terça-feira, 30 de dezembro de 2008

DEIXA A LUZ BRILHAR | Vocês são a luz do mundo

por Milton Lucas

Nas últimas semanas nosso tema foi a Luz que veio ao mundo, Jesus. Baseados em João 8.12 falamos sobre o mundo (cosmos) afastado de Deus e da luz da vida (zoe) que veio através de Jesus.

Em Mateus 5.14-16 a afirmação de Jesus é um pouco diferente: “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”

É importante lembrar o contexto deste ensino. O Sermão do Monte – que para alguns comentaristas é uma coletânea de ensinos e não um discurso continuo – é um confronto com a religiosidade dos fariseus, um alerta à religião morta e um desafio a uma espiritualidade viva e relevante.

NÓS SOMOS A LUZ DO MUNDO. Jesus agora noz diz que nós somos luz do mundo! Lembre-se que o mundo é o cosmos, a Humanidade afastade de Deus. Somos então filhos da luz, portadores da vida (zoe) de Deus e agimos agora em parceria com Deus para levar esta mesma luz a outros. Somos necessários? Sim, esta foi a escolha de Deus. Fazer através de nós.

NÓS BRILHAMOS DIANTE DOS HOMENS. A luz que temos não pode (deve) ser escondida. Por um lado por que ela tem que ser mostrada. Por outro, porque é impossível escondê-la. Devemos estas no lugar apropriado, para que todos a vejam. Nosso lugar não é escondidos dentro do prédio da igrejas, mas no meio das trevas onde a luz possa realmente fazer diferença.

Brilhar aqui é individual, mas também coletivo. Brilhamos quando nos oferecemos como representantes de Deus (palavras e obras). Brilhamos quando mostramos a realidade das trevas ao nosso redor. Brilhamos quando fazemos as trevas ir embora! Mas brilhamos, especialmente, quando oferecemos caminho e uma esperança.

N.T. Wright, teólogo anglicano fala de quarto áreas onde temos que nos manifestar: relacionamentos, beleza, justiça e espiritualidade. Mahatma Gandhi, um admirados dos cristãos, diz o seguinte: “Você deve ser a mudança que você quer ver no mundo”. O princípio do sacerdócio cristão é que todos são ministros, mas também de que tudo que fazemos é ministério.

A Bíblia está replete de exemplos de pessoas que brilharam, como Moises, Davi, Paulo, Pedro, João e tantos outros. Mas, na história da Humanidade e da Igreja, vemos muitas pessoas que através da sua influência trouxeram a luz para as trevas em que vivemos. Alguns exemplos:
Ativistas: Willian Wilberforce, Martin Luther King, Martinho Lutero, Willian e Catharine Booth
Pensadores: C. S. Lewis
Pregadores: Billy Graham
Artistas: Rembrandt, Sebastian Bach e Handel
Médicos: Dr Everett Koop (USA) e Dr Paul Brand (India)
Cientistas: Dr Francis Collins (Projeto Genoma)
Atletas: Kaká
Peão de rodeio: Adriano Moraes (Rodeio com Cristo)
Músicos: Jonas Brothers, Mile Cyrus e Bono Vox
Políticos: Magnus Malta, pedofilia

Talvez o fato de serem “celebridades” possa nos dar a falsa idéia de que nós não possamos ser relevantes no nosso contexto. Mas a verdade é que nós, pessoas comuns, levamos a luz de Jesus como …

Namorados que casam puros
Maridos e esposas que permanecem casados
Homens que priorizam sua esposa e seus filhos
Pais que dizem não ao seus filhos – quando esta for a resposta adequada
Pais que amam e dizem isso aos seus filhos por gestos e palavras
Filhos que honram seus pais
Patrões que tratam seus empregados com respeito e justiça
Empregados que não enganam nem fraudam seus patrões
Aqueles que encaram sua profissão como um sacerdócio
Aqueles que cumprem a sua palavra
Aqueles que honram seus compromissos financeiros
Aqueles que chegam no horário
Aqueles que devolvem o que pegam emprestado
Aqueles que dizem a verdade
Aqueles que não falam mal da vida dos outros
Aqueles que têm um vocabulário sadio
Aqueles que não dão ouvidos ou olhos aquilo que é mal
Aqueles que são generosos com seus recursos financeiros
Aqueles que cuidam do meio ambiente
Aqueles que não jogam lixo no chão
Aqueles que ainda acreditam nas pessoas
Aqueles que vão além do que é comum em sua bondade
Aqueles que são educados e cordiais
Aqueles que carregam suas bíblias
Aqueles que oram em público
Aqueles que não se envergonham do evangelho
Aqueles que têm coragem de ser diferentes
Aqueles jovens que dizem não as drogas e à impureza

NÓS TRAZEMOS GLÓRIA AO PAI. Deus é invisível, mas nós somos visíveis. Nossa vida traz visibilidade à luz de Deus na face da terra. Jesus veio mostrar quem é o Pai e este também é o nosso papel aqui. Uma das formas dos rabinos ensinarem sobre Shekinah, a glória manifesta de Deus, é compará-la a lampejos de glória que se manifestam sobre a terra cada vez que alguém – crente ou não – realiza algo que esteja em sintonia com a natureza de Deus. Que nossa vida seja cheia de lampejos de glória de Deus e que o mundo veja isso e glorifique o nome do Pai.

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga

Nenhum comentário: