terça-feira, 25 de novembro de 2008

CRISTIANISMO BÁSICO | Ação


por Milton Lucas

Nosso assunto é Cristianismo Básico. Em primeiro lugar o Cristianismo nos convida à CONVERSÃO, que é um retorno (do hebraico, tshuvah) à Deus que gera uma mudança radical de pensamento (do grego, metanóia). Cristianismo em segundo lugar é uma IMERSÃO (do grego, baptizo) que é tanto um ato sobrenatural de nascimento e renascimento, baseado na morte e ressurreição de Cristo, como uma disciplina cotidiana de considerar-se vivo para Deus e morto para o pecado, entregando-se completamente ao Senhor. Por fim, Cristianismo é AÇÃO.

Em 1 Coríntios 12:4-6, Paulo dando instruções sobre a prática da vida cristã, diz o seguinte: “Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos”.

O sentido original de algumas palavras aqui é fundamental para entendermos o que o apóstolo está dizendo.

PNEUMA: um movimento de ar, vento, sopro; refere-se à terceira pessoa da Trintade, o Espírito Santo.

CHARISMA: um dom da graça de Deus; um favor que alguém recebe, sem nenhum tipo de mérito.

DIAKONIA: ministério, serviço, referindo-se à executar o comando de outrém.

Baseado nestes conceitos, e pensando no Cristianismo como ação, minhas conclusões, ao ler o capítulo 12 de 1 Coríntios, são as seguintes:

A VIDA ESPIRITUAL É UM SOPRO DE DEUS SOBRE NÓS. O Espírito Santo (Pneuma) que em primeiro lugar nos convence (conversão) e nos transforma (imersão), também é a fonte de nossa ação e nosso serviço como cristãos.

CADA UM RECEBEU DE DEUS UM SOPRO DIFERENTE. O Espírito Santo (Pneuma) distribuiu para cada um de nós dons (charisma) diferentes e isso nos faz um corpo, o Corpo de Cristo, com muitos membros, todos com a mesma importância, mas com atuações diferentes.

TODO SOPRO DE DEUS NOS LEVA A SERVIR. O Espírito Santo (Pneuma) nos deu seus dons (charisma) para que o serviço (diakonia). Segundo as notas da Nova Versão Internacional da Bíblia, ‘dom espiritual é uma manifestação do Espírito Santo que capacita a pessoa à atender às necessidades do corpo de Cristo, a igreja’. Os dons (charismas) nos são dados visando o bem comum.

O que você temos feito com os dons que recebemos?

Recentemente lí sobre a diferença entre o Mar da Galiléia e o Mar Morto. Ambos recebem suas água do Rio Jordão, mas são completamente diferentes um do outro. O Mar da Galiléia é cheio de peixes, vegetação e vida, por outro lado o Mar Morto, não tem nenhuma vida – daí o nome – com uma alta concentração de sal – 10 vezes maior do que o mar. Qual a diferença? O primeiro tem vários afluentes e toda água que recebe apenas passa por ele, para que possa seguir caminho e continuar gerando vida através de outros rios e lagos. O segundo, apenas armazena e não contribui. Dois lagos, a mesma fonte, mas resultados diferentes.

Tudo aquilo que recebemos deve se transformar em serviço e contribuição para outros. Nossa atitude generosa é, em primeiro lugar, benção para nós mesmos. Uma atitude egoísta nos endurece, amarga, mata. Você é único, e tem dons especiais. Deus quer usar você com um instrumento dele! Você é uma contribuição de Deus para a igreja e para o mundo!

Cristianismo é conversão, é imersão, mas é também é ação! Jesus nos deu o exemplo. Ele veio para servir e não para ser servido (Mateus 20.28) e foi também ele quem nos ensinou que melhor é dar do que receber (At 20.35).

Que nossa caminhada cristã seja marcada pela ação!

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga

Nenhum comentário: