terça-feira, 16 de setembro de 2008

CONVERSAS DO CAMINHO: Pra que Igreja?

por Fabiano Alves



“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos, e a comunhão, ao partir do pão e das orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme sua necessidade. Todos os dias continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor os acrescentava diariamente os que iam sendo salvos”.

O texto do livro de Atos* diz que a Igreja Primitiva, através de uma vivência saudável, conquistava a simpatia de todo o povo, demonstrando o que de fato significa ser Igreja.

Porque hoje em dia as pessoas não gostam mais da Igreja? Porque a Igreja hoje tem conquistado a antipatia e não a simpatia do povo?

Essas não são perguntas difíceis de responder. Afinal de contas, ao longo de sua história a Igreja deixou de ser relevante, pois valorizou mais a doutrina do que o amor ao próximo, em diversos sentidos. Porém, o objetivo dessa avaliação não é criticar nossa “Igreja Evangélica”, mas sim entendermos o que Deus tinha em mente quando pensou em nos reunir nessas chamadas igrejas, e qual deve ser nossa resposta a isso.

Em primeiro lugar, a Igreja é sim um plano de Deus para homem. Jesus demonstrou isso. Ele poderia ter feito tudo sozinho, mas não o fez. Jesus chamou um grupo de pessoas imperfeitas para perto dele, e assim modelou o que seus seguidores em breve vivenciariam e chamariam de Igreja.

John Wimber, fundador do movimento de Igrejas Vineyard, criou figuras simples para entendermos o que Jesus queria de sua igreja, e podemos ver isso no texto do livro de Atos citado acima. Ele dizia que a igreja deve ser como:

UMA ESCOLA

“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos ...”

Os apóstolos estavam simplesmente reproduzindo um modelo que aprenderam do próprio Jesus. Eles estavam ensinando a outros a fazer as obras do Reino.
Em primeiro lugar, a igreja é lugar de aprendizado.
E como uma boa escola, a igreja não deve simplesmente oferecer conhecimentos teóricos, mas também proporcionar oportunidades para que seus membros coloquem em prática tudo que têm aprendido.
Esse foi mais um modelo de igreja estabelecido por Jesus. Jesus estava encorajando os discípulos a praticarem sua fé o tempo todo.

UMA FAMÍLIA

“Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme sua necessidade...”

Deus nos colocou juntos para cuidarmos uns dos outros.
A igreja, segundo o plano original de Deus, deve ser um local onde as pessoas cuidam umas das outras - e não condenam, criticam, caluniam. Esse tipo de amor pode conquistar de volta a simpatia das pessoas. O amor vence tudo.

UM HOSPITAL

“Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração...”

Vivendo como uma família, a igreja tem potencial de trazer cura para o nosso coração enfermo de pecados e desilusões.
O texto diz que, quando a igreja se reunia em casas, havia alegria e sinceridade de coração. A sinceridade traz profundidade nos relacionamentos, e através disso Deus deseja nos curar.
Assim como pessoas ferem pessoas, pessoas também são instrumentos de Deus para curar pessoas.
Por isso, uma igreja saudável valoriza as reuniões em grupos caseiros, pois esse é o ambiente propício para relacionamentos honestos, onde podemos ser vulneráveis e receber o amor de Deus através de nossos irmãos.

UM EXÉRCITO

“E o Senhor os acrescentava diariamente os que iam sendo salvos”.

A igreja nasceu num mundo caído, para trazer o Reino de Deus até ele. Estamos em processo de invasão, e fomos chamados por Jesus para juntos cumprirmos essa missão.
Jesus disse a Pedro: “Tu és Rocha, e sobre essa rocha estabelecerei minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”**.
E o que a igreja primitiva fazia para travar essa guerra? Nada místico. Eles simplesmente estavam procurando ser uma igreja que ensina, aprende, cuida uns dos outros, ama e cura.

A melhor maneira de reconquistarmos o bom nome que outrora a Igreja tinha diante das pessoas é fazer de nossa própria igreja a melhor que ela pode ser. Isso depende de cada um!

* Atos 2.42-47
** Mateus 16.18

Fabiano Alves é o Coordenador de Adoração e líder da Comunidade de Jovens da Vineyard de Piratininga

Questões para aplicação pessoal ou em grupo:

1. O que você pensa da Igreja em geral?

2. O que você pensa da sua igreja em particular?

3. Escola, Família, Hospital ou Exército, de que forma sua igreja tem sido mais relevante em sua vida?

Nenhum comentário: