segunda-feira, 8 de setembro de 2008

CONVERSAS DO CAMINHO: Onde está Deus?

por Milton Lucas



Ao sair às ruas e entrevistar pessoas com a pergunta “Quem é Deus para você?” fiquei impressionado como as pessoas usaram a expressão “Deus é tudo!”. A maioria das pessoas fala muito bem de Deus, apesar de ter muito pouca afinidade com Ele, com Sua Palavra e com Sua vontade. A verdade é que a maioria das pessoas ouviram muito falar de Deus, mas elas não o conhecem.

Jesus veio nos mostrar quem Deus é. Deus se fez carne e habitou entre nós, através de Jesus. Jesus, que também é Deus, nos mostrou como Ele ama, perdoa, aceita, mas também como ele é justo, puro e Senhor sobre todas as coisas. Jesus nos disse que ninguém chega até o Pai se não for através dele.

Um dia os discípulos perguntaram para Jesus qual era a essência da fé. O pedido era ‘ensina-nos a orar’. Em outras palavras os discípulos perguntavam como é que devemos abordar a Deus, como devemos crer. A resposta de Jesus foi a oração do Pai Nosso, que em Mateus está registrada no capítulo 6, versículos 9 a 13. É desta oração que tiramos algumas considerações à respeito de como funciona nosso relacionamento com Deus.

DEUS QUER SER NOSSO PAI. Jesus ao orar ‘Pai nosso’ nos incluiu, ou melhor, incluiu aqueles que querem se tornar filhos de Deus. Todos que recebem a Jesus tornam-se filhos de Deus, é o que diz as Escrituras. Queremos ser seus filhos? Deus quer ser o nosso pai. Este é o tipo de relacionamento que ele busca conosco. O grande Rei, Senhor do Universo, Criador dos céus e da terra, o Eterno, deseja ser o meu pai.

EXISTE UMA DISTÂNCIA ENTRE NÓS E DEUS. Entre o nosso pai “que estás nos céus!” e nós que estamos aqui na terra existe uma distância, uma separação. O afastamento foi do homem através do pecado, na queda é que nos mantém longe dele. O desejo de Jesus, através frase “Santificado seja o teu nome” é que esta situação se corrija aqui na terra. Que o nome do Pai seja honrado aqui como é no céu. O céu aqui não é o firmamento, mas o lugar de senhorio e governo de Deus.

O CÉU PODE VIR ATÉ NÓS. O céu pode sim vir à terra hoje. Jesus nos trouxe isso. Ele trouxe o Reino até nós! Ele nos ensinou a buscar e pedir isso ao Pai: “Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.”. Este na verdade é o grande sentido da vinda do Reino. Não é que nós iremos para o céu, mas sim que o céu veio até nós. Hoje de forma imperfeita, mas um dia por completo.

PODEMOS EXPERIMENTAR HOJE UM POUCO DO AMANHÃ. A expressão “Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia”, segundo alguns comentaristas e estudiosos, na verdade no original quer dizer “Dá-nos o pão de amanhã, hoje”. Em outras palavras, dá-nos ainda hoje um pouco do que nos reserva o amanhã. No futuro, no retorno de Jesus, o Reino virá por completo e não haverá dor, lágrimas ou sofrimento. Jesus nos ensina que podemos experimentar um pouco disso hoje. Esta é nossa expectative quando orarmos, quando adorarmos ou lemos a Bíblia. É o que acontece quando perdoamos, amamos ou servimos alguém. Podemos sim experimentar cura, perdão, alívio e vida hoje. São algumas ‘migalhas’ do ‘pão’ inteiro que teremos depois. Mas nós queremos!

DEUS PROCURA CORAÇÕES ARREPENDIDOS. “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores” não significa que nosso perdão a outros, garante nosso direito de sermos perdoados. Quer dizer que Deus perdoa só o penitente e uma das evidências da penitência é um espírito perdoador. A atitude do nosso coração faz diferença. Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

UMA FORÇA INTERIOR NOS AFASTA DE DEUS. Esta força interior, contrária a Deus e ao seu Reino, se chama pecado. “E não nos deixes cair em tentação” fala dessa nossa tendência de pecar e de nos afastar de Deus, sempre. Deus nunca vai nos deixar ser tentados acima de nossa capacidade de resistir, e talvez este seja o sentido desta oração, mas é nossa responsabilidade não dar lugar ao diabo e resisti-lo para que ele fuja.

ANDAR COM DEUS É UMA BATALHA. A melhor tradução “mas livra-nos do mal” seria “livra-nos do Maligno”. O Maligno, é o Diabo, o Inimigo. Andar com Deus é uma batalha diária. Ele direta e indiretamente busca nos afastar do Caminho, das pessoas e da verdade do Caminho. Como disse acima, o Senhor nos protege sim, mas temos que resistir, perseverar e não dar lugar para o nosso inimigo.

UM DIA TODOS SE DOBRARÃO. NÓS ESCOLHEMOS DEUS HOJE! Nós sabemos o fim da história. Jesus termina a oração nos lembrando quem é Deus: “porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém”. Vivemos hoje, com os olhos no amanhã. A imperfeição dos nossos dias, não pode tirar a perspectiva da Eternidade.

DEUS ESTÁ AQUI! A presença e o poder de Deus estão disponíveis pra nós hoje, aqui e agora! Através de Jesus temos acesso a Deus e ao seu Reino! Por isso oramos: VENHA O TEU REINO!

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga

Questões para aplicação pessoal ou em grupo:

1. Quem é Deus pra você?

2. Quais tem sido as manifestações do céu na sua vida?

3. Quais as batalhas que você tem enfrentado por andar com Deus?

Nenhum comentário: