, confirmando que só deviam submissão e adoração ao Senhor da vida deles, Jesus. Isso é muito forte! Em alguns textos do Novo Testamento também a palavra Senhor é tradução da Septuaginta para o tetragragama YHWH, nome hebraico de Deus e que quer dizer ‘Eu sou’ ou ‘Eu sou o que sou’, e cujo significado exato é ‘Eu fui, eu sou e eu serei eternamente’.
Este é o sentido de Senhor no Novo Testamento: submissão total e absoluta ao dono da nossa vida, aquele que era, que é e que sempre sera o mesmo, Jesus, nosso Rei.

Em Mateus 6.24 lemos “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro”. Ao escolhermos Jesus teremos que abrir mão de outros senhorios que tentam se impor sobre nós. O principal deles é a nossa própria vontade, mas ainda a vontade de outros, os rumos da nossa sociedade, etc

Mateus 7.21-23 afirma “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus” e deixa bem claro que não se trata do que dizemos, mas sim do que vivemos. O que demonstra nosso compromisso com o senhorio de Jesus é o que fazemos, nossas ações conformadas com a Sua vontade. O texto continua para dizer que muitos profetizaram, fizeram milagres, mas por não praticarem a maldade eram reputados como desconhecidos. Nós cremos aquilo que nós fazemos!

O Senhor sabe aqueles que são seus servos de verdade. É o que diz 2 Timóteo 2.19 “Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com esta inscrição: “O Senhor conhece quem lhe pertence*” e “afaste-se da iniqüidade todo aquele que confessa o nome do Senhor”.

C. S. Lewis, em seu livro “O Grande Divórcio”, diz: “Em suma, existem somente duas classes de pessoas: as que, ao final, dizem a Deus: 'Faça-se a tua vontade'; e aquelas as quais Deus lhes dirá por último: 'Faça-se a sua vontade'.”

Jorge Himitian, Jesus Cristo é o Senhor “O reino de Deus vem à minha vida quando Cristo começa a reinar. A nossa oração deve ser contínua e insistentemente: “Venha o teu reino. Senhor, reina em minha vida. Seja feita a tua vontade no meu trabalho, na minha escola, onde estou, onde vivo, assim como é feita no céu. Faça-se a tua vontade, Senhor. Venha o teu reino!”

Talvez um pensamento que nos ocorra seja, o que o senhorio de Jesus nos proporciona. Mateus 25.21 diz “O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!’
. Ainda que a promessa da alegria do Senhor se refira neste contexto ao futuro, no fim de todas as coisas, é verdade que uma vida vivida em fidelidade ao Senhor nos proporciona alegria verdade, em contraste com a falsa e passageira alegria que nossa vida longe dele. Em outras palavras aqueles que servem ao Senhor têm uma promessa de alegria na eternidade, mas também alegria, vida e realização aqui, hoje.

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga

Nenhum comentário: