terça-feira, 2 de dezembro de 2008

DEIXA A LUZ BRILHAR | Gratidão

por Milton Lucas

Na última quinta-feira comemoramos o “O Dia Internacional de Ação de Graças”, uma tradição de origem Americana, mas uma oportunidade de focalizarmos gratidão. Agradecer é reconhecer e é parte importante da nossa adoração a Deus. Nos livro de Salmos temos uma categoria de cânticos e orações - 16 salmos – com enfoque na gratidão e são uma excelente forma de expressar graças a Deus. São assim utilizados individual e coletivamente pelo povo judeu e também o deveriam entre nós cristãos.

O Salmo 136, que é uma liturgia de louvor, onde provavelmente o povo recitava a parte final de cada verso, enquanto um dirigente recitava a primeira. Simplesmente lê-lo – recitá-lo ou cantá-lo – já seria apropriado, mas podemos nos atrever a retirar deles algumas conclusões à respeito da gratidão.

GRATIDÃO TRAZ LUZ SOBRE QUEM DEUS É. O Salmo 136 nos dá uma perspectiva sobre Deus: Deus é grande e bom (1-3). Deus é o Criador do mundo (5-9). Deus é o nosso Deus e o nosso Salvador (10-22). Deus é o nosso Redentor (23,24). Deus é grande Benfeitor de toda a criação (25,26).

GRATIDÃO TRAZ LUZ SOBRE QUEM NÓS SOMOS. O Salmo 136, por contraste, nos mostra quem é o homem. Somos maus. Somos meras criaturas. Somos perdidos. Somos impotentes e limitados.

GRATIDÃO TRAZ LUZ E ESPERANÇA PARA O NOSSO FUTURO. O Salmo 136 nos ajuda a saber que não estamos sozinhos. Somos amados, apesar da nossa maldade. Somos salvos, porque somos perdidos. Somos cuidados, porque somos impotentes e limitados. Somos co-criadores, apesar de criaturas.

Se você fosse escrever seu salmo de gratidão hoje, o que ele diria à respeito de Deus? O que ele diria à respeito de você mesmo? Qual é a esperança que ele comunicaria a você e a outros?

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga

Nenhum comentário: