terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Nós valorizamos comunidade

por Edson Sousa

Aquilo que valorizamos determina o que é importante pra nós. E esses valores vão nortear nossos pensamentos e ações. Jesus em Mt 6:21 já antecipava esse conceito ao afirmar: onde está o teu tesouro (seus valores) aí estará também o teu coração (sentimentos, atitudes, planos, etc.).

A Vineyard tem desenvolvido uma cultura própria, onde busca através do seu ensino e das suas práticas, ambos inspirados em conceitos Bíblicos, levar seus membros e simpatizantes, a considerarem valores que pra ela são essenciais, para uma vida cristã sadia e verdadeira. No artigo anterior foi destacada a base principal desses valores que é a Comunhão diária com Deus. No artigo de hoje a proposta é enfatizar a área de Comunidade.

NÓS VALORIZAMOS O INDIVÍDUO E RELACIONAMENTOS, NUM AMBIENTE DE MISERICÓRDIA E UNIDADE.

O entendimento conceitual de comunidade trata da qualidade ou estado do que é comum, comunhão. Basicamente, comunidade é o agrupamento de indivíduos, pessoas que se reúnem ao redor de algo comum entre eles. Essa comunhão pode representar um mesmo pensamento, um mesmo nível cultural, um mesmo nível social, ou nenhuma dessas coisas, onde a motivação pode estar centrada em uma identificação coletiva, onde os detalhes individuais ficam à margem do plano principal, ou seja, comunidade não é uniformidade, mas a comunhão da diversidade (At 4:32).

Nesse contexto vemos a Igreja como uma comunidade. Apesar de nos dias de hoje existir correntes de pensamento que defendem que a igreja é na sua menor definição o próprio individuo, biblicamente entendemos que ninguém é igreja sozinho, pois não existe igreja sem a presença de Jesus (Mt 18:20). O ser humano foi criado para viver em comunidade (Gn 2:18, Ec 4:9-10) e o cristão não pode ser cristão sozinho, ele é chamado a viver em comunidade (Hb 10:25).

Porém, na Vineyard, ele não é mais um na comunidade, ele é único, pois o individuo, a pessoa, é o elemento principal de uma comunidade. Assim como Jesus (Mt 11:28), a Vineyard deseja tratar dentro da sua comunidade cada individuo de maneira pessoal e não coletiva. A comunidade Vineyard é um coletivo que existe para valorizar o individual. A essência dessa comunidade é oferecer cura a todo doente (Mc 2:16-17), por isso ela é uma comunidade aberta, vista como extremamente liberal, e até com reservas, por receber o individuo na sua forma mais bruta, respeitando a sua individualidade e seus valores atuais.

Dessa forma é muito natural a presença de pessoas que são muitas vezes discriminadas em outras comunidades cristãs, por serem adeptas de culturas consideradas profanas, alternativas e sacrilégicas segundo o entendimento que esses grupos têm em relação a reverencia, lugares e coisas “sagradas”. A Vineyard não faz acepção de pessoas (Rm 2:11), não as discriminam por causa do seu pecado, sua cultura e/ou usos e costumes, porque ela valoriza o individuo, a pessoa. Aceita que elas venham do jeito que estão, e deseja, através da pregação do Evangelho e de relacionamentos, que essas pessoas saiam quebrantadas e dispostas a rever seus valores (1 Co 6:9-11).

Para que esse objetivo seja alcançado, a dinâmica da comunidade consiste em relacionamentos baseados nas orientações bíblicas dos “uns aos outros”, onde amar é relacionar-se (1 Jo 4:19-21). Assim a realidade da vida das pessoas da comunidade deve seguir o padrão de: amar, não ofender, honrar, não julgar, acolher, aconselhar, saudar, não provocar, suportar, perdoar, sujeitar, não mentir, consolar, confessar pecados e servir uns ao outros, e todas estas referencias trazem em seu ensino o imperativo de mandamento, onde o ponto de partida é “amar uns aos outros”.

Tudo isso gera um envolvimento natural entre as pessoas, relacionar-se é envolver-se, é se satisfazer e se decepcionar, é dar, mas também receber, é falar, mas também ouvir; é rir, mas também chorar (Rm 12:15). Em comunidade deve haver reciprocidade nos relacionamentos. O alimento de uma comunidade é o relacionamento, se não houver relacionamentos a comunidade morre.

Os relacionamentos irão gerar frutos importantes. Uma comunidade sadia produz bons frutos, onde os principais são: misericórdia, unidade e avanço do reino de Deus.
Quando as pessoas se relacionam em amor, elas se preocupam umas com as outras, percebem as necessidades uns dos outros (At 2:45) e se dispõe a se doarem e até fazerem sacrifícios (1 Jo 3:16-17) em beneficio uns dos outros ( Lc 9:11). Numa comunidade todos estão passiveis de necessidades e deve haver a segurança de que “hoje eu estou bem e posso te ajudar, mas amanhã se eu precisar sei que posso contar com você”.

Outro fruto importante é o da unidade. Não é fácil haver unidade em meio a tanta diversidade de pensamentos, níveis sociais e culturais que fazem parte da comunidade, mas ela deve ser buscada, as pessoas devem fazer de tudo (Ef 4:3) para alcançá-la, e isso deve acontecer em paz, nunca em conflito. As pessoas devem abrir mão da sua vontade em favor da unidade.
E por ultimo fruto, o avanço do reino. O sentimento de misericórdia, ou seja, colocar o coração na miséria alheia, deve se estender além das fronteiras da comunidade. A comunidade não pode ser exclusivista, pois a sua “boa fama” irá se espalhar e outras pessoas vão querer chegar, vão precisar, vão clamar e a comunidade deve ser a resposta de Deus às essas pessoas (At 2:46-47).

A Vineyard valoriza comunidade, porque deseja ver o reino de Deus avançando. Mas muitas vezes as comunidades produzem “maus frutos” e em vez de misericórdia, produz indiferença, em vez de unidade, divisão, e assim se tornam “pedras de tropeço” no reino de Deus. Para evitar que isso aconteça, a Vineyard traz como base na sua escala de valores a Comunhão diária com Deus, para que essa prática produza comunidades cristãs sadias, comprometidas com o propósito de Deus.

O cristianismo começou com uma comunidade (Jesus e os doze). Jesus é o exemplo de como manter comunhão diária com Deus, e seus discípulos nos mostram como é possível viver em comunidade mesmo com tantas diferenças e pecados. A partir dessa comunidade a verdade se espalhou por todo o mundo, sua trajetória mostra que não foi fácil: traição, morte, sacrifícios, perseguições e muito sangue derramado estão misturados aos vários acontecimentos e manifestações que escrevem essa história que terá um final verdadeiro, feliz e eterno (Ap 21:1-4).

Edson Sousa é um dos presbíteros da Comunidade Vineyard de Piratininga e entre outras funções, coordena a área de ensino da igreja.

Nenhum comentário: