terça-feira, 23 de setembro de 2008

CONVERSAS DO CAMINHO: Qual é a boa notícia?







por Milton Lucas

Evangelho é boa notícia sempre! Literalmente, evangelho significa "boa mensagem", "boa notícia" ou "boas-novas", derivando da palavra grega ευαγγέλιον, euangelion (eu, bom + angelion, mensagem). Qual é a mensagem que temos ouvido? Qual é a boa notícia que temos propagado? Ao olharmos ao redor vemos muita coisa sendo dita em nome do evangelho que não tem nada a ver com ele. Vemos promessas de riqueza, milagres, soluções rápidas e atalhos fantásticos, um pseudo-evangelho humanista e secularizado, onde a felicidade do homem aqui na terra é o centro da mensagem. Isso confunde a cabaça de crentes e não-crentes.

Em João 14.6, Jesus apresenta-se como o Caminho, a Verdade e a Vida. Creio que esta é grande notícia do Evangelho.

A BOA NOTÍCIA É QUE O CAMINHO NOS ENCONTROU! Para um mundo sem direção, Jesus diz: “Eu sou o caminho”. Em João 8.12 “Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”. Ele não nos prometeu um caminho fácil, mas prometeu que nos levaria ao Pai e que estaria conosco. Os atalhos – e aquele e aqueles que andam na contra-mão - vão tentar nos tirar do Caminho. Mas caminho nos lembra que estamos em processo, crescendo através das nossas ações e reações, lidando com a realidade e vivendo de forma naturalmente sobrenatural. Somos peregrinos, em boa companhia e com um destino certo!

A BOA NOTÍCIA É QUE A VERDADE SE REVELOU PRA NÓS ! Num mundo sem absolutos, Jesus diz: ‘Eu sou a verdade’. Em João 8.31-32 ‘Disse Jesus … “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará’. Ele não nos ofereceu uma fantasia, ele nos prometeu libertação! A mentira – e o mentiroso e os mentirosos - vai continuar tentando nos enganar. Mas verdade fala de luz, clareza, liberdade, inclusive para erros e acertos, em busca do que é correto. Somos aprendizes da Verdade!

A BOA NOTÍCIA É QUE A VIDA NOS RECEBEU! Para um mundo carente de vida e esperança, Jesus diz: ‘Eu sou a vida’. A morte - e aquele que veio para matar - vai continuar tentando nos destruir. Em João 4.14 Jesus diz “quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”. Ele não nos prometeu felicidade, nos prometeu vida, na verdadeira acepção da palavra. É vida aqui que se estende para a vida eterna, ainda que, aqui, continuemos a conviver com bons e maus momentos sim. Nascemos de novo, e somos agora como crianças, descobrindo a vida, amadurecendo nela e descobrindo um novo jeito de viver.

Temos muitas boas notícias! O Caminho nos encontrou, a Verdade se revelou pra nós e a Vida nos recebeu! Jesus nos ofereceu salavação, perdão, destino, companhia, libertação e vida de verdade no meio do caos. Nós ainda estamos no Caminho … vivendo e aprendendo! Deus tem luz para a escuridão que estamos vivendo! Deus tem vida de verdade pra nos dar! Deus está esperando o nosso próximo passo! Qual é o seu?

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga

3 comentários:

Anônimo disse...

Meu próximo passo é tentar inundar meu coração e mente com estas verdades básicas! Muito bem dito! abração Milton.

milton paulo vineyard mogi disse...

Miltão, um dos melhores textos que já li!! Deus te abençoe muito mesmo.

forte abraço,

Andreé Veríssimo disse...

Pr. Milton,amei seu texto!
me identifico muito com a visão da Vineyard...gostaria de saber como fazer para ter uma Igreja Vineyard na Cidade de Nova Iguaçu?! Tenho interesse nisso...
meu email de contato é: andreverissimo12@yahoo.com.br