terça-feira, 9 de dezembro de 2008

DEIXA A LUZ BRILHAR | Luz do mundo

por Milton Lucas

Enquanto enfeitamos nossas casas e prédios para o Natal, queremos meditar sobre a luz que veio ao mundo: Jesus. Este é o tema da nossa nova série “Deixa a luz brilhar”. Dentro desta temática além dos enfeites e da reflexão bíblica, estamos também realizando diversas atividades com o objetivo de brilhar a luz de Jesus lá fora das quatro paredes do nosso prédio: oferecendo leite para as instituições da cidade que trabalham com crianças, levando a igreja toda para um dia de serviço num dos bairros da cidade, visitando lares com as serenatas do nosso coral, etc

O texto que focalizaremos nestas três semanas será João 8.12: “Jesus disse: ‘Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida’”. Hoje especificamente queremos dedicar nosso tempo às expressões: Eu sou a luz do mundo.

EU SOU. No Evangelho de João existem outras seis autodesignações de Jesus que começam com essas palavras ‘Eu sou’. Todas elas são ecos de Êxodo 3.14 quando Deus se apresenta para Moisés como o ‘Eu Sou o que Sou’. Interessante notar que Jesus diz ser a luz do mundo durante a Festa dos Tabernáculos, enquanto a presença do candelabro lembrava a promessa da vinda do Messias. Muitas vezes, estamos ansiando pela luz, ela luz está diante de nós e não a vemos!

MUNDO. Antes de falar sobre a luz em sí, faz muito sentido pensarmos sobre que mundo é este que precisa de luz. A palavra usada no grego é kosmos, que pode signicar o universo criado, a humanidade em sí, mas também a humanidade rebelde à Deus e hostil à Cristo. É neste ultimo sentido que ela é empregada aqui. Segundo o Evangelho de João, o homem afastado de Deus é escravo de poderes malignos. O pecado é mais do que um erro aqui e outro alí e sim um princípio ativo dentro de nós que nos leva a servir aos poderes malignos. A morte é a característica deste mundo. Este é o sentido de 1 João 5.19 que diz ‘O mundo jaz no maligno’ e também de 1 João 2.15: “Não ame o mundo. Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele”. Isso tudo explica um pouco o mundo que vivemos e da necessidade da luz. Isso explica também nossa própria natureza e a nossa necessidade da luz.

LUZ. Luz em Gênesis 1.3 é claridade, luminosidade. Na Bíblia ela em sentido figurado é sinônimo de Deus (Salmos 104.2; Tiago 1.17), da Palavra de Deus (Salmos 119.105) e no Evangelho de João, é o próprio Jesus (João 1.4-6). A realidade pintada por João em seu Evangelho difere um pouco da abordagem dos sinóticos e apresenta um dualismo: luz e trevas, vida e morte, Deus e o Diabo. A missão de Jesus, apresentada por João é de invadir as trevas com a luz e a vida e assim libertar os homens. “Para isto se manifestou o Filho de Deus, para destruir as obras do diabo" é o que ele diz em 1 João 3.8. No Evangelho de João a luz é vida (1.4), verdade (3.21), amor (2.10) e liberdade (1.5). A mensagem de João é que a luz é uma pessoa: Jesus (8.12).

Jesus é a luz do mundo. Salvação não é mudança de conduta, mas sim o recebimento desta luz. Isso é um desafio ao gnosticismo da época, que pregava a salvação através do conhecimento e da prática desta conhecimento. Salvação não ir embora deste mundo mau, como o dualismo grego sugere. Salvação é uma pessoa. Salvação é Jesus!

A boa notícia de João 3.19 é que a luz veio ao mundo (cosmos). A má notícia é que os homens amaram mais as trevas. Fomos criados para a luz, mas nos adaptamos à escuridão. Embora sejamos fascinados pela luz, fugimos dela. Ela nos expõe, mostra quem somos de verdade.

O primeiro passo para buscar a luz é reconhecer que estamos em trevas. Isso para alguns significa um primeiro passo em direção a Jesus. Para outros significa convidar Jesus para iluminar alguns cômodos fechados e escondidos do coração, expondo a sujeira e a confusão, mas também trazendo limpeza e ordem tão necessaries. Em ambos os casos é preciso coragem deixar esta luz brilhar! Por isso salvação implica em arrependimento, confissão. Por isso caminhar com jesus implica num coração quebrantado e humilde.

Não precisamos de religião, precisamos de luz! Precisamos de Jesus! A luz chegou! Ela é uma pessoa! É hora de sair das trevas!

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga

Nenhum comentário: