segunda-feira, 29 de setembro de 2008

CONVERSAS DO CAMINHO: As coisas vão melhorar?


por Edson Sousa

Segundo dados divulgados pela ONU, 925 milhões de pessoas passam fome no mundo hoje. A cada 7 segundos morre uma criança de fome. Na mesma rota de injustiças, a OMS divulga que 1,6 milhões de pessoas morrem a cada ano vítimas da violência. No Brasil a população de mulheres tem aumentado devido a prematura morte de jovens do sexo masculino vitimas do trafico de drogas, consumo de bebidas alcoólicas e outros atos de violência tais como brigas de torcidas, conflitos de gangues e outras violências urbanas.
Existem guerras acontecendo em vários lugares do mundo pelos mais diversos motivos e nesses casos mortes inocentes ou não são inevitáveis. Esse quadro tende a ser pior se levarmos em consideração que existem muitos casos que não estão contabilizados nessas tristes estatísticas.
Quem nasce nesse contexto e mesmo aqueles que estão de fora tendem a achar que o mundo é isso mesmo e que tais coisas só tendem a piorar. Vale a pena fazer algumas considerações acerca do mundo:

1-FOI DEUS QUEM CRIOU O MUNDO, MAS NÃO O CRIOU COMO ESTÁ.
Deus criou todas as coisas perfeitas e boas (Gn 1:1-25), e quando criou a humanidade (Gn 1:26-27) viu e considerou tudo muito bom
(Gn 1:31). Nesse mundo Deus ainda criou um lugar especial para a humanidade, um jardim chamado Éden (Gn 2:8), e nesse lugar o homem vivia em santidade e pureza (Gn 2:25).

2-ENTÃO PORQUE O MUNDO ESTÁ ASSIM?
Vivendo no Éden o homem e a mulher eram naturalmente inocentes e desconheciam o bem e o mal (Gn 3:5), mas enganados pelo Diabo eles perderam essa inocência (Gn 3:7), o que os levou a perderem também a pureza e santidade (Gn 3:7) que lhes dava o direito de viver no Éden.
Sem essa condição perderam totalmente a confiança em Deus e passaram a ter medo dEle (Gn 3:8). Estava configurada a maldade no coração humano e o egoísmo (Gn 3:12-13) tomou conta do homem e da mulher e por isso eles perderam o bem maior que eles tinham, que era a intimidade com Deus (Gn 3:24).
Desde então o mundo tem se tornado um palco de toda sorte de maldades.
Logo que a humanidade foi expulsa do Éden já começaram a praticar o mal, dando registro ao primeiro homicídio da história: Caim matou seu irmão Abel.
E a humanidade tem caminhado através da história manifestando estas maldades sob toda forma de injustiças, todas fruto do pecado que passou a escravizar as pessoas.
O pecado levou a humanidade a não mais temer a Deus. Ela teme a si mesma e se defende de diversas maneiras, corrompendo e sendo corrompida pelas suas sociedades.

E O que é o pecado?
É fazer voluntariamente algo que é contra a vontade de Deus.
É querer usar o livre arbítrio para ser independente de Deus.

A fome, a injustiça social e todas as suas conseqüências, as guerras, a violência e a morte são os frutos que o mundo produz e colhe por causa do seu pecado.

O mundo está assim porque “saiu dos trilhos”. Está fora do caminho preparado por Deus.

3-O MUNDO VAI CONTINUAR ASSIM?

Não, porque Deus fez uma aliança com o Seu povo. (Jr 32:38-41)
Ele prometeu dar a humanidade um caminho, que traria de novo ao coração das pessoas o temor perdido, ou seja, respeito pela vontade de Deus, submissão à Sua vontade. E esse caminho se confirmou em Jesus. (Jo 14:1-6), que através da proclamação do evangelho do Reino de Deus tem dado a oportunidade à humanidade de se converter de seus maus caminhos (2 Cr 7:14)..

E, também porque todos aqueles que encontrarem o caminho, serão testemunhas do Caminho-Jesus (At 1:8) para todo mundo.
Pois quando o mundo ver Jesus nas pessoas que estão no caminho elas quererão trilhar esse Caminho também. Por isso Jesus sempre declarava: O Reino de Deus está próximo.
As pessoas do caminho são aquelas que irão “esmagar” a maldade do mundo, pois elas carregam o Reino de Deus dentro delas.

4 - AS COISAS VÃO MELHORAR?

Cada um de nós de alguma forma é afetado individualmente pela maldade do mundo. Injustiça, doença, fome, drogas, violência, etc...
Mas às vezes o mundo não tem nada a ver com o que está acontecendo conosco.
Às vezes nem temos conhecimento do está se passando no mundo.
Às vezes o nosso mundo particular está desmoronando e mesmo o mundo lá fora melhorando nós continuamos com o nosso sofrimento. Nesse contexto achamos que as coisas não vão melhorar porque nós não estamos bem.
Se nos somos do caminho, precisamos praticar o que falamos para as pessoas de fora do caminho.
O que serve pra elas também serve pra nós.
Se o nosso mundo está desmoronando, não podemos deixar que ele desabe, Jesus tem o alívio (Mt 11:28) e o encorajamento (Jo 16:33), para nos manter firme apesar das circunstâncias.

Existe o perigo de esquecermos-nos disso e querer buscar ajuda no mundo, isso é muito perigoso, pois pode despertar em nós simpatia pelo mundo, se de repente ele resolver nosso problema. Não devemos fazer isso, pois isso não provém de Deus (1 Jo 2:15).

Se isso acontecer é porque estamos nos desviando do caminho, mas mesmo nesses momentos Deus não nos abandona, Ele nos avisará quando isso acontecer, porém vai depender de nós ouvirmos ou não a Sua voz (Is 30:11).

O mundo está muito mal, segundo as estatísticas, mas vai melhorar, segundo o coração de Deus. Pois Ele é fiel e cumprirá a Sua promessa.
Porém não podemos ignorar o fato de que somos a resposta do clamor do mundo. Se o mundo que é mal vai melhorar, nós que estamos no caminho do bem não podemos ter dúvidas de que prá nós vai melhorar mais ainda. Precisamos confiar para o mundo também confie.

Pra quem está no caminho as coisas sempre vão melhorar.

Edson Sousa é Coordenador de Discipulado e Treinamento na Vineyard Piratininga

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

SOB NOVA DIREÇÃO: Nova Série



O Evangelho de Jesus transforma toda nossa existência. As coisas nunca mais serão as mesmas. Você nunca mais será o mesmo.
Venha explorar conosco o significado desta nova direção!

05/10 Uma nova história

12/10 Uma nova vida

19/10 Um novo rumo

26/10 Uma nova esperança

terça-feira, 23 de setembro de 2008

CONVERSAS DO CAMINHO: Qual é a boa notícia?







por Milton Lucas

Evangelho é boa notícia sempre! Literalmente, evangelho significa "boa mensagem", "boa notícia" ou "boas-novas", derivando da palavra grega ευαγγέλιον, euangelion (eu, bom + angelion, mensagem). Qual é a mensagem que temos ouvido? Qual é a boa notícia que temos propagado? Ao olharmos ao redor vemos muita coisa sendo dita em nome do evangelho que não tem nada a ver com ele. Vemos promessas de riqueza, milagres, soluções rápidas e atalhos fantásticos, um pseudo-evangelho humanista e secularizado, onde a felicidade do homem aqui na terra é o centro da mensagem. Isso confunde a cabaça de crentes e não-crentes.

Em João 14.6, Jesus apresenta-se como o Caminho, a Verdade e a Vida. Creio que esta é grande notícia do Evangelho.

A BOA NOTÍCIA É QUE O CAMINHO NOS ENCONTROU! Para um mundo sem direção, Jesus diz: “Eu sou o caminho”. Em João 8.12 “Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”. Ele não nos prometeu um caminho fácil, mas prometeu que nos levaria ao Pai e que estaria conosco. Os atalhos – e aquele e aqueles que andam na contra-mão - vão tentar nos tirar do Caminho. Mas caminho nos lembra que estamos em processo, crescendo através das nossas ações e reações, lidando com a realidade e vivendo de forma naturalmente sobrenatural. Somos peregrinos, em boa companhia e com um destino certo!

A BOA NOTÍCIA É QUE A VERDADE SE REVELOU PRA NÓS ! Num mundo sem absolutos, Jesus diz: ‘Eu sou a verdade’. Em João 8.31-32 ‘Disse Jesus … “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará’. Ele não nos ofereceu uma fantasia, ele nos prometeu libertação! A mentira – e o mentiroso e os mentirosos - vai continuar tentando nos enganar. Mas verdade fala de luz, clareza, liberdade, inclusive para erros e acertos, em busca do que é correto. Somos aprendizes da Verdade!

A BOA NOTÍCIA É QUE A VIDA NOS RECEBEU! Para um mundo carente de vida e esperança, Jesus diz: ‘Eu sou a vida’. A morte - e aquele que veio para matar - vai continuar tentando nos destruir. Em João 4.14 Jesus diz “quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”. Ele não nos prometeu felicidade, nos prometeu vida, na verdadeira acepção da palavra. É vida aqui que se estende para a vida eterna, ainda que, aqui, continuemos a conviver com bons e maus momentos sim. Nascemos de novo, e somos agora como crianças, descobrindo a vida, amadurecendo nela e descobrindo um novo jeito de viver.

Temos muitas boas notícias! O Caminho nos encontrou, a Verdade se revelou pra nós e a Vida nos recebeu! Jesus nos ofereceu salavação, perdão, destino, companhia, libertação e vida de verdade no meio do caos. Nós ainda estamos no Caminho … vivendo e aprendendo! Deus tem luz para a escuridão que estamos vivendo! Deus tem vida de verdade pra nos dar! Deus está esperando o nosso próximo passo! Qual é o seu?

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga

Frases encontradas em boletins de igrejas


1) “No estudo desta noite o nosso pastor trará a mensagem entitulada ‘o que é inferno’ venha cedo e assista o ensaio do coral.”

2) ”Teremos sorvetada na igreja proximo sabado; as irmãs que forem doar leite, cheguem mais cedo.’

3) “Para aquelas irmãs que tem filhos e não sabem o bercário fica no segundo andar.”

4) ”Após a feijoada do próximo sábado teremos um período de meditação.”

5) ”Os adolescentes apresentarão no dia 1º uma peça de Shakespeare. Venha assistir essa tragédia.”

6) ”A irmã Laura agradece a todos os muitos irmãos que contribuiram para que finalmente ela engravidasse”.

7) ”A irmã Zilda estará distribuindo Bíblias na favela na próxima terça. O diabo que se cuide”.

8) ”Precisamos orar intensamente pelo problema de saúde da irmã Candida. Não tem Cristo que resolva.”

9) ”Os irmãos e irmãs que não sabem ler devem devolver os boletins da igreja no final do culto, assim que já tiverem usado.’

10) ”O Novo zelador é o irmão Manuel. Não é casado mas faz tudo que os outros mandam.”

11) ”O pastor viajou para o enterro da mãe do irmão Paulo. No culto cantaremos ‘Ouve-se o júbilo de todos os povos.”

12) ”o diácono irmão Zaqueu convida os homens da igreja para no próximo sabado podarem arvores.

13) ”A todos os irmãos que doaram alimentos a família da irmã Lurdes, a igreja agradece, ela morreu em paz.”

14) ”Convidamos a todos para a possessão do nosso novo pastor dia 2. Traga convidados para assistirem.”

terça-feira, 16 de setembro de 2008

CONVERSAS DO CAMINHO: Pra que Igreja?

por Fabiano Alves



“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos, e a comunhão, ao partir do pão e das orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme sua necessidade. Todos os dias continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor os acrescentava diariamente os que iam sendo salvos”.

O texto do livro de Atos* diz que a Igreja Primitiva, através de uma vivência saudável, conquistava a simpatia de todo o povo, demonstrando o que de fato significa ser Igreja.

Porque hoje em dia as pessoas não gostam mais da Igreja? Porque a Igreja hoje tem conquistado a antipatia e não a simpatia do povo?

Essas não são perguntas difíceis de responder. Afinal de contas, ao longo de sua história a Igreja deixou de ser relevante, pois valorizou mais a doutrina do que o amor ao próximo, em diversos sentidos. Porém, o objetivo dessa avaliação não é criticar nossa “Igreja Evangélica”, mas sim entendermos o que Deus tinha em mente quando pensou em nos reunir nessas chamadas igrejas, e qual deve ser nossa resposta a isso.

Em primeiro lugar, a Igreja é sim um plano de Deus para homem. Jesus demonstrou isso. Ele poderia ter feito tudo sozinho, mas não o fez. Jesus chamou um grupo de pessoas imperfeitas para perto dele, e assim modelou o que seus seguidores em breve vivenciariam e chamariam de Igreja.

John Wimber, fundador do movimento de Igrejas Vineyard, criou figuras simples para entendermos o que Jesus queria de sua igreja, e podemos ver isso no texto do livro de Atos citado acima. Ele dizia que a igreja deve ser como:

UMA ESCOLA

“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos ...”

Os apóstolos estavam simplesmente reproduzindo um modelo que aprenderam do próprio Jesus. Eles estavam ensinando a outros a fazer as obras do Reino.
Em primeiro lugar, a igreja é lugar de aprendizado.
E como uma boa escola, a igreja não deve simplesmente oferecer conhecimentos teóricos, mas também proporcionar oportunidades para que seus membros coloquem em prática tudo que têm aprendido.
Esse foi mais um modelo de igreja estabelecido por Jesus. Jesus estava encorajando os discípulos a praticarem sua fé o tempo todo.

UMA FAMÍLIA

“Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme sua necessidade...”

Deus nos colocou juntos para cuidarmos uns dos outros.
A igreja, segundo o plano original de Deus, deve ser um local onde as pessoas cuidam umas das outras - e não condenam, criticam, caluniam. Esse tipo de amor pode conquistar de volta a simpatia das pessoas. O amor vence tudo.

UM HOSPITAL

“Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração...”

Vivendo como uma família, a igreja tem potencial de trazer cura para o nosso coração enfermo de pecados e desilusões.
O texto diz que, quando a igreja se reunia em casas, havia alegria e sinceridade de coração. A sinceridade traz profundidade nos relacionamentos, e através disso Deus deseja nos curar.
Assim como pessoas ferem pessoas, pessoas também são instrumentos de Deus para curar pessoas.
Por isso, uma igreja saudável valoriza as reuniões em grupos caseiros, pois esse é o ambiente propício para relacionamentos honestos, onde podemos ser vulneráveis e receber o amor de Deus através de nossos irmãos.

UM EXÉRCITO

“E o Senhor os acrescentava diariamente os que iam sendo salvos”.

A igreja nasceu num mundo caído, para trazer o Reino de Deus até ele. Estamos em processo de invasão, e fomos chamados por Jesus para juntos cumprirmos essa missão.
Jesus disse a Pedro: “Tu és Rocha, e sobre essa rocha estabelecerei minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”**.
E o que a igreja primitiva fazia para travar essa guerra? Nada místico. Eles simplesmente estavam procurando ser uma igreja que ensina, aprende, cuida uns dos outros, ama e cura.

A melhor maneira de reconquistarmos o bom nome que outrora a Igreja tinha diante das pessoas é fazer de nossa própria igreja a melhor que ela pode ser. Isso depende de cada um!

* Atos 2.42-47
** Mateus 16.18

Fabiano Alves é o Coordenador de Adoração e líder da Comunidade de Jovens da Vineyard de Piratininga

Questões para aplicação pessoal ou em grupo:

1. O que você pensa da Igreja em geral?

2. O que você pensa da sua igreja em particular?

3. Escola, Família, Hospital ou Exército, de que forma sua igreja tem sido mais relevante em sua vida?

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

CONVERSAS DO CAMINHO: Onde está Deus?

por Milton Lucas



Ao sair às ruas e entrevistar pessoas com a pergunta “Quem é Deus para você?” fiquei impressionado como as pessoas usaram a expressão “Deus é tudo!”. A maioria das pessoas fala muito bem de Deus, apesar de ter muito pouca afinidade com Ele, com Sua Palavra e com Sua vontade. A verdade é que a maioria das pessoas ouviram muito falar de Deus, mas elas não o conhecem.

Jesus veio nos mostrar quem Deus é. Deus se fez carne e habitou entre nós, através de Jesus. Jesus, que também é Deus, nos mostrou como Ele ama, perdoa, aceita, mas também como ele é justo, puro e Senhor sobre todas as coisas. Jesus nos disse que ninguém chega até o Pai se não for através dele.

Um dia os discípulos perguntaram para Jesus qual era a essência da fé. O pedido era ‘ensina-nos a orar’. Em outras palavras os discípulos perguntavam como é que devemos abordar a Deus, como devemos crer. A resposta de Jesus foi a oração do Pai Nosso, que em Mateus está registrada no capítulo 6, versículos 9 a 13. É desta oração que tiramos algumas considerações à respeito de como funciona nosso relacionamento com Deus.

DEUS QUER SER NOSSO PAI. Jesus ao orar ‘Pai nosso’ nos incluiu, ou melhor, incluiu aqueles que querem se tornar filhos de Deus. Todos que recebem a Jesus tornam-se filhos de Deus, é o que diz as Escrituras. Queremos ser seus filhos? Deus quer ser o nosso pai. Este é o tipo de relacionamento que ele busca conosco. O grande Rei, Senhor do Universo, Criador dos céus e da terra, o Eterno, deseja ser o meu pai.

EXISTE UMA DISTÂNCIA ENTRE NÓS E DEUS. Entre o nosso pai “que estás nos céus!” e nós que estamos aqui na terra existe uma distância, uma separação. O afastamento foi do homem através do pecado, na queda é que nos mantém longe dele. O desejo de Jesus, através frase “Santificado seja o teu nome” é que esta situação se corrija aqui na terra. Que o nome do Pai seja honrado aqui como é no céu. O céu aqui não é o firmamento, mas o lugar de senhorio e governo de Deus.

O CÉU PODE VIR ATÉ NÓS. O céu pode sim vir à terra hoje. Jesus nos trouxe isso. Ele trouxe o Reino até nós! Ele nos ensinou a buscar e pedir isso ao Pai: “Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.”. Este na verdade é o grande sentido da vinda do Reino. Não é que nós iremos para o céu, mas sim que o céu veio até nós. Hoje de forma imperfeita, mas um dia por completo.

PODEMOS EXPERIMENTAR HOJE UM POUCO DO AMANHÃ. A expressão “Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia”, segundo alguns comentaristas e estudiosos, na verdade no original quer dizer “Dá-nos o pão de amanhã, hoje”. Em outras palavras, dá-nos ainda hoje um pouco do que nos reserva o amanhã. No futuro, no retorno de Jesus, o Reino virá por completo e não haverá dor, lágrimas ou sofrimento. Jesus nos ensina que podemos experimentar um pouco disso hoje. Esta é nossa expectative quando orarmos, quando adorarmos ou lemos a Bíblia. É o que acontece quando perdoamos, amamos ou servimos alguém. Podemos sim experimentar cura, perdão, alívio e vida hoje. São algumas ‘migalhas’ do ‘pão’ inteiro que teremos depois. Mas nós queremos!

DEUS PROCURA CORAÇÕES ARREPENDIDOS. “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores” não significa que nosso perdão a outros, garante nosso direito de sermos perdoados. Quer dizer que Deus perdoa só o penitente e uma das evidências da penitência é um espírito perdoador. A atitude do nosso coração faz diferença. Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

UMA FORÇA INTERIOR NOS AFASTA DE DEUS. Esta força interior, contrária a Deus e ao seu Reino, se chama pecado. “E não nos deixes cair em tentação” fala dessa nossa tendência de pecar e de nos afastar de Deus, sempre. Deus nunca vai nos deixar ser tentados acima de nossa capacidade de resistir, e talvez este seja o sentido desta oração, mas é nossa responsabilidade não dar lugar ao diabo e resisti-lo para que ele fuja.

ANDAR COM DEUS É UMA BATALHA. A melhor tradução “mas livra-nos do mal” seria “livra-nos do Maligno”. O Maligno, é o Diabo, o Inimigo. Andar com Deus é uma batalha diária. Ele direta e indiretamente busca nos afastar do Caminho, das pessoas e da verdade do Caminho. Como disse acima, o Senhor nos protege sim, mas temos que resistir, perseverar e não dar lugar para o nosso inimigo.

UM DIA TODOS SE DOBRARÃO. NÓS ESCOLHEMOS DEUS HOJE! Nós sabemos o fim da história. Jesus termina a oração nos lembrando quem é Deus: “porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém”. Vivemos hoje, com os olhos no amanhã. A imperfeição dos nossos dias, não pode tirar a perspectiva da Eternidade.

DEUS ESTÁ AQUI! A presença e o poder de Deus estão disponíveis pra nós hoje, aqui e agora! Através de Jesus temos acesso a Deus e ao seu Reino! Por isso oramos: VENHA O TEU REINO!

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga

Questões para aplicação pessoal ou em grupo:

1. Quem é Deus pra você?

2. Quais tem sido as manifestações do céu na sua vida?

3. Quais as batalhas que você tem enfrentado por andar com Deus?

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Nova série de pregações na Vineyard Piratininga



A fé é um assunto controverso. Dizem que é um dos assuntos que não se pode discutir, ao lado de futebol e política. Na verdade o que acontece é o oposto. Todo mundo fala sobre fé, sobre Deus, e todo mundo tem a sua opinião sobre isso.

Na semana passada saimos com uma camera às ruas perguntado para as pessoas ‘Quem é Deus pra você?’. O resultado é impressionante. Todo mundo fala muito bem dele. A maioria inclusive usa a expressão ‘Deus é tudo!’. Porém, é fato que os mesmo que dizem isso têm muito pouca afinidade com Ele, com Sua Palavra e com Sua vontade.

Nas próximas semana nosso tema é ‘Conversas do Caminho’. Queremos com conversar sobre fé, igreja, oração e sobre espiritualidade no cotidiano. Nossa expectativa é trazer uma perspectiva bíblica para o assunto e também uma perspectiva prática de como andar com Deus.

Esperamos que estas conversas alimentem nossa alma, mas também sirvam de recurso para nossas conversas do cotidiano. Esperamos que elas nos aproximem de Deus e também nos ajudem a aproximar outros.

Venha conversar conosco!

07/09 Onde está Deus?

14/09 Pra que serve a igreja?

21/09 Qual é a boa notícia?

28/09 As coisas vão melhorar?

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Missão possível: ALCANÇAR


por Milton Lucas

Nas últimas semana falamos sobre nossa ‘Missão possível’ que sintetizamos com as palavras: amar, ajudar, aprender e alcançar. É para isso que existimos!

Ao encerrarmos esta série hoje, com o tema ALCANÇAR gostaria de olhar para a cena de Apocalipse 7:9-12. Ela nos mostra o fim da nossa história e o cumprimento de toda missão: pessoas de todas as tribos, povos e raças adorando diante do trono do Cordeiro.

Nossa missão tem como objetivo levar esta adoração para todas estas tribos, povos e raças.

Em Mateus 28.18-20, no texto conhecido como a ‘Grande Comissão’ somos chamados – todos – a fazer discípulos de todas as nações. Em 2 Coríntios 5.17-6.2, Paulo fala do nosso ‘Ministério da Reconciliação’ entre o homem e Deus. Jesus em Mateus 5.13-16 fiz que somos ‘Sal da terra e luz do mundo’ e que esta luz deve brilhar e não ficar escondida. Finalmente, em Atos 2.47, vemos a Igreja Primitiva, uma ‘Comunidade de esperança’ que atrai pessoas pela simpatia e na qual, todos os dias, o Senhor acrescenta aqueles que vão sendo salvos.

Nós existimos para avançar o Reino de Deus. Existimos para levar esperança, vida e salvação para os que não tem. Existimos para trazer cura para um mundo doente.

Neste sentido é muito interessante o conceito judaico do ‘Shekinah’. A palavras quer dizer ‘glória manifesta de Deus’ e é referida na presença de Deus no tabernáculo, monte com Moisés e é a mesma a que se refere o Apocalipse.

Alguns rabinos ensinam o assunto de uma forma muito relevante para nós. Fagulhas da glória de Deus – Shenkinah - estão espalhadas pela criação e por todo o mundo. Quando alguém escolhe virtude, bondade, ou a vontade Deus, esta pessoa fortalece a vida e a manifestação desta presença de Deus – Shekinah – sobre a face da terra. Por que fomos criados para trazer glória para Deus, cada vez que este Shekinah se manifesta, seja por palavra ou ação, é o nome de Deus sendo glorificado entre os homens.

Somos chamados a levar este Shekinah aos nossos lares, locais de trabalho, ruas, comunidades, cidades, nações e por toda a terra. Ao levarmos Jesus e o Evangelho estamos conectando pessoas com a glória de Deus.

Nossa missão é trazer glória para Deus Nossa missão é alcançar outras pessoas!

Que a glória de Deus – Shekinah – se manifeste em nós e através de nós!

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga