segunda-feira, 17 de março de 2008

Páscoa com chocolate e sem culpa!


Por Milton Lucas

Os supermercados estão coloridos com os ovos de páscoa e as crianças – inclusive as minhas – sonhando com os maiores, mais saborosos e mais recheados de brinquedos.

Nós adultos, além de preocupados com os preços dos tais ovos, estamos contando os dias para mais um feriado prolongado e mais uma festa. Alguns – inclusive eu – estão preocupados com os quilinhos a mais, que tanto chocolate e tanta festa nos renderão.

Pensando no assunto, há alguns dias me deparei com um artigo na internet intitulado ‘Páscoa com chocolate e sem culpa’. Trata-se de um alerta contra o consumo exagerado de chocolates, que acaba gerando sobrepeso. Um endocrinologista dá dicas de como desfrutar da festa, sem sentimento de culpa.

Em seguida, outro pensamento me ocorreu: como nos desviamos do Cristianismo! A Páscoa virou cholocate, o chocolate gerou peso e o peso trouxe culpa. Na verdade, a Páscoa não tem absolutamente nada a ver nem com chocolate e nem com culpa.

O chocolate, que os gregos chamam de ‘alimento dos deuses’, foi incorporado à festa no século XX, com os bombons e ovos, como forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro.

Páscoa - do hebraico Pessach - significa passagem e é uma das mais importantes festas do calendário judaico. Comemora o êxodo dos israelitas do Egito, durante o reinado do faraó Ramsés II. Um ritual de passagem, da escravidão para a liberdade.

Para nós cristãos, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde permaneceu, até sua ressurreição. Tudo isso aconteceu durante as comemorações da Páscoa.

A ressurreição de Jesus nos diz que nossos pecados foram perdoados e que nossa culpa foi embora! Significa que também ressuscitaremos com ele e que através de sua morte obtivemos a vida eterna.

Está escrito em 1 Coríntios 5.7b ‘Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós’ e por isso celebramos esta festa. Se crermos, nossos pecados serão perdoados e nossa culpa eliminada. Isso é Páscoa: passagem da morte para a vida, através de Jesus.

Que nos próximos dias reflitamos sobre esta verdade e sobre o efeito dela em nossas vidas. Num mundo de tanta acusação, tantos vícios e culpas é bom saber que Deus nos ama, nos perdoa e nos oferece um caminho de cura, perdão e liberdade. Não se trata de religião e nem de festas religiosas, muito menos de trocas, barganhas ou receitas milagrosas, simplesmente de um relacionamento de amor, que começa com acreditarmos em suas palavras e acolhê-las em nosso coração.

Boa Páscoa! Com chocolate e sem culpa!

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga.

Nenhum comentário: