quarta-feira, 19 de março de 2008

Abraão, a jornada de um herói


por Milton Lucas

A vida com Deus é uma jornada, um Caminho. No passado muitos homens e mulheres percorreram esta estrada e por isso podemos olhar para eles, buscando referência e inspiração. Hebreus 11:8-19 destaca a caminha de Abraão, o Pai da fé, referidon-se à sua história que se encontra em Gênesis 12 a 25.
Ainda que o episódio do sacrifício de Isaque seja o acontecimento mais conhecido e talvez o mais desafiador da vida de Abraão, ao ler Hebreus 11 o que mais se destaca para mim é o fato de que sua vida é a história de uma viagem: de casa para a terra prometida. Esta viagem nos ensina muito.

ANDAR POR FÉ É SABER QUE SOMOS ESTRANGEIROS E PEREGRINOS Esta definitivamente era a identidade de Abraão e também é a nossa. 1 Pedro 2.11 diz Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma’. Em Filipenses 3.20 Paulo diz que a nossa patria está nos céus. E é em Apocalipse 21.1-5 que encontramos nosso destino final, num novo céu e numa nova terra, onde não haverá lágrimas, nem dor e nem sofrimento.

ANDAR POR FÉ É VIVER COM A CONSCIÊNCIA DE QUE ESTAMOS NO CAMINHO A vida de Abraão foi assim e Segundo Filipenses 3.12-14, também a vida de Paulo ‘Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus’. Os primeiros cristãos eram chamados de aqueles do Caminho. Nós também estamos caminhando.

ANDAR POR FÉ É VIVER SEM NOS APEGARMOS EM NADA AQUI Abraão não se apegou à segurança de sua terra natal. Como peregrinos, esta também deve ser nossa attitude. O próprio Jesus nos ensina isso em Mateus 6.19-20 “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração’. Nosso coração está nas coisas do alto.

ANDAR POR FÉ É VIVER COM UM SENSO DE CHAMADO E DE MISSÃO Abraão misturou a sua vida à vida de Deus. Ao atender o chamado ele não permitiu que as coisas deste mundo o atraíssem e o desvia-se de sua trajetória. Seu destino era fazer a vontade de Deus. Este é o sentido de 1 João 2.15-17 ‘Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai a não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne b , a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre’. Estamos em missão!

ANDAR POR FÉ É VIVER HOJE COM OS OLHOS DA ETERNIDADE Mesmo quando as coisas pareciam não fazer sentido, por exemplo quando foi desafiado a sacrificar seu filho, Abraão confiou. A vida com Deus faz com que nossos olhos estejam nele. Hebreus 12.1-2 diz Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé’

ANDAR POR FÉ É TER CONVICÇÃO DA RECOMPENSA Abraão sabia que herdaria a terra e que sua geração seria abençoada. Nós também sabemos o fim da história. Apocalipse 12.11 fala de nós e diz o seguinte: ‘Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida’

Que a jornada de Abraão nos desafie a ouvir o chamado do Senhor e viver esta vida com os olhos na eternidade, e o senso de chamado e de missão. Que vivamos como peregrinos e estrangeiros neste mundo, sem nos iludirmos com suas propostas e desvios.

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga

Nenhum comentário: