segunda-feira, 6 de outubro de 2008

SOB NOVA DIREÇÃO: Uma nova história



Por Milton Lucas

No mesmo dia da eleições municipais, onde expectativas e projeções de novos rumos para nossas cidades, é que começamos a conversa que vamos chamar de ‘Sob nova direção’. Esta é uma expressão do comércio, utilizada para dizer que um novo dono assumiu um estabelecimento. Basicamente é isso que aconteceu conosco, ao encontrarmos Jesus e Seu Evangelho.

Ontem à noite, em nossa comunidade, ouvimos o depoimento de dois de nossos companheiros do Caminho.

Helder está conosco desde o início do ano, batizou-se recentamente e está casado há um mês. Ele compartilhou como sua vida antes de Jesus era ‘sem noção’, sem foco e sem responsabilidade. Hoje as coisas mudaram e apesar das dificuldades, ele caminha num novo compromisso com Deus, com Sua Palavra, com sua esposa e filho e com a vida. Seu encontro com Jesus aconteceu através de um convite de outros jovens da igreja para que participasse do acampamento de Carnaval.

Sr Fernando é um dos pilares desta comunidade. Conheceu Jesus durante um retiro da Igreja Católica chamado ‘Cursilho’ há 20 anos. Até então, apesar de ser um responsável trabalhador e provedor do lar, era um marido e pai ausente. Pescarias, jogo e bebidas ocupavam o posto mais importante de sua existência e assim seu casamento estava em crise. Buscando por uma solução, e mediante o convite de um amigo, foi ao retiro e lá teve uma revelação do amor, da fé e da esperança que há em Jesus. Hoje ele, sua esposa, filhos, genros, horas e netos, caminham com o Senhor e continuam crescendo e amadurecendo no Caminho do Reino.

O que aconteceu com estes homens é o que está descrito em Colossenses 1.13-23. Eles foram resgatados do domínio das trevas e transportados para o Reino da luz. Olhando para este texto, podemos fazer algumas afirmações importantes sobre a nova história proposta para nossa vida.

SÓ EXISTE UM EVANGELHO. Paulo afirma que este é o evangelho para o qual ele dedicou sua vida. Existem outros? Aparentamente na época de Paulo, como na nossa, existem diferentes versões da verdade. Mas as afirmações do texto explicaram qual é a essência desta mensagem.

EXISTE UM IMPÉRIO DAS TREVAS. O Império das trevas é este reino invasor, que subjugando a Criação de Deus, nos mantém separados de Deus, inimigos de Deus e vivendo uma vida de mau procedimento. O mesmo Paulo fala em Romanos 12.1-2 que não devemos nos conformar – tomar a forma deste mundo.

O REINO DA LUZ EXISTE. O texto não faz muitas descrições de como este reino, mas exata a pessoa de Jesus, expressão inequívoca de como ele é. Jesus é imagem de Deus, nele tudo foi criado. Ele é antes de tudo e nele tudo subsiste. Ele é o cabeça da Igreja. Nele habita a plenitude. Ele reconcilia todas as coisas tanto as que estão na terra, como as que estão no céu. Ele estabeleceu a paz com Deus, pelo sangue da cruz. O Reino é a expressão de Deus, é a forma original com que todas as coisas foram criadas e para onde tudo retornar.

EVANGELHO É RECONCILIAÇÃO. Reconciliar é restabelecer a amizade, o relacionamento. O Evangelho nos traz de volta para casa. Em Cristo temos a nossa redenção - perdão dos pecados - e nos tornamos inculpáveis - livres de condenação. Esta é a boa notícia do Evangelho!

O EVANGELHO NOS TRÁS FÉ E ESPERANÇA. Paulo fala de nos tornarmos alicerçados na fé e na esperança. Através de Jesus temos vida para ser vivida aqui, com ele, mas temos também a vida eterna.

Por isso podemos falar nas próximas semanas sobre nova vida, novo rumo e nova esperança.

Olhando para a história de Helder e Sr Fernando, bem como para as afirmações de Paulo neste texto, ficam algumas perguntas para nossa reflexão:

Você crê no Evangelho?

Você tem vivido no Império das Trevas ou no Reino de Luz?

Quem é Jesus pra você?

Você considera-se re-conciliado com Deus?

Sua vida é uma vida de fé e esperança?

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga

Nenhum comentário: