segunda-feira, 17 de novembro de 2008

CRISTIANISMO BÁSICO | Imersão


por Milton Lucas

Ao falar sobre imersão no Cristianismo, queremos pensar sobre o que significa o batismo. A palavra batismo do Novo Testamento vem do grego baptzo e significa mergulhar, afundar, encharcar, submergir, imergir.

Se o primeiro passo da vida cristã é o arrependimento – tshuvah (retorno) no hebraico do Velho Testamento ou metanóia (mudança de mente) no grego do Novo Testamento, o segundo passo é o batismo (imersão).

Existem muitas questões sobre batismo: é correto batizar crianças ou devemos batizar somente adultos? É um sacramento (comunicador de graça) ou apenas uma ordenança (ato de obediência)? Batismo de verdade é por imersão (mergulho) ou aspersão (borrifamento) ? Quando mudo de igreja (religião) tenho que me batizar de novo?

A intenção desta conversa não é resolver nenhuma das questões acima. Queremos pensar sobre o conceito por trás do batismo. Para isso vamos recorrer ao capítulo 6 de Romanos e às palavras do apóstolo Paulo.

IMERGIR NA FÉ É MORRER E NASCER DE NOVO. “Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova” Romanos 6:3-4. Batismo é morte pra velha vida e renascimento para nova vida com Jesus. A base do batimo é a morte e a ressurreição de Jesus. Ao morrer ele pagou o preço do nosso pecado e ao ressurgir ele nos garantiu a vida etern. Batizar-se é identificar-se com isso. Imergir na fé é escolher uma nova vida. A origem do batismo que praticamos é anterior ao Cristianismo. Os judeus essênios costumavam banhar (batizar) os convertidos ao judaismo para lavá-los da vida não-judaica e inserí-los agora no novo estilo de vida que escolheram. Para os judeus a religião não é um segmento da vida, mas o relacionamento com Deus envolve e abrange tudo o que somos e o que fazemos. É isso que o batismo significa.

IMERGIR NA FÉ É UM ACONTECIMENTO SOBRENATURAL. “Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado … o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça” Romanos 6:6 e 14. O batismo simboliza a morte do escravo que existia dentro de nós. O velho homem era aquele dominado pelo pecado. Ele foi crucificado com Cristo e agora não tem mais domínio sobre nós. Isso é algo sobrenatural, que não é feito pela água do batismo, nem pelo celebrante e nem pelo batizado. É obra de Deus. É obra de Jesus na cruz. Em São Paulo existe o Projeto Singapura, uma iniciativa do ex-governador Paulo Maluf. Moradores de favelas tinham seus barracos substituidos por prédios de apartamentos. Alguns meses depois estes apartamentos tinham se tornado favelas verticais. Os moradores foram retirados da favela, mas a favela ainda estava dentro deles. Batismo não fala de um ritual humano exterior, mas de uma obra de Deus dentro de nós. Imergir na fé é receber de Deus uma nova natureza e uma nova vida.

IMERGIR NA FÉ É UMA ESCOLHA E UMA DISCIPLINA. “Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos. Não ofereçam os membros do corpo de vocês ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros do corpo de vocês a ele, como instrumentos de justiça” Romanos 6:11-13. A salvação envolve nossa participação. Nós colaboramos com Deus. Em Filipenses 2.12 é também Paulo que diz que nossa salvação deve ser desenvolvida (colocada em ação numa outra versao). Paulo é enfático ao dizer que temos que devemos nos ‘considerar mortos para o pecado’, ‘não permitir que o pecado continue dominando’, ‘não ofereçam os membros do corpo … como instrumentos de injustiça’, ‘ofereçam-se a Deus’ e ‘ofereçam os membros dos corpos de vocês a ele’. Nosso papel é ativo e determinante. Me lembro quando fui para os Estados Unidos para aprender ingles, pois haviam me dito que a melhor forma era a imersão. Durante três meses toda minha vida era vivida em ingles – conversa, hospedagem, igreja, tv, radio, jornal, etc – e eu fugia dos muitos brasileiros que havia por perto. Foi uma escolha, baseada no objetivo que havia determinado. Quem deseja imergir na fé tem que fazer escolhas.

IMERGIR NA FÉ É IMERGIR NA SANTIDADE E NA VIDA ETERNA. “Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna. Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” Romanos 6:22-23. Pureza é fruto da salvação e não o contrário! Não nos purificamos para que sejamos salvos, mas é por que recebemos a nova natureza (nova vida) que a pureza flui agora através de nós. A vida eterna é fruto da nossa vida com Deus aqui! A vida eternal já está em nós e já está ativa. Começamos a viver no presente o Reino futuro. Imergir na fé é imergir em Deus e em tudo que ele é: amor, pureza, justiça, beleza, graça, paz etc.

VOCÊ JÁ IMERGIU? Toda esta história de imersão me faz lembrar do Ralph, um cachorro vira-lata que meu sogro tinha. Ele era tratado como um filho, mas fazia questão de todo final de semana fugir para suas aventuras. Toda segunda ao retornar era bem-recebido, limpo e restaurado em sua posição de privilégio – o que me irritava profundamenta diga-se de passagem. Num final de semana ele não voltou mais. Muitas vezes nossa vida cristã é assim. Estamos em casa, mas não por completo. Vivemos uma vida dupla.
Alguns de nós imergiram na fé, mas não na prática da fé. Outros tentam viver a prática, sem antes realmente ter a fé. Muitos já foram batizados, mas o batismo foi apenas um banho, ou – se por aspersão – uma ligeira umedecida na cabeça. Outros pretendem caminhar sem se comprometer.
Todos nós somos chamados a imergir nossa vida em Deus e receber dele uma nova vida, uma nova identidade e um novo destino. Você já imergiu?

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga

Nenhum comentário: