terça-feira, 4 de março de 2008

Enoque, um herói que andou com Deus


por Milton Lucas

Vivemos num país que professa muita fé. Mas o tempo todo somos confrontados à respeito da nossa, seja sobre grandes temas existenciais ou seja em questões do cotidiano. O capítulo 11 de Hebreus nos fala de heróis, fontes de exemplo e inspiração para a nossa caminhada. Um deles é Enoque (v. 5-6), cuja história é contada em Gênesis 5.22-24. À seguir alguns pensamentos baseados nestes dois textos.

ANDAR COM DEUS É AGRADÁ-LO. O texto de Gênesis diz qye Enoque andou com Deus, enquanto o texto de Hebreus afirma que ele agradou a Deus. Por conta disso Deus o arrebatou para sí mesmo. É tudo que sabemos: o que agrada a Deus é andar com Ele; andar com Deus é agradá-lo. Poderíamos relacionar uma série de coisas que sabemos agradam a Deus e que provavelmente Enoque fez, mas estes textos apenas dizem que seja lá o que ele fez ele fez pela fé.

ANDAR COM DEUS É TER FÉ. Hebreus 11 diz que é impossível agradar a Deus sem a fé. Diz que ainda que o que agra a Deus é cremos que ele existe e confiarmos que ele nos recompensará por buscarmos a ele. Em outras palavras o que agrada a Deus é acreditarmos nele a ponto de não duvidarmos ou ignorarmos sua pessoa. O andar que agrada a Deus é um andar de confiança, que crê que ele nos abençoará e cuidará de nós. Por ultimo um andar agradável a Deus inclui buscá-lo, baseado nesta fé e confiança.

ANDAR COM DEUS É TESTEMUNHO DIANTE DOS HOMENS. Sabemos que Enoque agradou a Deus porque este era seu testemunho público, conforme Hebreus 11. Antes de ser arrebatado Enoque era conhecido por ter uma vida que agradava a Deus! Nosso andar com Deus é um testemunho diante dos homens! Fazemos isso diante de um mundo que não crê – apesar das estatíticas – e que não espera nada de Deus. O nosso relacionamento com Deus e a nossa fé diante da vida é um testemunho público da existência e do poder Deus, tornando-o acessível para outras pessoas.

ANDAR COM DEUS É CERTEZA DE RECOMPENSA. Temos a garantia de que Deus recompensa àqueles que o buscam. Isso é parte da nossa definição de fé. Se você anda com Deus você pode ter certeza que sera recompensado! Existem no entanto, dois tipos de recompenses que podemos destacar. A primeira é a que Enoque recebeu. Andar com Deus nos leva para mais perto de Deus. A segunda é que ele nos abençoa, porque depositamos nele a nossa confiança. Ele é bom, sabe o que é melhor para nós e é isso que vai nos proporcionar, ainda que não seja no tempo e na forma que nós esperávamos.

A vida de Enoque nos inspira a andar com Deus, vivendo uma vida que o agrada. Um andar que crê na realidade de Deus, que confia em seu amor e seu poder e por isso o busca, com a certeza que sera ouvido e mais do que isso, recompensado. É assim que cremos, é assim que vivemos, é assim que andamos.

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga

Nenhum comentário: