terça-feira, 23 de dezembro de 2008

DEIXA A LUZ BRILHAR | Luz da vida

por Milton Lucas

O Evangelho de João não narra o nascimento de Jesus. No capítulo 1 João fala da vinda de Jesus ao mundo numa outra linguagem: antes que mundo existisse, Deus já existia e Ele fez todas as coisas. A vida vem dele é luz para todas pessoas e a escuridão não conseguiu apagá-la. A verdadeira luz veio ao mundo e ela ilumina todos os homens. Alguns homens não a receberam, mas aqueles que o receberem voltaram à ser filhos da luz.

Luz e vida são praticamente sinônimos em João. São as palavras mais características e duas que mais aparecem neste Evangelho. Sempre aparecem em contraste com trevas e morte e no contexto de vida com Deus e vida sem Deus

Em João 8.12 Jesus disse “‘Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida’”.

A palavra vida no original em grego é zoe, que quer dizer vida, alma vivente, plenitude de vida, vida real e genuína; vida ativa e vigorosa, devotada a Deus e abençoada.

Zoe é aquilo que mais buscamos! Ninguém quer morrer e todos queremos viver intensamente.
Existe dentro de nós um sede e uma busca pelo que nos trás vida, alegria, satisfação e plenitude. Buscamos por zoe! Na falta de zoe buscamos pessoas, coisas e experiências que possam preencher este grande vazio que existe dentro de nós. Alguns buscam zoe na religião
Onde você tem buscado?

A fonte da zoe é Deus! O Salmo 36.9 diz “Pois em ti está a fonte da vida; graças à tua luz, vemos a luz” Salmos 36.9. Vida vem de Deus. É ele quem nos mostra o que é vida de verdade e nele temos vida eternal.

Para receber a zoe, temos que seguir a Jesus. É o que ele diz em João 8.12 “… quem me segue terá a luz da vida”. Seguir a Jesus é aceitá-lo sim, mas vai mais longe. É escolhê-lo, aceitá-lo, acolhê-lo no coração, alinhar a vida com ele, andar com ele e desfrutar de sua presença e poder.

Que Neste Natal ao pensarmos na vida da luz ao mundo, possamos mais uma vez receber dele a zoe que só ele pode nos dar.

Milton Lucas é pastor da Vineyard Piratininga

Nenhum comentário: