terça-feira, 16 de dezembro de 2008

DEIXA A LUZ BRILHAR | Andando na luz

por Milton Lucas

Durante este mês de dezembro temos focalizado na luz que veio ao mundo, Jesus. Sob a bandeira de “Deixa a luz brilhar” temos realizado serviço comunitário, doação de leite para instituições, doações financeiras para as vítimas da inundação em Santa Catarina, eventos musicais, mas também refletido seriamente à respeito do significa ser um filho da luz.

Em João 8.12 “Jesus disse: ‘Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida’”. A humanidade afastada de Deus, recebeu a vida, a verdade, o amor e a liberdade. A luz é uma pessoa, é Jesus! João também nos diz que a luz veio, mas os homens amaram mais as trevas. No entanto, Jesus diz que quem o segue, nunca andará em trevas.

SEGUIR A JESUS. A palavra seguir, no grego original é akoloutheo, e seu sentido é de juntar-se, tornar-se um discípulo. Ser discípulo de Jesus é discernir entre a luz e as trevas e escolher a luz. O andar deste versículo é peripateo, no grego, é quer dizer viver, conduzir sua vida, fazer o seu próprio caminho. Por tudo isso seguir a Jesus é redirecionar sua vida para o modelo de Jesus.

ANDAR NAS TREVAS. Trevas - no grego, skotia – é uma metáfora para ignorância das coisas divinas, associação com o que é mau ou ruim. Andar nas trevas é andar longe da luz (Jesus), da verdade, do amor e da liberdade. Andar nas trevas é andar afastado de Deus e de Sua vontade.

ANDAR NA LUZ. Em 1 João 1.7 o mesmo João diz que “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”. Assim ele fala de duas caracterísiticas daqueles que andam na luz:

Quem anda na luz está constantemente abandonando as trevas. Em Efésios 5. 8-14 é Paulo que diz que agora somos filhos da luz e não devemos mais participar daquilo que se faz nas trevas. Ele diz que a luz torna tudo visível e que a luz de Jesus veio para nos iluminar. Nos versos anteriores ele diz que porque estamos na luz abandonamos a mentira, não furtamos, temos um linguajar diferente, nossa atitude e nossos relacionamentos são transformados. Em Romanos 13.12-14, Paulo diz que nos revestimos da armadura da luz, que nos revestimos do próprio Senhor Jesus.

Quem anda na luz está em comunhão com aqueles que também estão na luz. Comunhão no grego é koinonia, que quer dizer ter em comum, associar-se. Isso por um lado quer dizer que existe um amor que nos une aos outros filhos da luz e isso é um sinal (1 João 2.9-10). Por outro lado significa que não nos associamos mais com aqueles que praticam a maldade e a injustiça (1 Coríntios 6.14).

Quem anda na luz leva e reflete esta luz para outros. Este é o assunto de nossa reflexão na próxima semana.

TREVAS OU LUZ: POR ONDE ANDO? Que tipo de vida você está vivendo? Quem são as pessoas que estão ao seu redor? Que influência sou na vida dos que estão ao meu redor?

“Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção a saber, o perdão dos pecados” Colossenses 1.13

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga

Nenhum comentário: