segunda-feira, 29 de setembro de 2008

CONVERSAS DO CAMINHO: As coisas vão melhorar?


por Edson Sousa

Segundo dados divulgados pela ONU, 925 milhões de pessoas passam fome no mundo hoje. A cada 7 segundos morre uma criança de fome. Na mesma rota de injustiças, a OMS divulga que 1,6 milhões de pessoas morrem a cada ano vítimas da violência. No Brasil a população de mulheres tem aumentado devido a prematura morte de jovens do sexo masculino vitimas do trafico de drogas, consumo de bebidas alcoólicas e outros atos de violência tais como brigas de torcidas, conflitos de gangues e outras violências urbanas.
Existem guerras acontecendo em vários lugares do mundo pelos mais diversos motivos e nesses casos mortes inocentes ou não são inevitáveis. Esse quadro tende a ser pior se levarmos em consideração que existem muitos casos que não estão contabilizados nessas tristes estatísticas.
Quem nasce nesse contexto e mesmo aqueles que estão de fora tendem a achar que o mundo é isso mesmo e que tais coisas só tendem a piorar. Vale a pena fazer algumas considerações acerca do mundo:

1-FOI DEUS QUEM CRIOU O MUNDO, MAS NÃO O CRIOU COMO ESTÁ.
Deus criou todas as coisas perfeitas e boas (Gn 1:1-25), e quando criou a humanidade (Gn 1:26-27) viu e considerou tudo muito bom
(Gn 1:31). Nesse mundo Deus ainda criou um lugar especial para a humanidade, um jardim chamado Éden (Gn 2:8), e nesse lugar o homem vivia em santidade e pureza (Gn 2:25).

2-ENTÃO PORQUE O MUNDO ESTÁ ASSIM?
Vivendo no Éden o homem e a mulher eram naturalmente inocentes e desconheciam o bem e o mal (Gn 3:5), mas enganados pelo Diabo eles perderam essa inocência (Gn 3:7), o que os levou a perderem também a pureza e santidade (Gn 3:7) que lhes dava o direito de viver no Éden.
Sem essa condição perderam totalmente a confiança em Deus e passaram a ter medo dEle (Gn 3:8). Estava configurada a maldade no coração humano e o egoísmo (Gn 3:12-13) tomou conta do homem e da mulher e por isso eles perderam o bem maior que eles tinham, que era a intimidade com Deus (Gn 3:24).
Desde então o mundo tem se tornado um palco de toda sorte de maldades.
Logo que a humanidade foi expulsa do Éden já começaram a praticar o mal, dando registro ao primeiro homicídio da história: Caim matou seu irmão Abel.
E a humanidade tem caminhado através da história manifestando estas maldades sob toda forma de injustiças, todas fruto do pecado que passou a escravizar as pessoas.
O pecado levou a humanidade a não mais temer a Deus. Ela teme a si mesma e se defende de diversas maneiras, corrompendo e sendo corrompida pelas suas sociedades.

E O que é o pecado?
É fazer voluntariamente algo que é contra a vontade de Deus.
É querer usar o livre arbítrio para ser independente de Deus.

A fome, a injustiça social e todas as suas conseqüências, as guerras, a violência e a morte são os frutos que o mundo produz e colhe por causa do seu pecado.

O mundo está assim porque “saiu dos trilhos”. Está fora do caminho preparado por Deus.

3-O MUNDO VAI CONTINUAR ASSIM?

Não, porque Deus fez uma aliança com o Seu povo. (Jr 32:38-41)
Ele prometeu dar a humanidade um caminho, que traria de novo ao coração das pessoas o temor perdido, ou seja, respeito pela vontade de Deus, submissão à Sua vontade. E esse caminho se confirmou em Jesus. (Jo 14:1-6), que através da proclamação do evangelho do Reino de Deus tem dado a oportunidade à humanidade de se converter de seus maus caminhos (2 Cr 7:14)..

E, também porque todos aqueles que encontrarem o caminho, serão testemunhas do Caminho-Jesus (At 1:8) para todo mundo.
Pois quando o mundo ver Jesus nas pessoas que estão no caminho elas quererão trilhar esse Caminho também. Por isso Jesus sempre declarava: O Reino de Deus está próximo.
As pessoas do caminho são aquelas que irão “esmagar” a maldade do mundo, pois elas carregam o Reino de Deus dentro delas.

4 - AS COISAS VÃO MELHORAR?

Cada um de nós de alguma forma é afetado individualmente pela maldade do mundo. Injustiça, doença, fome, drogas, violência, etc...
Mas às vezes o mundo não tem nada a ver com o que está acontecendo conosco.
Às vezes nem temos conhecimento do está se passando no mundo.
Às vezes o nosso mundo particular está desmoronando e mesmo o mundo lá fora melhorando nós continuamos com o nosso sofrimento. Nesse contexto achamos que as coisas não vão melhorar porque nós não estamos bem.
Se nos somos do caminho, precisamos praticar o que falamos para as pessoas de fora do caminho.
O que serve pra elas também serve pra nós.
Se o nosso mundo está desmoronando, não podemos deixar que ele desabe, Jesus tem o alívio (Mt 11:28) e o encorajamento (Jo 16:33), para nos manter firme apesar das circunstâncias.

Existe o perigo de esquecermos-nos disso e querer buscar ajuda no mundo, isso é muito perigoso, pois pode despertar em nós simpatia pelo mundo, se de repente ele resolver nosso problema. Não devemos fazer isso, pois isso não provém de Deus (1 Jo 2:15).

Se isso acontecer é porque estamos nos desviando do caminho, mas mesmo nesses momentos Deus não nos abandona, Ele nos avisará quando isso acontecer, porém vai depender de nós ouvirmos ou não a Sua voz (Is 30:11).

O mundo está muito mal, segundo as estatísticas, mas vai melhorar, segundo o coração de Deus. Pois Ele é fiel e cumprirá a Sua promessa.
Porém não podemos ignorar o fato de que somos a resposta do clamor do mundo. Se o mundo que é mal vai melhorar, nós que estamos no caminho do bem não podemos ter dúvidas de que prá nós vai melhorar mais ainda. Precisamos confiar para o mundo também confie.

Pra quem está no caminho as coisas sempre vão melhorar.

Edson Sousa é Coordenador de Discipulado e Treinamento na Vineyard Piratininga

Nenhum comentário: