terça-feira, 11 de março de 2008

Noé, obediência heróica


Por Milton Lucas

O que você faria se Deus mandasse você construir uma arca porque um dilúvio estaria chegando?

Esta é a história de Noé que todos conhecemos e também o tema do filme ‘A volta do todo poderoso’, que explora com muito humor o desafio de ouvir a voz de Deus no meio de um mundo completamente voltado contra Ele.

Hebreus 11.7 fiz que pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé’. A história completa está em Gênesis, capítulos 6 ao 9 e nos ensina algums princípios importantes sobre a fé:

FÉ EM DEUS É SEPARAR-SE DO MAL. Assim como o nosso, o mundo de Noé estava corrompido e o coração do homem completamente inclinado para o mal. Deus, com o coração patido, arrepende-se de criar o homem e resolveu destruí-lo. Mas a vida de Jó, que era um homem justo, íntegro e que andava com Deus, trouxe-se a belevolência de Deus. Através da arca, a vida de Noé e de sua família, bem como a das espécies animais criadas, seria poupada e um novo começo aconteceria. Tudo isso porque Deus encontrou alguém puro e que não se contaminara com a maldade ao seu redor. Qual tem sido a nossa postura diante da corrupção ao nosso redor?

FÉ EM DEUS É OUVIR SUA VOZ. Deus falou com Noé e ele ouviu. A vida consagrada – separada – deste homem fazia com que ele tivesse sensibilidade para discernir a voz de Deus em meio a todas as outras vozes que estavam ao seu redor. Nossa fé em Deus abre um canal para isso. O que Deus está falando com você hoje? Você tem parado para ouví-lo? Você espera realmente que ele fale?

FÉ EM DEUS É OBEDIÊNCIA A ELE. Deus dá uma ordem e um grande desafio para Noé. Noé fez tudo exatamente como Deus lhe havia ordenado. Obediência é assim: imediata, alegre e completa. O que Deus tem falado com você recentemente? Qual tem sido a sua resposta?

FÉ EM DEUS É SALVAÇÃO PARA MIM E PARA OS MEUS. A fé e obediência de Noé salvaram a sua vida e a de todos os seus familiares. A palavra salvação aqui no texto de Hebreus aqui soteria em grego, e quer dizer libertação no sentido mais amplo o possível, incluindo os aspectos físico, emocional e espiritual. Foi o que aconteceu com Noé e sua gente e é aquilo que temos que buscar e esperar para nós e para a nossa casa. Qual tem sido a sua expectativa quanto à ação de Deus em sua vida e na dos seus?

FÉ EM DEUS É UMA NOVA CHANCE DE ACERTAR. A fé e obediência de Noé mudou a história das próximas gerações. A ordem de Deus foi para que sua família multiplica-se e povoa-se a terra. A mesma ordem dada a Adão e Eva. Era uma nova chance dada ao homem. Você falhou? Desviou-se do Caminho? Desobedeceu? Desanimou? Deus te dá hoje uma nova chance de acertar, pela fé.

FÉ EM DEUS É ABRIR-SE PARA O SOBRENATURAL. A história de Noé tem dimensões extraordinárias. Estamos falando de um evento catastrófico, de uma arca com proporções gigantescas e de uma tarefa completamente impossível aos olhos humanos – arrebanhar todas as espécies dentro deste barco. Qual é o grande passo de fé que Deus está colocando diante de você hoje? Qual vai ser sua reação?

A história de Noé, como a dos outros herois da fé do capítulo 11 de Hebreus, nos desafia e nos inspira a viver uma vida de consagração a Deus e esperar que grandes coisas possam acontecer. É um encorajamento para enfrentarmos os problemas e desafios do nosso dia-a-dia, pois servimos ao mesmo Deus, que continua tendo o mesmo poder. Por outro lado também abre a nossa perspectiva à respeito do sentido da vida e das expectativas de Deus ao nosso respeito. Estes homens e estas mulheres canalizaram suas vidas para Deus e para o avanço de Seu Reino na terra. Nossa oração diante disso deveria ser: Senhor, que a Palavra do Senhor encha o nosso coração de fé para vivermos da mesma forma.

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga

Nenhum comentário: