quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

2009: o ano mais importante da nossa vida!

por Milton Lucas

Estamos em Janeiro, o ano novo já começou! O nome do mês de Janeiro é uma homenagem a Jano, em latim Janus, o deus que, na mitologia romana, era o porteiro celestial. Ele é representado por duas cabeças, uma olhando pra fente e outra para trás, representando os términos e os começos, o passado e o futuro. Assim, Jano seria o responsável por abrir as portas para o ano que se iniciava, e toda porta se volta para dois lados diferentes.

Ainda que não sejamos adoradores do deus Jano e, portanto, não atribuamos à ele a abertura das portas de cada novo ano, a concepção por trás do nome é interessante.

Janeiro é sim momento de olharmos para o ano que passou e avaliarmos. É momento de agradecermos todas as conquistas e os bons momentos que vivemos. É momento de revermos nossos erros e nossas falhas, com vistas à corrigí-las. É tempo de perdoar a nós mesmos e aos outros de alguma forma nos prejudicaram. Cuidado para não virar um saudosista e ficar preso às coisas boas que já se foram, como se não houvessem outras por vir. Não podemos viver do passado.

Janeiro também é tempo de olharmos para frente e sonharmos, fazermos planos. É momento de enchermos nosso coração de antecipação pelas muitas possibilidades que se abrem diante de nós. Temos que tomar cuidado para não alimentar ilusões, criando um mundo paralelo, para onde fugimos de vem em quando. Evite também a procrastinação, que é deixar sempre tudo para amanhã, para depois, para nunca. Não podemos viver do futuro.

Hoje é o dia mais importante da nossa vida. Ontem já se foi. Amanhã ainda não existe.

Os judeus guardam o sábado, como dia de descanso. Ele começa no pôr-do-sol da sexta-feira e termina ao pôr-do-sol do sábado. É o sabá, ou em hebraico Shabat. Mais que um dia de inatividade, é um dia dedicado a Deus. Neste dia, o judeu é desafiado a olhar para trás e pensar no que tem feito, porquê tem feito e para quem tem feito. Ao olhar para o presente, os judeus pensam em quem são, seus valores e sua fé. Finalmente, ao olhar para o futuro eles focalizam sua missão, seus objetivos e suas intenções. Em tudo eles centralizam a Deus, fazendo dele a celebração e a cura do passado, a razão do presente e a esperança para o futuro.

Que esta seja também a nossa atitude neste mês de Janeiro e neste ano que se inicia. Afinal, 2009 é o ano mais importante da nossa vida!

Está escrito “Este é o dia que o Senhor fez; alegremo-nos nele” Salmos 118.24

Milton Lucas é hoje o pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga.

Nenhum comentário: