terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Nós valorizamos a comissão do Reino

por Milton Lucas

Temos falado que nossos valores guiam nossa conduta, nossos relacionamentos e nossas decisões. Eles nos dizem o que é importante e o que não é e nos informam o que é certo do que é errado. Eles representam nossa cosmovisão (óculos), nossa crença, nossa verdade, a nossa cultura.

Na Vineyard temos quatro valores inegociáveis: Comunhão, Comunidade, Caráter e Comissão. Nesta última palavra sobre o assunto, gostaria de falar sobre a Comissão do Reino.

NÓS VALORIZAMOS O REINO DE DEUS E SUA MANIFESTAÇÃO ATRAVÉS DE UMA LIDERANÇA QUE SERVE COM REALIDADE, SIMPLICIDADE E CONTEMPORANEIDADE

Isso explica algumas coisas sobre nós. Nossa ênfase em alcançar pessoas, a forma como acolhemos as pessoas exatamente como elas estão, o não-uso de títulos, nossa linguagem, nossa música, nossas roupa etc Isso tudo faz com que sejamos muito criticados por outros crentes! Por outro lado isso tem nos aberto muitas portas com os não-ainda-crentes!

Mais do que uma boa idéia que tivemos ou um estilo pessoal, encontramos na Palavra de Deus referências de que nossa vida deve ser voltada para levar a outros a mensagem que nos alcançou. Vejamos a postura do Apóstolo Paulo em Atos 17.16-33 e olhando para este texto, respondamos algumas perguntas à nosso respeito.

ESTAMOS INDIGNADOS COM A ESPIRITUALIDADE DOS NOSSOS DIAS? Paulo ficou profundamente indignado ao ver que a cidade de Atenas estava cheia de ídolos. Esta é a realidade dos nossos dias! Muitos ídolos, muito deuses, muitas espiritualidades! Alguns exemplos: deus da religião (crentes, católicos e outros), deus do umbigo (felicidade e da auto-satisfação), deus da grana (dinheiro, bens), deus do espelho (aparência), deus da turma (vivendo em manada), deus da fantasia (tv, bebida e drogas, religião), o Eu-Deus (seja lá que eu quiser), o Não-Deus (viveu, morreu, acabou), etc. Estamos indignados com isso ou achamos que está tudo bem?

ESTAMOS CONVERSANDO SOBRE DEUS COM NOSSA CULTURA? A reação de Paulo foi ir até a sinagoga, até a praça principal e até o Areópago – outrora centro de discussões gerais, naquele momento centro de discussões eminentemente religiosas. Ele discutia o assunto com judeus e gregos tementes a Deus, com filósofos e com todos que estavam por ali. Paulo enquanto conversava com aquela gente pregava as boas novas a respeito de Jesus e da ressurreição e a reação era que as pessoas queriam saber o que aquelas “idéias estranhas” de Paulo significavam. O argumento de Paulo era que eles era “muito religiosos” – inclusive mantendo ume espaço para o Deus Desconhecido. Interagindo com o modo de pensar daquela gente ele inclusive cita alguns de seus poetas. Ele estava ativamente buscando um chão-comum para sua argumentação. Estamos olhando ao redor e buscando oportunidade para esta mesma conversa nos dias de hoje?

ESTAMOS ANUNCIANDO QUE O DEUS DESCONHECIDO É O DEUS VERDADEIRO? Paulo afirma que eles adoravam o que não conheciam. Uma referencia ao Deus Desconhecido. Paulo em seguida lhes anuncia o Deus que ele conhece, o único Deus, o Deus verdadeiro. Paulo fala que Ele é o Criador de todas as coisas e autor da vida. Explica que cada homem o está buscando (tateando) a fim de encontrá-lo, mas que Deus está perto de cada um de nós, querendo ser achado. Nas palavras de C. S. Lewis, como um “rato procurando o gato”. Paulo diz que Ele é diferente das representações que fazemos e não é um Deus sob encomenda. Ele não leva em conta nossa ignorância, mas nos chama ao arrependimento e virá em breve julgar o mundo com justiça. Paulo diz que Jesus viveu e ressuscitou para mostrar tudo isso! Conhecemos a Deus e temos aproveitado as oportunidades que temos para faze-lo conhecido àqueles que estão tateando por ele ao nosso redor?

ESTAMOS NOS ESFORÇANDO PARA ALCANÇAR A NOSSA GERAÇÃO? Esta geração precisa de uma resposta que faça sentido para eles! Nós somos aqueles que podem oferecer esta resposta: Jesus Cristo! Como no caso de Paulo, alguns zombarão, outros vão querer ouvir outra vez e alguns crerão e se juntarão a nós! Nosso papel não é converter ninguém, mas testemunhar, anunciar.

Estamos indignados com a espiritualidade dos nossos dias? Estamos conversando com a nossa cultura? Estamos anunciando o Deus verdadeiro? Estamos nos esforçando para alcançar a nossa geração?

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga

Nenhum comentário: