quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Nós valorizamos comunhão com Deus

por Milton Lucas

Quais foram as suas resoluções de Ano Novo? As mais comuns são: fazer academia, emagrecer, comer melhor, acordar cedo, ter mais tempo com a família, quitar dívidas, ler mais, ser mais organizado. Por que não conseguimos? Segundo um artigo da Reader’s Digest (Seleções) deste mês, falta planejamento. Na minha opinião o problema está nos nossos valores.

Nossos valores guiam nossa conduta, nossos relacionamentos e nossas decisões, Eles definem o que é importante pra nós e nos informam o que é certo do que é errado. Nossos valores são as nossas crenças fundamentais, a nossa verdade, a nossa cosmovisão, ou seja, os óculos através dos quais vemos a realidade ao nosso redor.

Existem valores pessoais como honestidade e espiritualidade e outros coletivos como patriotismo, democracia. Mas todos temos valores! Eles são formados em nós através de tradições que recebemos, informações adquiridas, mas especialmente através de relacionamentos e experiência. Na verdade valores são mais transferidos do que ensinados, quase que como num processo de osmose. Nossos valores são a nossa cultura.

Na Vineyard temos alguns valores que são inegociáveis e eles representam a nossa cultura coletiva, mas também individual. Nas próximas semanas vamos conversar sobre Comunhão, Comunidade, Caráter e Comissão. Eles determinam tudo que fazemos como cristãos e como igreja. Hoje começamos com Comunhão.

NÓS VALORIZAMOS A PALAVRA DE DEUS, A CENTRALIDADE DE CRISTO E A LIDERANÇA DO ESPÍRITO SANTO, ATRAVÉS DE UMA BUSCA CONSTANTE EM ORAÇÃO

A comunhão com Deus é a base das outros valores. Como viver comunhão com Deus no dia-a-dia? Na Vineyard fazemos sempre algumas questões que nos ajudam a manter nosso foco.

O QUE DEUS ESTÁ TE FALANDO? EM 2 Timoteo 3.16-17 está escrito que “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”. Muito embora creiamos e pratiquemos palavra profética em nosso meio, cremos que a Bíblia, como Palavra de Deus, é a forma básica e fundamental de ouvirmos a voz de Deus falando conosco. Alguém disse que “a Bíblia aberta é um livro como outros qualquer, mas aberta é a boca de Deus falando ao nosso coração”. Ainda que mesmo fechada a Bíblia não seja como qualquer outro livro, ela é sim a princpal maneira de Deus falar conosco. E mesmo as outras formas, devem estar em sintonia com a Palavra, como o texto acima diz. Deus quer nos ensinar, repreeender, corrigir e instruir para que estejamos preparados para as boas obras que ele tem pra nós. Como disse cremos também que Deus nos fala através palavras proféticas, através de uma voz íntima e pessoal em nosso coração, mas também através das circunstâncias e de conselheiros sábios. A questão é: estou querendo ouvir? Estou buscando a palavra e a vontade de Deus? Estou lendo a Bíblia? Estou esperando o Espírito Santo falar comigo? Estou atento aos conselhos e às circunstâncias ao meu redor?

O QUE JESUS FARIA? Em Romanos 8.29 está escrito “Pois aqueles que … conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. Jesus além de nosso Senhor é também o nosso irmão mais velho, nosso modelo. A frase acima é emprestada de Charles Sheldon, que em seu livro ‘Em seus passos o que faria Jesus” conta a história de uma pequena cidade que foi impactada com a decisão de alguns cristãos em fazer esta pergunta antes de cada ação. O princípio aqui é que somos discípulos de Jesus e portanto seus imitadores. Nos aspectos mais práticos de nossa vida, sempre perguntamos ‘O que Jesus faria?”.

O QUE O PAI ESTÁ FAZENDO? Em João 5.19-20, Jesus disse Jesus: “Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz. Pois o Pai ama ao Filho e lhe mostra tudo o que faz. Sim, para admiração de vocês, ele lhe mostrará obras ainda maiores do que estas”. A vida de Jesus não era regida pelas necessidades ao seu redor e nem pela expectativa das pessoas. Através de sua comunhão com o Pai ele era capaz de discernir o que Ele já estava fazendo e assim participava disso. O Espírito Santo, nosso companheiro e nosso professor, habita em nós e mesmo através dos seus dons quer nos mostrar o que o Pai está fazendo para que possamos participar do seu ministério. Não se trata de pedir para Deus abençoar o que estamos fazendo, mas de nós fazermos aquilo que o Pai já está abençoando. Isso se aplica ao ministério, mas também à nossa vida pessoal e familiar. O que o Pai está fazendo? O que Ele está abençoando? Como posso me juntar a Ele nisso?

VAMOS ORAR? Em Mateus 6.9-13 Jesus nos ensina a orar “Pai nosso, que estás nos céus! … Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia”. Orar é a forma básica e fundamental de comunhão com Deus. É uma conversa entre filho e Pai. É reconhecimento da presença de Deus, mas também de nosso amor e de nossa humilde dependência. Na Vineyard a expressão musical de adoração tem sido extremamente importante e relevante, mas temos que admitir nossas músicas são simplesmente uma forma de orarmos e expressamos nosso coração coletiva e individualmente para o Senhor. A oração traz o céu à terra, foi isso que Jesus nos ensinou. Esta frase “vamos orar” deve ser uma constante em nossa vida. Devamos fazê-la sempre e em qualquer lugar. Ao nos reunirmos como igreja, mas também no cotidiano do nosso lar, do nosso trabalho, nas ruas e onde quer que formos, com quer quer que estejamos. Quanto mais orarmos mais vamos experimentar deste poder e desta presença de Deus entre nós. Veremos curas e milagres, sim, mas também desfrutaremos de uma paz e alegria sobrenaturais que são fruto de uma comunhão prática e real com o nosso Deus.

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga

Nenhum comentário: